Cabeçalho 1

15 de jun. de 2010

Pavan faz charme

Para o deputado Elizeu de Mattos (PMDB), líder do governo, o governador Leonel Pavan (PSDB) está fazendo charme para compor a chamada tríplice aliança, que até agora só é dupla aliança (DEM + PMDB). Logo logo, disse Mattos enquanto tomava café e fumava um cigarrinho no intervalo da reunião da CCJ, Pavan vai ceder e os tucanos vão se juntar aos democratas e peemedebistas.

Andrino solta o verbo contra Moreira e Luiz Henrique

Durante 15 minutos, o deputado Edison Andrino (PMDB) fez um duro discurso ao falar sobre a retirada da candidatura ao governo estadual do correligionário Eduardo Pinho Moreira em favor de Raimundo Colombo. Criticou principalmente as duas principais lideranças, Moreira e Luiz Henrique da Silveira, por tomar decisões sem consultar a base do partido ou pelo menos sua diretoria executiva estadual:

"Aquela panacéia realizada ontem pela manhã aqui no Poder Legislativo não tem validade legal, jurídica e eleitoral. Quem decide dentro do PMDB não é Luiz XIV, XV ou XVI. É a convenção do PMDB que decide o seu futuro e presente. O Eduardo não tinha credencial para retirar sua pré-candidatura", disse se referindo ao ex-governador Luiz Henrique.

Para Andrino, LHS puxava a candidatura para baixo e "nunca deu uma declaração clara de apoio ao candidato escolhido pelas prévias" do PMDB. Segundo ele, a base do partido se sente traída, cabisbaixa e sem saber o que dizer.

Durante todo o momento ele se dirigiu aos deputados peemedebistas Rogério Peninha Mendonça e Renato Renato Hinnig - também apoiadores da candidatura própria do PMDB.

O pronunciamento de Andrino tomou todo o tempo da bancada. Confira a íntegra do discurso:




Foto: Divulgação Alesc

Troca de cargos

Em tom de brincadeira, o deputado Sargento Soares disse na reunião da Comissão de Constituição e Justiça, na manhã de terça-feira (15), que o acordo entre DEM e PMDB inclui a cessão dos cargos dos democratas na CCJ para os pemeedebistas - já que não tinha nenhum demo na reunião.

A vaga de César Souza Júnior (DEM) foi ocupada por Valdir Cobalchini (PMDB), pelo menos interinamente.

Desafeto de Luiz Henrique da Silveira (PMDB), o parlamentar vai gastar a semana para desgastar o PMDB.

Alesc em ritmo de Copa do Mundo

A Assembleia Legislativa vai encerrar os trabalhos no período vespertino para acompanhar o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo. A reunião da Comissão de Constituição e Justiça, que normalmente acontece durante as manhãs de terça-feira, e a sessão ordinária da parte da tarde foram condensadas para o período matutino.

Os próximos jogos também terão calendário especial.