Cabeçalho 1

6 de set. de 2010

Senadora Ideli responde sobre anistia aos PMs excluídos

Do Formspring da candidata a governadora Ideli Salvatti:

Prezada Senadora, a senhora vai anisitar e reintegrar os praças da Polícia Militar, expulsos pelo governo LHS por participar de movimento reinvindicatório?

Tenho um passado de lutas sociais e sou contra a criminalização de movimentos sociais. O caminho de solução para esses conflitos deve ser sempre o diálogo e a mediação. É incoerente fazer frente àqueles trabalhadores, de qualquer categoria que sejam, no que diz respeito às suas lutas por melhores condições de trabalho e de vida para si e suas famílias.
Desse modo, entendo que a situação dos policiais militares envolvidos no movimento reinvindicatório de 2008 não é apenas caso da Justiça (punição e exclusão), mas que deve ser analisado criteriosamente sob o aspecto social e político. Tenho a convicção da possibilidade de conciliar a legitimidade de um "Estado Democrático de Direito" (em que todos se submetem ao espírito democrático das leis) com os anseios dos que buscam justiça social. A anistia, salvo a excepcionalidade dos atos que configuraram evidente abuso, é um ato conciliatório e de restabelecimento da justiça. Já vimos isso em outros momentos da trajetória histórica de nosso país.

16 de setembro: lançamento do documentário "Impasse"

O blog, como alguém já deve ter percebido, está em recesso informal durante o período eleitoral. Mas, abre-se execeção para deixar o convite a seguir (não assisti ainda, mas aposto que vai ser bom):

Você está convidado para o lançamento do documentário "Impasse",  sobre as manifestações dos estudantes contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Florianópolis. Será no dia 16 de setembro, às 19h30min, no auditório da Reitoria da UFSC.

 Além de cenas que não foram exibidas em nenhuma tevê, incluindo flagrantes de violência durante os atos públicos ocorridos em maio e junho deste ano, o documentário revela o que pensam usuários, trabalhadores, especialistas e empresários do transporte. Expõe as contradições e as diferenças de posição dos estudantes e dos representantes dos governos municipal e estadual.

"Impasse" discute ainda questões que se entrelaçam e se completam: Por que a cidade se tornou um símbolo na luta pelo transporte público? O que aconteceu durante a ação da Polícia Militar na Universidade do Estado de Santa Catarina no dia 31 de maio de 2010? Quais são os limites e os direitos dos movimentos sociais na democracia? Quais são os prós e os contras do atual modelo de transporte? Por que a mobilidade urbana é um dos grandes temas do século XXI? Existe, afinal de contas, saída para este impasse?

O documentário, de 80 minutos, é dirigido por Juliana Kroeger e Fernando Evangelista, jornalistas catarinenses com experiência em coberturas de conflitos no Oriente Médio, na África e na Europa. A realização é da produtora Doc Dois.

Em breve, estará no ar o site www.impasse.com.br com mais informações.