Cabeçalho 1

3 de mar. de 2009

Bethoven, Mozart, Vivald e Bach em Gaspar



O realease a seguir vale a pena ser publicado. Primeiro, pela qualidade do material distribuído pela assessoria de imprensa e, segundo, pela oportunidade e criatividade do evento.


Gaspar comemora Dia Nacional da Música Clássica na próxima quinta-feira

Quinta-feira (05) é dia de respirar música clássica no centro de Gaspar. Das 7h30 às 17h, o Departamento de Cultura da Prefeitura realizará um evento no coreto municipal com a apresentação de diversas canções eruditas.


Na programação estão composições de Bethoven, Mozart, Vivald e Bach. Às 9h30 haverá um dueto de clarinetes de duas integrantes da Banda São Pedro, Suelen Hostert Mondini e Ângela Girardi. Ao meio dia terá uma apresentação do Grupo Instrumental da Escola Barão do Rio Branco. Às 16h é o momento de ouvir um solo da violinista Kedma Jacques. E, para encerrar a noite, o Clube Musical São Pedro, sob a regência de Jackson Marquezini, se apresentará às 20h, caso não chova.


Para o Diretor de Cultura Dayro Bornhausen, esta é uma oportunidade de as pessoas conhecerem mais a música clássica. "Muitas pessoas dizem que não gostam, mas nunca sequer ouviram. Com este evento, pretendemos que os cidadãos percebam mais a música clássica, dando valor a sua importância cultural". Sobre a data O Presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou no dia 13 de janeiro deste ano o decreto que institui o Dia Nacional da Música Clássica (05 de março). A data foi escolhida pelo fato de o compositor Heitor Villa-Lobos ter nascido neste dia.

Bruna Barcellos / Diretoria de Comunicação / Prefeitura de Gaspar

O olho gaúcho

Fonte: NASA-MODIS Rapid Response System. Imagem com 250m de resolução.

A Epagri/Ciram, através dos meteorologistas Daniel Calearo e Maurici Monteiro, divulgou a curiosa formação de nuvens sobre a região serrana do Rio Grande do Sul. Pela imagens capturadas por satélites é possível observar um aglomerado de nuvens em formato circular, apresentando um centro com característica semelhante a um “olho”.

De acordo com os meteorologistas, a formação de “olho” é apenas mera coincidência e não tem nada a ver com furacão. Tecnicamente, o conglomerado de nuvens está associado a fluxo de ar predominante de norte-noroeste, carregando grande umidade desde a região centro-norte do Brasil, combustível necessário para a formação de intensas tempestades.

Fonte: NASA-MODIS Rapid Response System. Imagem com 1km de resolução

“Vale o registro de uma imagem muito bonita que os satélites meteorológicos trazem até nós, dentre tanta outras que surgem durante as horas de monitoramento das condições de tempo, as quais muitas vezes passam em branco aos olhos da grande maioria”, descreveram os metereologistas.

Agora, pelo menos a meia dúzia que lê esse blog vai poder ter acesso a essas imagens.

Fonte: CPTEC/INPE

Michelle Obama : exemplo de ação afirmativa

"A mulher de Barack Obama só conseguiu fazer universidade pelas políticas afirmativas nos Estados Unidos. Ela de família pobre, diferente do presidente que tem outras origens." A declaração foi feita pelo deputado Pedro Uczai (PT), que defendeu a derrubada do veto ao seu projeto de lei que cria o Programa Estadual de Ações Afirmativas. Para o petista, os EUA são pioneiros e vanguarda nesse ponto.

Eleição do vice-presidente da CCJ adiada

O primeiro embate da Comissão de Constituição e Justiça foi adiado por causa da ausência do deputado governista Cesar Souza Júnior (DEM), na manhã de terça-feira (03). O presidente Romildo Titon (PMDB) deixou para um segundo momento a eleição de seu vice porque certamente ia empatar a votação - contando seu voto de minerva. Como não havia consenso em um nome, resultado certamente seria 4 x 4.

Atualização às 13h56

Marcos Vieira (PSDB) foi eleito, ainda durante a manhã, o vice-presidente da CCJ com seis votos favoráveis, duas abstenções e muita chiadeira da bancada do PT.