Cabeçalho 1

30 de dez. de 2008

Sobre abstenção e obediência


Até o deputado peemedemista Edison Andrino apelou pela suspensão da votação do Projeto de Lei 254/2008, que institui a avaliação integrada da bacia hidrográfica para fins de licenciamento ambiental. Para ele, a coincidência númerica com a lei dos salários dos servidores da segurança pública (Lei Complementar 254/2003) é simbólica e sua aprovação não vai dar certo. "Não é um bom prenúncio. Foi o número mais escutado nessa Casa", disse, ao defender a mudança para ano que vem. "Quem sabe a gente conserta um pouco esse projeto, se é que tem conserto. Eu noto que a base de apoio não quer votar contra o governo e acaba se abstendo".

Os deputados-suplentes José Natal (PSDB) e Professor Sérgio Grando (PPS) também defenderam a não votação, além, é claro, das bancadas petistas e pepistas. Natal foi centralizado pela liderança do PSDB e obrigado a votar sim. "Estou sendo cabresteado e vou atender", confessou resignado.

Os apelos não foram suficientes. O presidente Julio Garcia conduziu sua última sessão como começou: o PL foi aprovado por 14 votos favoráveis, 10 contrários e 10 abstenções. Natal votou "sim", contra sua própria convicção, pois já tinha afirmado que desconhece o projeto.