Cabeçalho 1

27 de out. de 2008

Mais três deputados foram eleitos para prefeito no 2º turno

Agência Câmara
Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Wilson Silveira

Dos 14 deputados que disputaram as eleições municipais neste domingo, três foram eleitos para prefeito. Eles se somam aos 13 deputados que já haviam vencido a disputa em primeiro turno, no último dia 5. Ao todo, 93 parlamentares disputaram a eleição municipal. Ontem, dois deputados também foram eleitos para vice-prefeito.

Os prefeitos eleitos ontem são Carlito Merss (PT-SC), em Joinville (SC); Custódio Mattos (PSDB-MG), em Juiz de Fora (MG); e Neucimar Fraga (PR-ES), em Vila Velha (ES). Já Carlos Sousa (PP-AM) e Frank Aguiar (PTB-SP) foram eleitos vice-prefeito em Manaus (AM) e São Bernardo do Campo (SP), nas chapas com os candidatos Amazonino Mendes (PTB) e Luiz Marinho (PT), respectivamente.

Em números absolutos, PT e PMDB foram os partidos que mais elegeram prefeitos em capitais nas eleições municipais de 2008. O PT venceu em Rio Branco, Porto Velho, Palmas, Recife, Fortaleza e Vitória. Já o PMDB, em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Campo Grande e Florianópolis.

O PSDB conquistou quatro capitais, e o PSB, três. Os tucanos levaram Curitiba, Teresina, São Luís e Cuiabá. Já o PSB ganhou em João Pessoa, Belo Horizonte e Boa Vista. PTB conquistou duas prefeituras (Manaus e Belém). Por fim, conquistaram uma prefeitura cada um: DEM, São Paulo; PCdoB, Aracaju; PP, Maceió; PV, Natal; e PDT, Macapá.

As eleições deste ano apresentaram o maior percentual de prefeitos reeleitos nas capitais estaduais. Dos 20 que lançaram candidatura à reeleição, 19 conseguiram um novo mandato, sendo 13 no primeiro turno e 6 no segundo. Apenas o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB), concorreu e não conseguiu se reeleger.

Os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2009 e as vagas ocupadas por eles na Câmara serão preenchidas pelos suplentes.