Cabeçalho 1

Mostrando postagens com marcador Florianópolis. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Florianópolis. Mostrar todas as postagens

4 de jul. de 2012

Candidatos a prefeito se esbarram na Assembleia Legislativa


Enquanto o clima de campanha não esquenta, três deputados candidatos a importantes prefeituras de Santa Catarina se encontraram na manhã dessa quarta-feira, 04/07, no plenário da Assembleia Legislativa, para trocar figurinha. Da esquerda para a direita, não necessariamente do ponto de vista ideológico, Kennedy Nunes (Joinville), Elizeu Mattos (Lages), e Cesar Souza Júnior (Florianópolis).

Foto de Fabio Queiroz, da Agência Alesc

25 de set. de 2011

Parque Aventuras está abandonado


Fechado para a comunidade e aberto para usuários de drogas e moradores de rua, o Parque Aventuras Maria Inês Tournier Rodrigues se encontra em estado precário. Lixo, depredação e água parada são algumas das caractéristicas encontradas naquele que foi o primeiro espaço de Florianópolis destinado à prática de esportes radicais, como montanhismo e escalada.

A área também serve de sede para a Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo (Acem), mas se encontra inutilizada, mas com vestígios de usuários de drogas e moradores de ruas.

O Projeto SOS Parque Aventuras reclama que a Prefeitura de Florianópolis nunca disponibilizou segurança necessária, "deixando o parque em situação de risco e total abandono, sendo totalmente depredado".

15 de mai. de 2011

PMDB e PT na mesma chapa em Florianópolis?

O atual titular da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis, Carlos Alberto Pereira da Silva (PMDB), também conhecido como Tucano, defende uma chapa para disputar a Prefeitura em 2012 com seu partido na cabeça e o PT de vice. Quer também o apoio do PDT, PSB, PTB e outros partidos menores.

19 de abr. de 2011

Alesc realiza seminário sobre mobilidade urbana

A Comissão de Legislação Participativa da Assembleia Legislativa vai realizar um Seminário sobre Mobilidade Urbana no dia 26 de maio no Auditório Antonieta de Barros. O evento visa resgatar as demandas e interesses da sociedade para a elaboração de políticas públicas que contemplem melhorias na área de mobilidade urbana e contará com palestras de especialistas em trânsito provenientes de Brasília e São Paulo.

14 de fev. de 2011

Comunidade fecha rua na Capital. Choque abre caminho

Na Prainha (Florianópolis), um protesto da comunidade do Morro do Mocotó reuniu, praticamente, o mesmo número de manifestantes e policiais. Moradores fecharam as ruas Silva Jardim e Mauro Ramos para denunciar uma suposta execução de um jovem por PMs.

O protesto foi facilmente abafado depois da chegada do recém criado Batalhão de Choque, com a presença do próprio comandante da unidade.

22 de nov. de 2010

Escola de samba de Florianópolis faz homenagem à Revolução Cubana: "Cuba Sim! Em Nome da Verdade"


Pela primeira vez no Brasil, uma escola de samba desfila no carnaval brasileiro com o samba enredo sobre a Revolução Cubana. O tema "Cuba Sim! Em Nome da Verdade" vai ser desenvolvido pela União da Ilha da Magia, a escola de samba mais nova de Florianópolis.

19 de nov. de 2010

Audiência pública debate remoção de pinus

O vereador Edinon Manoel da Rosa - Dinho (PSB), de Florianópolis, está organizando audiência pública para discutir seu projeto de lei que cria a "Política Municipal de Remoção e Substituição de Pinus, Eucalyptus e Casuarina" por espécies nativas na cidade. Realizada a partir da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, a reunião vai ser no dia 23 de novembro, às 15 horas, no Plenarinho.

O projeto prevê o prazo de dez anos para se remover essas espécies.

