Cabeçalho 1

22 de mai de 2010

A desmoralização da PMSC, por Cesar Valente

Quando jornalista vira notícia é que tem alguma coisa muito errada. Reproduzo trecho do post do experiente jornalista Cesar Valente:

A Polícia Militar de Santa Catrina está criando uma história triste e embaraçosa de descontrole que não faz jus às suas próprias tradições. Ontem, desacatou fotógrafos e prendeu jornalistas de novo. Só faltou fazer, como fez no episódio da prisão do Sarará, uma acusação canhestra de que os repórteres estariam bêbados. Talvez, se tivesse feito, a RBS tivesse mais uma vez demitido seus profissionais, como fez com fotógrafo Sarará. Que foi preso em circunstâncias semelhantes às de ontem, numa manifestação também envolvendo transporte público.

Ou os soldados da PMSC estão mal treinados e sucumbem à menor pressão, ou seus oficiais são incompetentes e não conseguem se fazer obedecer. O fato é que a falta absoluta de bom senso com que jornalistas, vez por outra, são abordados pela PMSC, deixa antever um grave problema. Ou de disciplina, ou de falta de treinamento. Nos dois casos o governador, se tivesse realmente peito e quisesse de fato exercer sua função de comandante, deveria exigir explicações e punir os responsáveis.


Leia todo o artigo: A desmoralização da PMSC