Cabeçalho 1

20 de ago. de 2008

Condenado por crime ambiental, inseto não poderá concorrer

Zé Mosquito, apelido de José Carlos da Costa, não vai mais poder concorrer ao cargo de vereador de Içara, pelo PP, depois que o juiz da 79ª Zona indeferiu seu pedido de registro. O motivo é um crime ambiental cometido pelo inseto, que extraiu areia sem autorização das autoridades competentes - ato considerado crime de usurpação de patrimônio da União.

O artrópode foi condenado à pena de um ano de detenção, convertida em duas punições restritivas de direito (entre elas, inelegibilidade), pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade.

Chupe na fonte.

Mimo eleitoral

O governo do Estado pode conceder um reajuste linear de 7% aos servidores públicos estaduais até o final do período eleitoral. Se confirmado, o mimo vai atingir igualmente todas categorias do funcionalismo, e pode acalmar o ímpeto reivindicatório dos sindicatos.

De quebra, ainda vai calar a boca da oposição partidária no período eleitoral, leia-se PT e PP.

- -

Depois de passar o primeiro mandato em lua-de-mel com os servidores, Luiz Henrique da Silveira não conseguiu manter a mesma relação após a reeleição.

* É frequentemente cobrado pelos servidores da segurança pública, que querem o pagamento da Lei Complementar 254/2003, instituto criado para privilegiar a base desses servidores.

* Vive ainda em pé-de-guerra com as lideranças do magistério estadual, que, se por um lado não conseguem o almejado reajuste salarial, por outro não desistem de incomodar o Centro Administrativo. Contra a vontade dos professores, o governador editou o "Prêmio Educar" - abono de R$ 100 para os ativos em sala de aula - para desmobilizar uma fraca greve da categoria.

Mais tarde mandou para a Assembléia Legislativa agrado parecido aos inativos . A iniciativa partiu da base governista do Parlamento, incomodada com o desgaste diante dos eleitores do magistério.

* Em estado de greve, os servidores estaduais da saúde aguardam uma proposta mais concreta de reajuste salarial do governo antes de deflagrar o movimento de paralisação.

O mimo eleitoral ainda pode encontrar obstáculos nas promessas específicas, feitas nas eleições de 2006, para os servidores. Isto é, primeiro ele vai ter que pagar o que deve, e depois pagar o que deseja.

[Foto] Igreja Matriz de São Joaquim

Localizada na Praça João Ribeiro, a Igreja Matriz de São Joaquim (Planalto Serrano catarinense) foi totalmente construída em pedra basalto, tirada dos morros próximos e trazida de carro-de-boi. Sua construção teve início em 1918 e foi inaugurada em 1935. Apresenta esculturas feitas por Elson Kiyotaka Outuki e Nelson Matias de profetas bíblicos e de Adão e Eva, na parte externa da igreja. Enfim, uma mistura da tradição portuguesa, africana, alemã, italiana e japonesa, que colonizaram o local.


© Fotos: Alexandre Brandão