Cabeçalho 1

19 de mar. de 2008

Ideli visita Ponticelli

Depois de confirmar a visita do presidente Lula em SC para a véspera do feriado de Paixão de Cristo, a senadora Ideli Salvatti (PT) visitou o gabinete do deputado oposicionista Joares Ponticelli (PP). O encontro foi uma espécie de visita de cortesia, porque o compromisso da senadora era com a bancada petista.


Foto de Eduardo Guedes de Oliveira / Divulgação Alesc

Dicionário do pós-moderno (I)

Açambarcar
Em língua portuguesa quer dizer abranger; abarcar; monopolizar; acumular mercadorias em grande quantidade para provocar a sua falta no mercado e vendê-las depois por preço elevado.

É um termo rebuscado, muito usado pelos pós-modernos. Veja exemplo extraído do artigo A crise geral dos paradigmas dissensuas da sociologia:

"O que o aguçamento da crise do marxismo aflora, é que as hipóteses vigas-mestre das explicações sociológicas, que em função dos próprios objetivos da Ciência, historicamente concentraram-se mais no exame dos processos e das estruturas do que no papel do indivíduo, tornaram-se insuficiente para açambarcar a complexidade das sociedades e conseqüentemente, de explicá-las de forma cientificamente satisfatória."

O autor quer dizer que o marxismo não explica mais a realidade.