Cabeçalho 1

Mostrando postagens com marcador PT. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PT. Mostrar todas as postagens

9 de mai. de 2012

Briga entre corporações de bombeiros tem motivação eleitoral

Da esquerda para a direita, Matos e Saretta em defesa dos voluntários na CCJ
(Crédito: Eduardo Guedes de Oliveira / Alesc)

Para além da disputa ideológica e de atribuições, a briga na Assembleia Legislativa envolvendo os bombeiros militares e voluntários tem um pano de fundo muito mais relevante para os parlamentares. Trata-se da disputa política-eleitoral, tanto para a situação como para a oposição.

A dança de cadeiras operada na reunião da Comissão de Constituição e Justiça, na manhã em que foi votada a admissibilidade da PEC que dá poder de polícia aos voluntários, trocando deputados titulares contrários à proposta e colocando outros favoráveis, evidencia o interesse eleitoral na disputa.

Principal defensor dos bombeiros voluntários e pré-candidato a prefeito de Joinville pelo PSD, o deputado Darci de Matos substituiu na CCJ o deputado José Nei Ascari, seu colega de partido. Ascari preferiu se abster de votar para não confrontar seu ex-chefe, o ex-governador Luiz Henrique da Silveira, já que ele considerava a PEC inconstitucional. Por outro lado, foi uma forma de criar palanque e prestigiar o candidato do PSD em Joinville.

15 de mai. de 2011

PMDB e PT na mesma chapa em Florianópolis?

O atual titular da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis, Carlos Alberto Pereira da Silva (PMDB), também conhecido como Tucano, defende uma chapa para disputar a Prefeitura em 2012 com seu partido na cabeça e o PT de vice. Quer também o apoio do PDT, PSB, PTB e outros partidos menores.

3 de nov. de 2010

Bancada do PT na Alesc feliz da vida

Foto: Divulgação Alesc

Os petistas começaram a semana felizes, depois da eleição de Dilma Rousseff, como mostra a primeira reunião da atual e da próxima bancada do PT na Assembleia Legislativa. Coube à "veterana" deputada Ana Paula Lima anunciar, em Plenário, a felicidade da bancada.

26 de set. de 2010

'Mutretagem' no ar

Candidato a senador na coligação "A Favor de Santa Catarina, João Ghizoni (PCdoB) não gostou nem um pouco do vídeo usado pela propaganda eleitoral de Cláudio Vignatti (PT) - também candidato ao Senado -, informa um assessor. No final de seu programa na televisão, aparece uma pessoa colando em um carro um adesivo do petista acima do adesivo do candidato a senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), da coligação "As Pessoas em Primeiro Lugar".

A "mutretagem" (mistura de mutreta com trucagem), como chama o assessor, não foi negociada nem com Ghizoni e nem com Ideli Salvatti (PT), candidata à majoritária da coligação, e foi ao ar na sexta-feira 24, mesmo dia em que o presidente Lula empresta sua popularidade ao candidato.

O pior é que o adesivo mantém o número do candidato a governador de LHS, Raimundo Colombo (DEM), arqui-inimigo dos petistas.

Resta saber se a tática de Vignatti, de ser o segundo voto entre os eleitores do PMDB, mais ganha votos dos peemedebistas ou mais desanima os petistas. Certo é que a candidatura de Ghizoni não é para chegar. Mas coerência não faz mal a ninguém.

Em tempo: o trecho da propaganda foi retirado do canal do youtube de Vignatti.

1 de jul. de 2010

Servidores da Prefeitura de Joinville em greve

Os servidores públicos de Joinville, que decidiram na noite de quarta-feira (30) entrar em greve, pedem a reposição da inflação, mais um plano de recuperação da perda salarial, que chega a 30%.

A data-base foi em 1º de maio e no dia 16 de junho a Prefeitura apresentou uma contraproposta: 1% retroativo a maio, 2,20% em setembro e 2,20% em dezembro.

Segundo o movimento, tais índices não recuperam sequer a inflação dos últimos 12 meses.

"Diante da proposta insatisfatória da Prefeitura, da negativa em negociar um plano de recuperação de perdas e da falta de solução para os problemas relacionados a condições de trabalho, os servidores sinalizam greve", diz o manifesto do vereador Adilson Mariano.

"Minha proposta não foi acatada e membros do próprio PT têm criticado minha proposição. A desaprovação deve ser endereçada ao governo, que se nega a apresentar uma contraproposta séria aos servidores."

30 de jun. de 2010

Em Joinville: PT x PT

O Sindicato dos Servidores de Joinville (Sinsej), com cerca de 1.300 servidores presentes em assembleia, decidiu entrar em greve a partir de 13 de julho, se não houver contraproposta da Prefeitura. Dirigido pela ala ideológica do PT (Esquerda Marxista), o sindicato está batendo de frente com prefeito petista Carlito Merss (PT), da ala moderada.

A situação vai respingar na candidatura de Ideli Salvatti, da mesma corrente pragmática de Carlito.

A expulsão do vereador Adilson Mariano, principal liderança da Esquerda Marxista na cidade e no Estado, está sendo cogitado pelo diretório joinvillense.

