Cabeçalho 1

27 de out. de 2008

Flora malvadeza

Ciro Gomes já tem um nome para coordenar sua campanha presidencial. A Flora da novela das 8. De jogo sujo ela entende.

Quem perdeu e não concorreu

Quem não gostou da derrota de Darci de Matos (DEM) em Joinville, além dele próprio, foi o ex-deputado-suplente Ismael dos Santos (DEM). Agora ele não vai mais poder se tornar deputado titular. O sucessor natural na linha de suplência é o atual secretário Antonio Ceron (Agricultura e Desenvolvimento Rural), que por motivos -quase óbvios - não ocuparia a vaga.

Outro que não gostou dos resultados das urnas, ainda no primeiro turno, foi José Natal (PSDB). Ele assumiu em 08 de março do ano passado, portanto no início da legislatura, quando o deputado titular Dado Cherem (PSDB) se licenciou para ocupar a Secretaria de Saúde. Depois da derrota em Balneário Camboriú, Cherem voltou à Assembléia Legislativa e não apresentou sinais de que vai sair.

Mais três deputados foram eleitos para prefeito no 2º turno

Agência Câmara
Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Wilson Silveira

Dos 14 deputados que disputaram as eleições municipais neste domingo, três foram eleitos para prefeito. Eles se somam aos 13 deputados que já haviam vencido a disputa em primeiro turno, no último dia 5. Ao todo, 93 parlamentares disputaram a eleição municipal. Ontem, dois deputados também foram eleitos para vice-prefeito.

Os prefeitos eleitos ontem são Carlito Merss (PT-SC), em Joinville (SC); Custódio Mattos (PSDB-MG), em Juiz de Fora (MG); e Neucimar Fraga (PR-ES), em Vila Velha (ES). Já Carlos Sousa (PP-AM) e Frank Aguiar (PTB-SP) foram eleitos vice-prefeito em Manaus (AM) e São Bernardo do Campo (SP), nas chapas com os candidatos Amazonino Mendes (PTB) e Luiz Marinho (PT), respectivamente.

Em números absolutos, PT e PMDB foram os partidos que mais elegeram prefeitos em capitais nas eleições municipais de 2008. O PT venceu em Rio Branco, Porto Velho, Palmas, Recife, Fortaleza e Vitória. Já o PMDB, em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Campo Grande e Florianópolis.

O PSDB conquistou quatro capitais, e o PSB, três. Os tucanos levaram Curitiba, Teresina, São Luís e Cuiabá. Já o PSB ganhou em João Pessoa, Belo Horizonte e Boa Vista. PTB conquistou duas prefeituras (Manaus e Belém). Por fim, conquistaram uma prefeitura cada um: DEM, São Paulo; PCdoB, Aracaju; PP, Maceió; PV, Natal; e PDT, Macapá.

As eleições deste ano apresentaram o maior percentual de prefeitos reeleitos nas capitais estaduais. Dos 20 que lançaram candidatura à reeleição, 19 conseguiram um novo mandato, sendo 13 no primeiro turno e 6 no segundo. Apenas o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB), concorreu e não conseguiu se reeleger.

Os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2009 e as vagas ocupadas por eles na Câmara serão preenchidas pelos suplentes.