Cabeçalho 1

11 de jun. de 2009

O mistério continua

A semana na Assembléia Legislativa, além de ser curta, não trouxe nenhuma novidade a respeito dos problemas enfrentados pela segurança pública. O projeto do Plano de Carreira da Polícia Civil, que era para ser protocolado no dia 9 de junho, vai ficar para o dia 15. As associações de classe não publicaram, até agora, sequer uma linha do conteúdo do projeto. A medida provisória para recompor os salários dos servidores da área pode ficar também para o dia 15.

No mesmo dia 15, os coronéis de todo o Estado estão sendo convocados para se reunir com o comandante geral da Polícia Militar. Mesmo os que estão de férias ou licença especial são obrigados a participar. A pauta? "assuntos de interesse institucional".

10 de jun. de 2009

Sem notícias na Alesc

Quarta-feira, 10 de junho, meio dia. Até esse momento não chegou na Assembléia Legislativa projeto de lei ou medida provisória para repor os salários dos agentes da segurança pública, após a decisão do Supremo Tribunal Federal de acabar com parte da Lei 254/2003. O governo prometeu, em reunião da base aliada, que não vai deixar os salários dos servidores serem reduzidos.

Tampouco foi protolocado na Alesc a versão oficial do Plano de Carreira da Polícia Civil.

Uma reunião da Comissão de Segurança Pública foi convocada para 17 de junho - quarta-feira da semana que vem. Nesse semestre, a comissão se reuniu poucas vezes e, normalmente, era convocada em cima da hora. Dessa vez, o convite foi enviado uma semana antes.

A reunião vai ter a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Ronaldo Benedet, que vai "expor os motivos das agressões físicas sofridas por um torcedor da Associação Chapecoense de Futebol".

Site da Alesc gera atrito

O récem lançado site da Alesc está gerando atrito entre as coordenadorias de Informática e Comunicação Social. O pessoal da Informática publicou o novo site sem avisar o pessoal da imprensa. Algumas funções não estão funcionado. Os jornalistas não estão conseguindo, por exemplo, postar notícias.

Assembléia Legislativa de cara nova


A Assembléia Legislativa está de cara nova. Ou melhor, o site da Alesc apresentou essa manhã novo projeto gráfico. Agora é um portal. Mais dinâmico e mais bonito.

Pelo menos desde o começo do ano passado, o ex-presidente Júlio Garcia já queria apresentar o novo portal. Mas isso só foi possível agora, e ainda na gestão do deputado Jorginho Mello.

5 de jun. de 2009

Ele é o cara

Gaúcho de Passo do Sobrado, o técnico do time mais paulistano é escolhido é 4º melhor técnico do mundo em escolha feita pela CNN Internacional, no período agosto de 2008 e maio de 2009 - correspondente à temporada européia, claro.

Mano Menezes comandou a campanha impecável do Corinthians na Série B do Campeonato Brasileiro, e conquistou a ascenção com várias rodadas de antecedência. Já chegou a duas finais da Copa do Brasil e conquistou invicto o Campeonato Paulista de 2009 - o mais difícil certame regional do país.

Nesse período de 10 meses, sua campanha no time Timão teve 55 jogos, com 31 vitórias, 19 empates e apenas 5 derrotas. Ou seja, um aproveitamento de 67,8%.

Moderno, Mano tem um site pessoal, twitter e outras parafernálias. Chega ao ponto de ter a transparência em divulgar seu desempenho no Corinthians para qualquer pessoa avaliar. Não é do tipo arrogante e trata a todos - torcedos e imprensa, em especial - com atenção e respeito.

O técnico corinthiano ficou atrás apenas de:
- Josep Guardiola, do Barcelona (campeão do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões), com 87,6% de aproveitamento;
- Alex Ferguson, do Manchester United (vice-campeão europeu e Campeonato Inglês), 75%;
- José Mourinho (campeão italiano), do Inter de Milão, com 67,9%.

Confira sua campanha total no Corinthians

Jogos: 106
Pontos ganhos: 219
Vitórias: 63
Empates: 30
Derrotas: 13
Aproveitamento: 68,9%





Fotos: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

3 de jun. de 2009

Esclarecimento: comentários

Este blog tem recebido dezenas de comentários dos agentes da segurança pública. É uma pena que o espaço está sendo usado para lavação de roupa suja. É sabido que se tem muita roupa suja para lavar, mas, de agora em diante, vou pedir para que os comentários tenham nome e sobrenome, para que cada um assuma seu ponto de vista e sua parte na responsabilidade da discussão.

Esse blog tem nome "Blog do Tupã" e é assinado por Alexandre Brandão.

Muito obrigado.

É a hora da negociação?

Em janeiro de 2009, logo após as manifestação da Aprasc e seus familiares, o governador instituiu o coronel Eliésio Rodrigues (comandante da PM) como interlocutor governista e representante de todos os militares para negociar questões salariais. Estava terminado um período em que o governador Luiz Henrique da Silveira se dirigia diretamente ao representantes de classes. Representou o fim de um ciclo de respeito aos servidores e atitude democrática.

Na noite de 8 de janeiro, questionado pelo jornalista Marcelo Fernandes do programa "Jornal da Noite" da Rádio Guarujá, o comandante garantiu que chamaria as entidades representativas para sentar à mesa de negociação. "Semana que vem eu reúno novamente esses órgãos que acabei de citar", respondeu o coronel se referindo às entidades representativas, com exceção da Aprasc, que não seria chamada pois está "sub judice". A única reunião que aconteceu, pelo menos divulgada publicamente, foi no dia anterior da entrevista.

Quase cinco meses depois, o próprio comandante confirmou, em comentário nesse blog, que há uma movimentação para garantir "tratamento igualitário" entre todos os policiais militares e civis, na oportunidade da discussão do Plano de Carreira da Polícia Civil.

Não seria a hora de chamar as entidades para a mesa de negociação, afinal, agora, está em jogo a redução dos salários da maior parte dos servidores da segurança pública?

Ouça a entrevista do coronel Eliésio Rodrigues, comandante da Polícia Militar de Santa Catarina. É uma conversa longa, mais de 20 minutos, a qual reproduzo apenas o trecho a seguir: