Cabeçalho 1

8 de set. de 2008

Lacerdópolis: um bom lugar para se viver

A última vez que aconteceu um homicídio em Lacerdópolis, Meio-oeste, foi em 15 de outubro de 1978, ou seja, quase 30 anos.

Mais: a cidade, que fica a 426 km de Florianópolis, tem uma média de 2,5 ocorrências por mês. Ou ainda, 30 por ano.

Viajando ...

Novela dos suplentes em dois capítulos, durante a primeira semana de setembro:

No primeiro capítulo, o protagonista foi o deputado-suplente Taxista Voltolini (foto ao lado). Era uma terça-feira (02/09), próximo das 2:30 da tarde, e a sessão plenária estava prestes para começar. Voltolini (PPS) perguntava a uma servidora da Assembléia Legislativa, da Coordenadoria de Apoio ao Plenário, as rotinas de uma sessão: como se inscrever para falar, quando e como fazer apartes e o que dizer no discurso. Também pudera.

Ele tomou posse no dia 5 de agosto, no lugar do também deputado-suplente Sérgio Grando, durante o calendário especial, que só tem sessões durante a primeira semana de agosto e setembro. Quer dizer, na prática, Voltolini vai ficar apenas duas semanas (ou seis dias úteis) participando das atividades de Plenário. Talvez tempo insuficiente para entender a mística do Parlamento. A servidora ainda me contou mais: foi ela quem escreveu o discurso de posse do taxista.

O taxista é o 19º deputado suplente a assumir cadeira nesta legislatura na Assembléia Legislativa. O 10º só em 2008.

O outro capítulo é com seu antecessor. Licenciado, Sérgio Grando continua circulando pelos corredores da Assembléia Legislativa. Na verdade, não foi uma única vez que vi essa cena, e não foi apenas na primeira semana de setembro. O deputado-suplente Grando se comporta como um moribundo, perambulando pela Assembléia, filando café na Sala de Imprensa e puxando assunto assunto com o primeiro que aparecer.