Cabeçalho 1

17 de set. de 2009

Premiação de vinho catarinense em concurso internacional é destaque em Plenário

17/09/2009 - 13h02min

Fonte: Scheila Dziedzic/Divulgação Alesc

A presença de Santa Catarina no cenário dos vinhos de qualidade foi destacada pelo deputado Reno Caramori (PP), em Plenário, nesta manhã (17). O parlamentar comemorou a conquista da Vinícola Sanjo, de São Joaquim, que recebeu duas medalhas de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, na etapa realizada em Pernambuco.
Dos três vinhos a receberem a medalha Gran Ouro, um foi o Núbio Cabernet Sauvignon 2005, descrito no site da vinícola como uma bebida de “cor vermelho violáceo, com aromas de frutas vermelhas maduras, combinadas com café, baunilha e leve tostado. Com bom corpo, ótima concentração de fruta com taninos doces e um agradável final frutado”.
O “Maestrale Cabernet Sauvignon 2005”, que recebeu a medalha ouro e também é produzido pela Sanjo, é um vinho “de cor vermelho rubi intenso, apresenta aromas de frutas, pimentas negras, especiarias e baunilha. Leve tostado e excelente bouquet. Com taninos macios, apresenta excelente harmonia entre madeira e fruta, com final longo e agradável.
Segundo Caramori, este é o reconhecimento a mais uma vinícola catarinense que, como as demais também já premiadas, primam pela qualidade contando com estrutura qualificada para garantir um processo de produção competitivo. “Todas as nossas vinícolas trabalham com profissionais da melhor categoria para garantir um produto que cada vez mais vem se destacando: os vinhos de altitude. Cada vinícola tem seu enólogo e engenheiro agrônomo”, comentou. Caramori lembrou ainda que, assim como os vinhos, os espumantes produzidos pelas vinícolas em Santa Catarina têm sido agraciados com prêmios em concursos nacionais e internacionais.
Premiada
A Cooperativa Agrícola de São Joaquim (Sanjo) foi fundada em 1993. Aproveitando o clima da Serra catarinense, em 2002 começou a implantação de seus vinhedos, numa altitude de 1.000 a 1.400 metros de altitude. Além da variedade Cabernet Sauvignon, dos vinhos premiados, são produzidos: Merlot, Chadornnay e Sauvignon Blanc.