Cabeçalho 1

4 de mai. de 2009

Corinthians fenomenal e invencível


Parecia que o Corinthians ia tomar um corridão, como sofreu do Atlético Paranaense, na quarta-feira passada, quando levou três gols nos primeiros 50 minutos. Naquele jogo da Copa do Brasil, o Timão conseguiu se reabilitar e diminuir a diferença para um gol.

Mano Menezes conseguiu aproveitar aquela derrota para dar uma lição aos jogadores corinthianos, e evitar uma superação do Santos no último jogo da final.

Os praianos começaram o primeiro tempo indo pra cima, tentando ferir o Corinthians. Abriu o placar, com um gol de penalti irregular, mas não conseguiu, de fato, machucar o Timão.

Como aconteceu várias vezes ao longo do campeonato, o Corinthians conseguiu reverter uma situação de desvantagem e empatar a partida com um toque de classe de Dentinho, perseguido dentro de campos pela zaga santista, e uma finalização, de bico, de André Santos, muito conhecido pela torcida do Figueirense.

Aliás, empate foi forte do Corinthians durante todo o campeonato. Na primeira fase, foram nove resultados iguais, se tornando o time que mais empatou. Também foi a defesa menos vazada. E foi um zagueiro, Chicão, que ficou com a artilharia do time. Ronaldo ficou em segundo.

Por coincidência, antes do jogo, a Band transmitiu uma entrevista com o lateral André, provavelmente feita durante a semana, na qual ele contou sua longa trajetória para chegar ao Timão. Paulista, ele viveu muitos anos em Florianópolis, onde guarda muitos amigos e histórias.

Invicto, o Corinthians foi o campeão do Campeonato Paulista, o certame mais difícil entre os estaduais do país, concorrendo contra Santos, São Caetano, Palmeiras (campeão Paulista de 2008) e São Paulo (atual campeão Brasileiro).

Ronaldo, o Fenômeno

Escrevi aqui, e felizmente estava errado, que a contratação do Ronaldo poderia ser mais uma jogada de marketing do que uma importante peça para o time de Mano. Desconfiei que seu status de celebridade poderia desestabilizar um time redondinho, que já havia ganho a Série B com primor, honra e capacidade. Escrevi ainda que o presidente Andrés Sanches estava "colocando a publicidade acima do departamento de futebol". Errei, e Andrés acertou.

Felizmente, o Fenômeno foi humilde o suficiente para frequentar todos os estádios do interior e da Capital paulista, muitos esburacados e sem estrutura, e conviver com seus colegas, alguns em início de carreira.

Enfim, foi um Corinthians fenomenal e invencível.