Cabeçalho 1

30 de nov. de 2008

Novembrada faz 29 anos

O caos causado pela chuva incessante em Santa Catarina favoreceu o esquecimento da efeméride de hoje. Há 29 anos aconteceu a Novembrada em Florianópolis, um dos acontecimentos políticos mais importantes para o Estado. A Novembrada foi uma grande manifestação dos catarinenses contra a ditadura, que repercutiu em todo país e ajudou a derrubar o governo dos generais.

O protesto foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes da UFSC e tomou proporções que as lideranças estudantis não imaginavam. Sete estudantes foram presos e enquadrados na Lei de Segurança Nacional: Adolfo Luís Dias, Amilton Alexandre, Geraldo Barbosa, Lígia Giovanella, Marise Lippel, Newton Dias Vasconcelos e Rosângela de Souza. Todos acabaram absolvidos, por falta de provas, pela Justiça Militar em Curitiba, dois anos depois.

O episódio rendeu o curta-metragem "Novembrada", de Eduardo Paredes, premiado pelo Festival de Gramado, em 1998, com três kikitos: Melhor Direção de Arte, Melhor Filme (Júri Popular) e Prêmio Canal Brasil. Além dos livros "Revolta em Florianópolis: a Novembrada de 1979" (Luis Felipe Miguel, 1995) e "Novembrada: um Relato da Revolta Popular" (Moacir Pereira).

Em tempo: o blog do Amilton Alexandre, um dos estudantes presos, também recordou o episódio com a crônica de Raul Caldas Filho.