Cabeçalho 1

6 de out. de 2008

[Eleições 2008] Deputados federais vencem em 13 cidades; 14 ainda estão em disputa

Dos 93 deputados federais que disputaram as eleições municipais neste domingo (5), 13 foram eleitos no primeiro turno e 14 disputarão o segundo turno, marcado para o dia 26 de outubro, nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Destes, 10 encabeçam a chapa e quatro concorrem pela vice-prefeitura. Metade dos que estão no segundo turno enfrentará o atual ocupante da prefeitura.

O número de deputados candidatos nesta eleição superou a marca de 2004, quando 85 parlamentares enfrentaram as urnas. Naquele ano, 11 conseguiram eleger-se já no primeiro turno.

Nos resultados deste domingo, o PT conseguiu o maior número de prefeituras (3), seguido do PMDB, PR e PSB (2 cada um). O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o que possuía o maior número de deputados candidatos (17).

Os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2009 e as vagas ocupadas por eles na Câmara serão preenchidas pelos suplentes. Para os que disputarão o segundo turno, as campanhas serão retomadas nesta terça (7). O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão recomeça no próximo dia 13.

As eleições deste ano foram marcadas pelo clima de tranqüilidade. Cerca de 128,9 milhões de brasileiros estiveram aptos a votar no dia de ontem, que também marcou os 20 anos da promulgação da Constituição Federal. Confira a relação dos deputados eleitos e dos que disputarão o segundo turno.





Fonte: Agência Câmara

Reportagem - Janary Junior
Edição - Patricia Roedel

[Eleições 2008] PCdoB elege vereador surpresa em Florianópolis

Quando se candidatou a deputado federal em 2006, Tiago Andrino (PCdoB) conquistou 12.023 votos em todo Estado, sendo 4.227 tentos só em Florianópolis. Para vereador, fez apenas 1.415. Ficou atrás dos colegas de partido Janete Teixeira (1.522 votos) e do Doutor Ricardo (2.337 votos), que acabou ocupando a tradicional vaga do PCdoB na Câmara da Capital.

[Eleições 2008] Ex-deputado-suplente, Ragagnin não consegue se eleger

Ex-prefeito de Seara, Flávio Ragagnin (PP) perdeu a eleição para a vereadora Laci Grigolo (PDT), mesmo tendo ficado dois meses anabolizando sua candidatura na Tribuna da Assembléia Legislativa. Ragagnin assumiu o mandato de suplente no início de março, no lugar do deputado Jandir Bellini (PP), que abriu espaço no rodízio promovido pelo partido. Ele deixou o cargo no final de abri

Foto: Carlos Kilian / Divulgação Alesc

[Eleições 2008] Em Tupã, tudo continua como antes

Em Tupã, minha cidade natal, a situação partidária-eleitoral não mudou. O prefeito Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) foi reeleito com 18.347 votos, vencendo com uma diferença de 3.995 votos o ex-prefeito Carlos Messas (PTB), o Carlão.

Antes do tucano, dois prefeitos, Jesus Guimarães (PMDB) e Carlão, se revezaram oito anos cada um no poder. Quer dizer, quando Waldemir completar seu segundo mandato, Tupã vai ter experimentado apenas três prefeitos durante 24 anos. Uma geração inteira.

[Eleições 2008] Melhada de prata para SC

Santa Catarina foi o segundo Estado a encerrar a apuração dos votos no País, às 20:55. Perdeu apenas para Espírito Santo. Dos 4.354.195 eleitores, 89% compareceu às urnas, ou seja, 3.875.372 catarinenses. Onde foram parar os outros 11%?