6 de set. de 2010

16 de setembro: lançamento do documentário "Impasse"

O blog, como alguém já deve ter percebido, está em recesso informal durante o período eleitoral. Mas, abre-se execeção para deixar o convite a seguir (não assisti ainda, mas aposto que vai ser bom):

Você está convidado para o lançamento do documentário "Impasse",  sobre as manifestações dos estudantes contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Florianópolis. Será no dia 16 de setembro, às 19h30min, no auditório da Reitoria da UFSC.

 Além de cenas que não foram exibidas em nenhuma tevê, incluindo flagrantes de violência durante os atos públicos ocorridos em maio e junho deste ano, o documentário revela o que pensam usuários, trabalhadores, especialistas e empresários do transporte. Expõe as contradições e as diferenças de posição dos estudantes e dos representantes dos governos municipal e estadual.

"Impasse" discute ainda questões que se entrelaçam e se completam: Por que a cidade se tornou um símbolo na luta pelo transporte público? O que aconteceu durante a ação da Polícia Militar na Universidade do Estado de Santa Catarina no dia 31 de maio de 2010? Quais são os limites e os direitos dos movimentos sociais na democracia? Quais são os prós e os contras do atual modelo de transporte? Por que a mobilidade urbana é um dos grandes temas do século XXI? Existe, afinal de contas, saída para este impasse?

O documentário, de 80 minutos, é dirigido por Juliana Kroeger e Fernando Evangelista, jornalistas catarinenses com experiência em coberturas de conflitos no Oriente Médio, na África e na Europa. A realização é da produtora Doc Dois.

Em breve, estará no ar o site www.impasse.com.br com mais informações.

11 de mai. de 2010

Taser e repressão

(foto: tarifazero.org)


A Polícia Militar de Florianópolis, sob comando do tenente-coronel Newton Ramlow, está inovando na repressão aos estudantes que protestam pela redução das tarifas de ônibus. Desde o primeiro dia da manifestação estão usando as "taser" - arma de eletrochoque - para espantar a gurizada.

Importada dos EUA, essa arma é considerada pelo governo e pelas forças de segurança como "não letal". No entanto, a experiência, mesmo nos Estados Unidos, mostra que isso não é verdade. Centenas de pessoas já morreram na América do Norte por causa da taser. Leia aqui (português) e aqui (inglês).

Lá fora como aqui também os policiais treinam e testam a arma em si próprios, portanto, são obrigados a sentir na própria pele a dor. Provavelmente, devem ficar com muita raiva e vontade de usar o brinquedinho. Veja o vídeo abaixo de treinamento americano:

10 de abr. de 2010

Dário recua e coloca Pinto da Luz para agir

Rodolfo Pinto da Luz, ex-reitor da UFSC por três vezes, parece que virou uma espécie de curinga na administração de Dário Berger.

Na sexta-feira, o prefeito de Florianópolis assinou decreto que institui comissão especial para a apresentação e revisão do anteprojeto do Plano Diretor Participativo (PDP). Depois de enfrentar forte resistência da comunidade, o prefeito teve que aceitar a revisão do plano diretor.

Além de ser o titular da pasta da Secretaria de Educação e superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Pinto da Luz vai assumir a coordenação dos trabalhos do PDP.

A discussão recomeça no dia 3 de abril. Novas sugestões poderão ser apresentadas individualmente, ou coletivamente; por associações ou pessoas jurídicas de qualquer natureza; ou ainda por órgãos públicos, desde que formal e com os fundamentos que as sustentam.

A intenção do prefeito é encaminhar as propostas para a Câmara de Vereadores no próximo dia 30 de junho.

Pinto da Luz é um burocrata competente, um político astuto, mas não tem capital de meia dúzia de votos. Dizem até que já deu aula na UFSC.

Em sua gestão na UFSC, ele deu muito drible, mas também levou muito olé, do movimento estudantil e docente. Enfrentou greves e fez seu sucessor por duas vezes. É um dos poucos que está na administração Berger desde o começo.

