Cabeçalho 1

17 de jun. de 2008

Iprev (XII)

De acordo com a previsão do tempo, o clima realmente esquentou na tarde de terça-feira, em Florianópolis.

Foto de Carlos Kilian / Divulgação

Iprev (XI)

Nenhum deputado da base do governo se inscreveu para falar na Tribuna e debater o projeto com seus colegas. Foi um dia que só deu oposição.

Iprev (X)

Momentos antes da votação do projeto, um celular tocou o som da sirene de viatura da polícia e gerou apreensão. Naquele momento, já havia cerca de 35 PMs do GRT dentro do Plenário.

Iprev (IX)

Às 17 horas da terça-feira (17), na 48ª Sessão Ordinária, foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei Complementar nº 50/07, que institui o Iprev, com 24 votos favoráveis e 14 votos contra. Um requerimento aprovado pelo mesmo placar determinou que a votação, em dois turnos, seria no mesmo dia. Às 17:35h, a mesma votação em segundo turno garantiu a aprovação do projeto mais importante do ano. As galerias já estavam esvaziadas. Logo em seguida, a redação final foi votada por aclamação. O deputado Julio Garcia encerrou a sessão às 17:44h. Os deputados aliados ao governo saíram pelos fundos, pela sala da Presidência.

Escrevi aqui que a votação seria de 26 votos sim e 14 não. Considero que acertei pois houve um ausente (Clésio Salvaro - PSDB). E o presidente da Assembléia (Julio Garcia - DEM) não é obrigado a votar.

Iprev (VIII)

O movimento tinha uma divisão sutil, porém fundamental. Um setor queria invabilizar a votação a qualquer custo. Outro setor queria apenas desgastar o governo, não importando o resultado da votação. No primeiro, manifestantes da saúde e da educação. No segundo, setores ligado ao PT e ao Sintespe, que tinha o maior número de filiados. "A CUT teve dificuldade de se posicionar contra", registrou o Danilo Ledra, presidente do Sinte.

Iprev (VII)

Sindicatos presentes na manifestação: Sindsaúde, Sinte, Sintespe, Aprasc, Sinjusc e Sindalesc. CUT e Conlutas eram as únicas centrais.

Iprev (VI)

Deputado licenciado, Joares Ponticelli (presidente do PP) está circulando pelas galerias do Plenário, Sala de Imprensa e gabinetes. Deve estar cheio de vontade para ocupar a tribuna.

Iprev (V)

Às 14:50h os manifestantes forçaram a entrada nas galerias do Plenário. Depois de alguns instantes de muito empurra-empurra e tumulto, servidores e policiais saíram feridos. A passagem estava sendo dificultada pela segurança assim que todas as cadeiras ficaram lotadas. A ordem da Presidência da Alesc era não deixar ninguém de pé. Cinco minutos depois o GRT entrou no hall da Assembléia e conseguiu conter a entrada dos servidores. Às 15:10h, cerca de dez integrantes da força especial da PM entraram no Plenário sob os gritos de "ditadura!" dos manifestantes. "É só para evitar quebrar os vidros", explicou o coronel Schaufert . Só isso.

Iprev (IV)

A imprensa está em peso na Assembléia Legislativa. Repórteres e fotógrafos de todos os jornais estão fazendo a cobertura. Também está presente a imprensa sindical e seus jornalistas, que fazem as vezes de repórteres e fotógrafos ao mesmo tempo. Até assessores de imprensa do Centro Administrativo e o fotógrafo oficial estão presentes.

Iprev (III)

A segurança da Assembléia está sendo feita pelos 59 policiais militares lotados no Corpo da Guarda do Parlamento, incluindo os seis oficiais. Todos estão em serviço. Há também o reforço do Grupo de Resposta Tática (GRT) de do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O comando está sendo feito pessoalmente pelo coronel Freddy Harry Schaufert , comandante da 5a Região da PM, subordinado apenas ao coronel Eliésio Rodrigues (comandante geral).

Iprev (II)

Antes de começar a sessão, os manifestantes tentaram bloquear a passagem dos deputados para o Plenário, mas não obtiveram sucesso. A intenção era suspender os trabalhos por falta de quórum. Os deputados entraram pela Sala da Presidência, que dá acesso ao Plenário.

Iprev (I)

Caravanas de servidores estaduais estão chegando na Assembléia Legislativa desde o meio-dia para manifestar contra a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 50/07, que reestrutura o sistema previdenciário e institui o Regime Próprio de Previdência do Servidor de Santa Catarina (RPPS) com a criação dos fundos previdenciários e financeiro.

Munidos de apitos, bandeiras e vestindo camisetas de seus respectivos sindicatos, os servidores prometem lotar o Plenário e o hall da Assembléia, que já tem um telão instalado desde as 10 horas da manhã.

A sessão acabou de ser aberta pelo deputado Julio Garcia (DEM) que informou até as 15 horas será o horário dos partidos. Depois entra em discussão o PLC 50/07.

O tempo vai esquentar em Florianópolis

As madrugadas de segunda e terça-feira foram as mais frias do ano em Santa Catarina. "Uma intensa massa de ar frio e seco que está sobre o estado fez com que as temperaturas mínimas declinassem significativamente", explica a Epagri/Ciram.

No entanto, a temperatura pode esquentar, pelo menos em Florianópolis, a partir da tarde deste terça-feira (17), com a votação do Iprev na Assembléia Legislativa e a greve dos motoristas e cobradores das empresas de transporte coletivo da Capital.

Em tempo, no Oeste do Estado, a cidade de Ponte Serrada registrou -4,6 graus, recorde de temperatura mínima, desde do início da série de registro em 24/10/1986. Mais a temperatura mais baixa mesmo ficou com São Joaquim e seus 5,4°C negativos.