Cabeçalho 1

26 de out. de 2008

Amin, os estudantes e o PCdoB


A União Catarinenses dos Estudantes convidou os candidatos à Prefeitura de Florianópolis para assinar o "Pacto Pela Juventude", uma iniciativa do governo Lula. Apenas Esperidião Amin (PP) apareceu. Não tem problema, tampouco algum diretor da UCE estava presente na cerimônia realizada na Sala de Imprensa da Assembléia Legislativa. Apenas alguns adolescentes da recém criada Frente Secundarista de Florianópolis, assessores do candidato, jornalistas, dois deputados estaduais e alguns espias de outros partidos.

Contextualizando: a frente foi criada recentemente depois que o PCdoB perdeu a diretoria da União Catarinense dos Estudantes Secundaristas (UCES), hoje nas mãos do MR-8, facção do PMDB. A UCE também é dirigida pelo PCdoB - único partido que declarou apoio explícito a Amin.

Dia desses, a presidente da UCE declarou apoio ao candidato, e a nota foi publicada no "Diário Catarinense". Na edição seguinte, apareceu outra nota desmentindo. Mas ninguém conseguiu desmentir a carteirinha de estudantes que Amin fez como selando a aliança. Na Assembléia, o candidato voltou a mostrar sua filiação à entidade.

O PCdoB é o partido que mais tem influência no movimento estudantil, em especial na UNE, que desde a redemocratização é dirigida pelo partido. A história da UNE ficou marcada pela restistência à ditadura dos generais. Hoje, em Santa Catarina, o PCdoB apóia Esperidião Amin.

Fotos: Miriam Zomer / Divulgação Alesc