Calendário das reuniões:

1ª Região – Data: 03/05/2010 - Praia da Lagoinha, Praia Brava, Ponta das Canas, Praia da Cachoeira, Cachoeira do Bom Jesus, Vargem do Bom Jesus, Vargem Grande, Praia dos Ingleses, Praia do Santinho, Sítio Capivari, Praia de Canasvieiras, Praia de Jurerê, Jurerê Internacional, Praia do Forte, Praia da Daniela, Vargem Pequena e Ratones;

2ª Região – Data: 05/05/2010 - Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Sambaqui, João Paulo, Saco Grande II E Monte Verde;

3ª Região – Data: 07/05/2010 - São João do Rio Vermelho, Muquem, Barra da Lagoa, Fortaleza, Lagoa da Conceição, Retiro da Lagoa, Costa da Lagoa, Canto dos Araças, Canto da Lagoa, Porto da Lagoa, Praia Mole, Praia da Joaquina, Praia e Parque da Galheta;

4ª Região – Data: 10/05/2010 - Rio Tavares, Fazenda do Rio Tavares, Porto do Rio Tavares, Campeche e Morro das Pedras;

5ª Região – Data: 12/05/2010 - Armação, Pântano do Sul, Costa de Dentro, Praia da Solidão, Alto Ribeirão, Ribeirão da Ilha, Costa do Ribeirão, Sertão do Ribeirão, Caiacanguru, Tapera do Ribeirão, Caeira da Barra do Sul e Naufragados;

6ª Região – Data: 14/05/2010 – Itacorubi, Santa Mônica, Parque São Jorge, Córrego Grande, Jardim Anchieta, Trindade, Pantanal, Carvoeira, Serrinha, Morro da Cruz (leste);

7ª Região – Data: 17/05/2010 – Centro, Agronômica, Prainha, Morro da Cruz (oeste) e Cristo Redentor;

8ª Região – Data: 19/05/2010 – José Mendes, Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé, Aeroporto, Carianos, Sítio Valerim e Tapera do Base;

9ª Região – Data: 21/05/2010 – Balneário, Estreito, Ponta do Leal, Capoeiras, Coloninha, Monte Cristo e Chico Mendes;

10ª Região – Data: 24/05/2010 – Abraão, Coqueiros, Itaguaçu, Vila Aparecida e Praia do Meio.

25 de fev. de 2010

Piada pronta: Florianópolis e mobilidade

Florianópolis vai sediar o I Fórum das Américas de Mobilidade Urbana, de 22 a 24 de março, no Teatro Pedro Ivo Campos, Norte da Ilha. A cidade já foi eleita com o segundo pior índice de mobilidade do mundo e o deslocamento mais complicado entre 21 das principais capitais brasileiras, de acordo com pesquisa da Universidade de Brasília.

O assunto foi levantado no Plenário da Assembleia Legislativa pelo deputado Edison Andrino (PMDB). De acordo com ele, o evento tem como objetivo promover a troca de experiências entre cidades, visando soluções para os problemas dentro dos princípios da sustentabilidade.

“Precisamos aproveitar a oportunidade para, junto aos órgãos competentes, buscarmos medidas que supram as dificuldades encontradas nas estradas catarinenses, em especial, no que tange à duplicação do trecho Sul da BR-101”, frisou.

Florianópolis pode apresentar a experiência no uso de cones para se criar corredores específicos para ônibus. Ou ainda, a experiência de fechar a avenidade Paulo Fontes, que tinha a intenção de se transformar em um calçadão, mas acabou virando uma feira.

25 de set. de 2009

[foto] Dia de sol em Florianópolis



Às 17 horas, o congestionamento na Avenida Governador Gustavo Richard, sentido ponte, já chegava próximo do Túnel Antonieta de Barros.

