Cabeçalho 1

13 de out. de 2008

Quem entende esses partidos?

Nos dois maiores colégios eleitorais de Santa Catarina, PV e PDT não se entendem.

Em Florianópolis, o PV apóia o candidato à reeleição Dário Berger (PMDB), do consórcio de partidos que apóiam o governo estadual. No primeiro turno, o partido foi vice do Nildão (PT), que fez oposição ao candidato governista.

Ainda na Ilha, o PDT, ou pelo menos a cúpula, também vai apoiar Dário. Tico Lacerda, candidato pedetista à vice com Ângela Albino (PCdoB), junto com mais sete de 11 candidatos a vereador se juntou à campanha oposicionista de Esperidião Amin (PP). A justificativa do partido do Maneca é manter a unidade dos partidos governistas, em nível estadual.

Em Joinville, o PV, que teve candidatura própria no primeiro turno com Rogério Novaes, vai apoiar Carlito Mers (PT). É o mesmo caminho que vai optar o PDT, que também teve candidatura própria com Rodrigo Bornhold. Se a lógica fosse a mesma que da Capital, o partido brizolista deveria apoiar Darci de Matos (DEM).

O interessante é que, em Joinville, os dois partidos tiveram candidaturas próprias no primeiro turno e, agora, vão apoiar candidatos contrários à tríplice aliança (PMDB + PSDB + DEM + outros).

Mauro Poste Mariani

Alguém falou ou escreveu que a popularidade de Lula elege até poste. Não foi bem assim. A popularidade e a "capacidade de articulação" de Luiz Henrique da Silveira também não elegeu. O poste no caso foi o candidato-importado a prefeito de Joinville, Mauro Mariani (PMDB) - quarto lugar na disputa.