Cabeçalho 1

7 de out. de 2009

Benedet sob bombardeio

Responsável pela distribuição de 440 viaturas pelo Estado afora, o secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet, recebeu uma saraivada de críticas pelos deputados estaduais. Benedet é candidato declarado a deputado federal e está sendo acusado de usar sua pasta para se promover politica e eleitoralmente.

Ontem, quem começou a atirar foi deputado Rogério Peninha Mendonça, que também é candidato declarado a deputado federal. Os dois são do PMDB, mas o secretário representa mais o Sul do Estado, enquanto o deputado é região do Alto Vale do Itajaí. Mas as críticas já vinham sendo feita pelo oposição, em especial, Joares Ponticelli, presidente do PP e também do Sul.

Leia trecho da notícia publicada no site da Assembléia Legislativa:

"Coube ao deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB) destacar a distribuição de viaturas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. O parlamentar comunicou que amanhã estará apresentando pedido de informação em que questiona os critérios da iniciativa. Segundo Peninha, não houve critérios. “Fiz diversos pedidos para que municípios do Alto e Médio Vale, como Rio do Sul e Ituporanga, fossem contemplados com veículos destinados à segurança pública. Não fui atendido em nenhum deles, o que me leva a acreditar em discriminação, tendo em vista que o Sul do estado foi amplamente beneficiado. Pergunto qual o critério utilizado para a distribuição dos 200 veículos daquela secretaria, não sem antes repudiar a forma como está sendo realizada”, decretou Peninha.

Candidato declarado a deputado federal, Rogério Mendonça chegou a sugerir que a não contemplação de suas sugestões pode estar diretamente ligada ao fato de almejar um lugar na Câmara Federal, “assim como o secretário de Estado de Segurança Pública, Ronaldo Benedet (PMDB)”.

A crítica recebeu eco nas palavras do também governista e líder do PSDB na Casa, Serafim Venzon, que registrou que a Polícia Militar de Campo Erê possui apenas uma viatura, “uma Ipanema antiga”. Na mesma direção, o deputado Jailson Lima (PT) declarou que o município de Presidente Getúlio trabalha “com veículos com mais de 20 anos de uso” e disse que a manifestação de Peninha é “extremamente justa”.

Já o deputado Giancarlo Tomelin (PSDB) afirmou que “caso isto esteja ocorrendo não é com a condescendência do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), nem do vice, Leonel Pavan (PSDB)”. Ainda segundo Tomelin, Pavan, inclusive, viaja nos próximos dias para Miami e Nova York (EUA) onde tem agenda objetivando encontros e levantamento de dados sobre segurança pública. Pretende conhecer a estrutura, o sistema de inteligência, a política de prevenção, os novos armamentos e tudo o que estiver sendo aplicado pelos americanos no combate à violência.

Em contrapartida, os deputados Kennedy Nunes (PP) e Pedro Uczai (PT) destacaram que a origem das críticas partiu da base governista, mesmo tendo o deputado Joares Ponticelli (PP) levantado questionamentos semelhantes em sessões anteriores. Uczai parabenizou a base por trazer o tema e a “autonomia e independência do Legislativo”. "