Fotos: Alexandre Brandão [clique nas fotos para ampliar]

24 de mai. de 2009

[vídeo] Florianópolis invadida

Recebi e publico o vídeo.
Animação:Marcelo Gevaerd,Musica :Floripa Invadida - Banda M99

20 de mai. de 2009

Termina a greve dos motoristas e cobradores

Acabei de ficar sabendo, por um diretor do Sintraturb, que a greve dos trabalhadores do transporte, motoristas e cobradores, da Grande Florianópolis terminou. A categoria resolveu recuar por entender que não há condições políticas de continuar e também para não atrapalhar o dissídio junto à Justiça do Trabalho.

A atitude do Ministério Público do Trabalho, que entrou com ação judicial pedindo o fim da paralisação total, também foi preponderante, segundo o diretor.

Os trabalhadores permanecem em "estado de greve", e pode haver surpresas no curto prazo. As negociações também continuam. Os ônibus estarão na rua a partir das 18h30min.

Um corpo estranho na greve dos motoristas

José Ricardo Toscan de Freitas, mais conhecido como Ricardo Freitas, é apontado como assessor político do Sintraturb. Ele não é cobrador, nem motorista, portanto não é diretor do sindicato, mas é quem dirige a greve, concede entrevistas e fala em nome da categoria. É, de fato, a liderança política dos motoristas e cobradores.

Ex-bancário, o líder terceirizado já foi candidato a vereador da Capital pelo PT, em 2000, e recebeu 1.362 votos. Pelo menos desde essa época, ele já respondia como assessor do antigo Sindmoc. Já foi também representante dos trabalhadores no Conselho Municipal de Transporte (CMT).

Qualificado, Freitas tem curso superior e certamente está numa etapa acadêmica mais elevada que a maioria dos cobradores e motoristas. Como assessor, deveria contribuir politicamente com os diretores, de forma pedagógica, e não tomar o lugar deles.

Cesar Valente escreveu sobre a relação muito esquisita entre a greve e os patrões. Por ora, deixo essa parte com os adeptos da teoria da conspiração. Estranho mesmo é a influência que Ricardo Freitas exerce no sindicato.

31 de mar. de 2009

Greve dos municipários

Os servidores públicos da Prefeitura de Florianópolis acabam de decidir, em assembleia organizada pelo Sintrasem, greve por tempo indeterminado a partir de 2 de abril.

17 de mar. de 2009

Catraca livre no aniversário do município

Não. Não é em Florianópolis, que comemora 283 anos dia 23 de março. O presente é no Vale do Itajaí:

Em comemoração ao 75ª. aniversário de Gaspar, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, através da Diretoria de Transporte Coletivo, informa que a Auto Viação do Vale estará circulando com a catraca livre nesta quarta-feira, 18. O acordo feito entre a empresa e a Prefeitura objetiva facilitar o tráfego dos gasparenses no feriado de aniversário da cidade.

Veja mais.

9 de mar. de 2009

Ex-major Newton é comprometido com Dário Berger

Ligando os pontos. Escrevi em dois posts anteriores que ex-major Newton gosta de emitir opinião sobre tudo e sobre todos. A última vez, foi na quinta-feira (05/06), quando afirmou para a reportagem do Diário Catarinense que os estudantes do Movimento Pela Redução da Tarifa não tinham objetivo reivindicatório. Eram apenas "baderneiros". Faltou o comandante exprimir a opinião dele sobre o aumento da tarifa do transporte público em Florianópolis.

Isso ele nunca vai fazer porque está umbilicalmente comprometido com o governo Dário Berger, de quem depende e a quem serve.

No DC, saiu publicado o seguinte:

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Newton Ramlow, disse que interrompeu duas operações de combate ao crime para escoltar a manifestação. Segundo ele, o remanejamento do efetivo teve a intenção de evitar a depredação de pontos de ônibus, telefones públicos e vitrines de lojas, como ocorreu na última manifestação.

O tenente-coronel declarou que, na quarta-feira, havia manifestantes bebendo vodca e disse que boa parte deles não é estudante nem pacífica.