Cabeçalho 1

29 de out de 2010

Angela e Cesar Souza: novas forças disputam a Capital



A votação praticamente empatada do democrata Cesar Souza Junior (19.743) e da comunista Angela Albino (19.003), candidatos a deputado estadual, em Florianópolis, os credenciam para ser fortes candidatos à Prefeitura da Capital. Ele foi o melhor votado. Ela ficou em segundo. E os dois foram eleitos.

Em 2008, na disputa pela Prefeitura de Florianópolis, Angela (29.537) e Cesar (30.834) também tiveram votação próxima.

Em 2006, Angela Albino superou (12.682) Cesar Souza Junior (11.916) em número de votos na Capital, mas não conseguiu se eleger. Eles foram o segundo e terceiro melhor votados, respectivamente.

Hoje, representam políticos novos que só tiveram êxitos nas últimas eleições, porém, têm posições antagônicas no quadro partidário brasileiro.

Os outros

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB), é o candidato da situação escolhido pelo prefeito Dário Berger (PMDB) para sucedê-lo. Apesar de receber 31.028 votos e ser o segundo mais votado na disputado uma vaga na Câmara dos Deputados, Gean não conseguiu se eleger.

Outro pretendente, o vice-prefeito João Batista Nunes (PR), também não consegue mais votos para o Legislativo além da Câmara de Vereadores da Capital. Mesmo ocupando o cargo de vice-prefeito de Florianópolis, com 12.715 votos, não conseguiu uma cadeira na Assembleia Legislativa. Quase o mesmo número que em 2006: 12.679 votos. Hoje está no Executivo por causa das alianças partidárias.

A deputado federal Angela Amin (PP) pode ser uma forte concorrente. Na disputa pelo Executivo estadual, em Florianópolis, a candidata superou Raimundo Colombo em 4.715 votos, mantendo a Capital como um dos últimos redutos eleitorais da família Amin. Esperidião, candidato a deputado federal, também foi o mais votado na Capital.

Quem também pode aparecer na disputa é a senadora Ideli Salvatti (PT), que fica desempregada com o fim de seu mandato, em fevereiro de 2011, e se não por aproveitada em algum minstério com a possível vitória da presidenciável Dilma Rousseff (PT).