Cabeçalho 1

24 de out de 2012

Cobertura de PMs é motivo de indignação e gozação

Pegou mal, muito mal, entre os policiais militares, tanto praças como oficiais, a ideia de colocar uma cobertura (chapéu) especial para as festas típicas de outubro, como a Oktoberfest (Blumenau) e a Schutzenfest (Jaraguá do Sul).

Veja as fotos extraídas do site oficial da PM de Santa Catarina (clique para aumentar):


Nas redes internas, os militares manifestaram opiniões que vão da indignação à gozação. Muitos ainda consideraram um desrespeito à instituição e aos trabalhadores da segurança pública, dando a entender que o boné tira a credibilidade dos agentes.


A origem disso tudo é a confusão entre o que é uma farda, vestimenta de militares, e uma fantasia, que é uma peça de ficção, um disfarce, e uma roupa de entretenimento.

Mas, apesar da indignação generalizada, muitos oficiais e praças não ofereceram reclamação aos seus superiores com medo de receber represális e, dessa forma, acabaram engolindo a inovação.

No começo da década de 1980, um oficial teve a ideia de colocar um giroflex no capacete dos policiais militares. Felizmente, a ideia não prosperou.

Agora, resta saber qual vai ser surpresa para as próximas festas: como o Festa do Pirão com Linguiça, de Tijucas, a Festa do Pinhão, de Lages, a Marejada, de Itajaí, e a Parada da Diversidade, na Capital, além das festas tradicionais como Páscoa e Natal.