Cabeçalho 1

3 de jun. de 2009

Esclarecimento: comentários

Este blog tem recebido dezenas de comentários dos agentes da segurança pública. É uma pena que o espaço está sendo usado para lavação de roupa suja. É sabido que se tem muita roupa suja para lavar, mas, de agora em diante, vou pedir para que os comentários tenham nome e sobrenome, para que cada um assuma seu ponto de vista e sua parte na responsabilidade da discussão.

Esse blog tem nome "Blog do Tupã" e é assinado por Alexandre Brandão.

Muito obrigado.

É a hora da negociação?

Em janeiro de 2009, logo após as manifestação da Aprasc e seus familiares, o governador instituiu o coronel Eliésio Rodrigues (comandante da PM) como interlocutor governista e representante de todos os militares para negociar questões salariais. Estava terminado um período em que o governador Luiz Henrique da Silveira se dirigia diretamente ao representantes de classes. Representou o fim de um ciclo de respeito aos servidores e atitude democrática.

Na noite de 8 de janeiro, questionado pelo jornalista Marcelo Fernandes do programa "Jornal da Noite" da Rádio Guarujá, o comandante garantiu que chamaria as entidades representativas para sentar à mesa de negociação. "Semana que vem eu reúno novamente esses órgãos que acabei de citar", respondeu o coronel se referindo às entidades representativas, com exceção da Aprasc, que não seria chamada pois está "sub judice". A única reunião que aconteceu, pelo menos divulgada publicamente, foi no dia anterior da entrevista.

Quase cinco meses depois, o próprio comandante confirmou, em comentário nesse blog, que há uma movimentação para garantir "tratamento igualitário" entre todos os policiais militares e civis, na oportunidade da discussão do Plano de Carreira da Polícia Civil.

Não seria a hora de chamar as entidades para a mesa de negociação, afinal, agora, está em jogo a redução dos salários da maior parte dos servidores da segurança pública?

Ouça a entrevista do coronel Eliésio Rodrigues, comandante da Polícia Militar de Santa Catarina. É uma conversa longa, mais de 20 minutos, a qual reproduzo apenas o trecho a seguir: