Cabeçalho 1

2 de abr. de 2012

Bom salário melhora a qualidade da segurança pública?

Muitos representantes de classe das polícias, Brasil afora, afirmam que bons salários resultam em aumeneto da qualidade da segurança pública oferecida. A notícia a seguir, publicada na Agência Senado, demonstra que isso não é - totalmente - verdade. No Distrito Federal, os policias civis e militares recebem o melhor salário do país - até porque é subsidiado pelo governo federal. No entanto, a região do entorno do DF apresenta índices de homicídio maior que a média nacional:
Se a média nacional é de 26 homicídios por 100 mil habitantes, em algumas cidades do entorno do DF essa incidência chega a 70 homicídios por 100 mil habitantes, conforme comentou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).
Em outro trecho, a notícia informa que a violência em geral aumentou, conforme próprios dados do governo local:

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal evidenciam um aumento de 13,2% nos homicídios, que passaram de 638, em 2010, para 722, em 2011. O quadro se agrava em relação aos casos de estupro, que avançaram 26,3% no período. Quanto ao tráfico de drogas, os registros tiveram uma ampliação de 33,2% entre 2010 e 2011.
Que os policiais merecem ganhar bem ninguém contesta, e o argumento é o de mérito, porque dedicar sua própria vida para cuidar da população não é pouca coisa.