Cabeçalho 1

29 de out. de 2010

[vídeo] Deputados dão início ao processo sucessório na Assembleia Legislativa

Parlamentares anteciparam o debate sobre a sucessão da Presidência da Assembleia Legislativa e anunciaram apoio ao atual presidente, Gelson Merísio (DEM). O primeiro a se pronunciar publicamente foi o deputado Sargento Soares (PDT), seguido pela bancada do PP e do deputado Dagomar Carneiro (PDT). A bancada do PSDB também teria decidido apoiar o democrata. Oficialmente, a escolha vai ser feita no dia 1º de fevereiro de 2011.

O problema é saber, agora, se o PMDB vai abrir mão da Presidência da Alesc, já que o partido não preside o Parlamento desde 1989. Além do mais, raciocinam os peemedebistas, com a recondução de Merísio, o DEM acumularia a chefia de dois poderes: Executivo e Legislativo.


Resta saber também se a escolha do próximo presidente da Alesc vai ser uma decisão soberana dos deputados ou vai ser uma escolha dos "capos" da política catarinense. Se Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Jorge Bornhausen (DEM) decidiram meses atrás que o governador de SC seria um democrata, também já devem ter decidido que o próximo presidente da Alesc é um peemedebista ou tucano. Só falta avisar os deputados.

Veja a seguir trecho da sessão ordinária de 27 de outubro: