Cabeçalho 1

9 de out. de 2012

Eleições alteram legislativo estadual em 2013

Da Agência AL:

As eleições municipais deste ano podem abrir até quatro vagas no Legislativo estadual em 2013. Uma dessas vagas já está confirmada: trata-se do deputado Elizeu Mattos (PMDB), que foi eleito prefeito de Lages, na Serra Catarinense. As outras três dependem do desempenho dos três deputados estaduais que vão disputar o segundo turno: Cesar Souza Júnior em Florianópolis, Kennedy Nunes em Joinville e Jean Kuhlmann em Blumenau, todos do PSD.

A vitória de Elizeu deve significar a efetivação do suplente Maurício Eskudlark (PSD), 25º colocado dentro da coligação composta por PTB/PMDB/PSL/PSC/DEM/PTC/PRP/PSDB nas eleições de 2010, abrindo vaga para Daniel Tozzo (PSDB) como suplente. Atualmente, Eskudlark exerce o mandato de deputado, já que dois parlamentares da coligação – Ada Faraco de Luca e Valdir Cobalchini – estão licenciados para ocupar os cargos de secretária estadual de Justiça e Cidadania e secretário estadual de Infraestrutura, respectivamente.

Segundo turno

A composição da legislatura estadual de 2013 ainda depende do resultado das urnas no segundo turno, programado para o dia 28 de outubro. Caso sejam eleitos os três deputados que seguem na disputa, o preenchimento das novas vagas ao Legislativo catarinense segue o critério de número de votos alcançados dentro da coligação pela qual o candidato participou. A fórmula vale também para os deputados que tenham trocado de legenda para se filiar ao PSD, oficializado pela Justiça Eleitoral em 2011.

Na mesma coligação, se Cesar Souza e Jean Kuhlmann forem confirmados nas prefeituras de suas cidades, os deputados do PMDB Mauro de Nadal e Dirce Heiderscheidt trocam os mandatos como suplentes para assumir uma cadeira permanente no Parlamento estadual, possibilitando ainda a vinda dos correligionários Paulo França e Valter Gallina. Já Kennedy Nunes, eleito deputado pelo Partido Progressista em coligação com o PTdoB, caso seja eleito, abre vaga para Arnaldo Moraes (PP). (Alexandre Back)