Cabeçalho 1

9 de out. de 2012

Confira o desempenho dos parlamentares na disputa municipal

Da Agência AL:

Três deputados estaduais seguem na disputa pela prefeitura de suas bases eleitorais. Os resultados das eleições municipais deste domingo (07) confirmaram a presença de Cesar Souza Junior, Jean Kuhlmann e Kennedy Nunes, todos do PSD, no segundo turno em Florianópolis, Blumenau e Joinville, respectivamente.
Cesar venceu a disputa no primeiro turno na Capital com 31,68% dos votos válidos (76.024). Ele terá como adversário Gean Loureiro (PMDB), que atingiu 27,37% (65,678 votos).

Em Blumenau, Jean ficou na segunda posição, como 30,75% dos votos válidos (57.067) e terá como concorrente no segundo turno Napoleão Bernardes (PSDB), que recebeu 38,68% dos votos (71.792).
Já no maior colégio eleitoral de Santa Catarina, Kennedy Nunes venceu o primeiro turno com 41,42% dos votos válidos (100.058). Ele terá como adversário Udo Dohler (PMDB), que recebeu 35,52% dos votos (85.817).

Em Lages, deputado é eleito

Ao menos um deputado estadual não estará mais na Assembleia Legislativa em 2013. Trata-se de Elizeu Mattos (PMDB), eleito prefeito de Lages, na Serra Catarinense.
A vitória veio após uma disputa acirrada com Antonio Ceron (PSD). Elizeu obteve 50,71% dos votos válidos, ante 49,29% de Ceron. Numericamente, a diferença entre o vencedor e o segundo colocado foi de 1.302 votos, num universo de 118.496 eleitores.

Suplentes vencem em Jaraguá do Sul e São José do Cedro

Dois suplentes de deputado estadual venceram a disputa para prefeito em suas bases eleitorais. Em Jaraguá do Sul, no Planalto Norte, Dieter Janssen (PP) obteve 54,41% dos votos válidos, superando os demais concorrentes: Cecilia Konell (PSD), que somou 34,05% dos votos válidos; e Moacir Bertoldi (PR), com 11,54% dos votos.

Dieter ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa entre abril e maio deste ano. Ele exerceu o mandato durante dois meses, devido a uma licença do deputado Joares Ponticelli (PP).

Em São José do Cedro, no Extremo Oeste, o suplente do PP, Plínio de Castro, foi eleito prefeito com 51,74% dos votos válidos. O outro concorrente, Pedrinho Casarin, do PSD, somou 48,26% dos votos válidos. Castro exerceu o mandato de deputado estadual por dois meses neste ano, entre maio e junho, em substituição a Silvio Dreveck (PP).

Mais resultados

Outros quatro deputados estaduais disputaram as eleições municipais em suas bases. Em Florianópolis, Angela Albino (PCdoB) ficou em terceiro lugar, com 25,03% dos votos válidos. Na mesma posição ficou Ana Paula Lima (PT), candidata a prefeita de Blumenau, que obteve 29,04% dos votos válidos.

Em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, o deputado Jorge Teixeira (PSD) ficou em segundo lugar, com 45,99% dos votos. Garibaldi Ayroso (PMDB), o Gariba, foi eleito com 54,01%.

Em Brusque, os votos do deputado estadual Ciro Roza (PSD), candidato a prefeito, não foram divulgados pelo TRE-SC. O registro da candidatura dele está sob júdice e aguarda julgamento de recurso na Justiça Eleitoral. No município, o primeiro colocado foi Paulo Eccel, com 95,74% dos votos válidos. (Marcelo Espinoza)