O Sinsej responde por uma base de cerca de 10 mil servidores.

Agora é oficial: PDT vai ser vice da Ideli

Reunida desde às 19 horas, a direção estadual do PDT ouviu a orientação da direção nacional, transmitida pelo presidente Manoel Dias, de fechar aliança com o PT de Ideli Salvatti. Por sua vez, os petistas garantiram a vaga de vice. O grupo liderado pelo deputado Dagomar Carneiro está descontente com decisão. Alguns acham que a reunião nem deve continuar, pois já está tudo definido pela nacional.

Resta agora escolher o nome: Manoel Dias ou Rodrigo Bornholdt.

Esse blog já havia antecipado a decisão essa manhã.

20 de jun. de 2010

Deputado do PT de Maranhão denuncia cúpula petista

Deputado do PT encerra greve de fome

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) e o líder camponês Manoel da Conceição decidiram encerrar a greve de fome em protesto contra a decisão do PT nacional de apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney.

A decisão foi anunciada, segundo o site Informes, depois que o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), anunciou um acordo que libera a ala liderada por Dutra nas eleições do Maranhão neste ano.

No início da manhã desta sexta-feira (18), Dutra e Conceição desmaiaram no plenário da Câmara, onde faziam o protesto. Eles foram socorridos pelo Departamento Médico da Câmara e medicados. Manoel da Conceição foi transferido para o Incor de Brasília.

Contundente:

14 de mai. de 2010

PT: punido lá e absolvido aqui

Enquanto em Brasília, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, que o PT perdeu o direito de transmissão do programa partidário no primeiro semestre de 2011 e terá de pagar multa por propaganda eleitoral antecipada, além da punição à pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff, em Florianópolis o partido levou a melhor.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em primeira instância, determinou o arquivamento de representação proposta pela ONG Olho Vivo contra a senadora Ideli Salvatti e o prefeito de Itapema, Sabino Busanello, ambos do PT.

A ONG acusou os petistas de prática de propaganda eleitoral extemporânea através da divulgação de fotos da parlamentar, no site da Prefeitura, quando participou do evento "8º Encontro de Amigos de Itapema",

O juiz determinou o arquivamento do processo tendo em vista que a ONG não tem legitimidade para propor representações para apurarão de infrações em relação à propaganda eleitoral - exclusividade de partido político, coligação, candidato ou pelo Ministério Público Eleitoral. 

14 de mar. de 2010

Padre também peca

O padre Círio Vandresen, candidato à prefeito de São José pelo PT, teve suas contas da eleição de 2008 reprovadas em primeira instância pelo juiz Osíris do Canto Machado, da 84ª Zona Eleitoral. A decisão também o impede de concorrer a cargos públicos até 2012.

Conforme o relatório técnico, não ficou comprovada a quitação de R$ 45 mil em dívidas, compostas por dois cheques devolvidos: um no valor de R$ 15 mil e outro de R$ 30 mil. Mais: o candidato somente encaminhou a prestação retificadora em 31 de agosto de 2009, quando deveria tê-lo feito em 7 de janeiro, quase oito meses depois. Para o juiz, isso "deixa subentendido que esse prazo foi utilizado para negociação com os credores na tentativa de obter documentos que comprovassem a quitação das dívidas pendentes".

Dez dias depois de apresentar a retificação atrasada, Círio Vandresen tomou posse como deputado-suplente na vaga de seu companheiro de partido Dirceu Dresch. Ele esquentou a cadeira por 60 dias. Durante esse período, a Assembleia Legislativa ficou em sua composição com dois padres - e petistas. Além de Vandresen, o deputado Padre Pedro Baldissera, com base no Oeste do Estado.

Além de atuar por 17 anos no sacerdócio, inclusive na Comissão Pastoral da Terra, Vandresen já disputou cinco eleições: três vezes como candidato a deputado estadual (1998, 2002 e 2006) e duas vezes como candidato a prefeito no município de São José (2004 e 2008). Na última disputa, pela Prefeitura de São José, ficou em terceiro lugar, recebendo 22.638 eleitores. Sétimo suplente do PT, conseguiu dois meses de mandato depois de conquistar 14.077 votos.

Antes disso exercia cargo no Ministério da Pesca, em Santa Catarina, dirigido pelo também petista catarinense Altemir Gregolin.

Logicamente, a decisão ainda pode ser alvo de recurso judicial, se ele quiser, é claro.

10 de nov. de 2009

CPI: não era para existir

Um ex-presidente estadual do PT, que hoje tem cargo comissionado na Assembleia Legislativa, confirmou que o partido não queria mesmo a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar denúncias de torturas.

Segundo o ex-dirigente, o partido avaliava que a CPI não seria efetiva com o cargo de relator entregue à base do governo estadual, já que a presidência estaria garantida para o deputado Pedro Uczai, líder da bancada petista, e autor do requerimento da instalação da investigação.

9 de nov. de 2009

A CPI morreu, mas quem enterrou?

Há quem diga que o PT não queria a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para não atrapalhar o namoro com o PMDB em nível nacional e estadual.

Autor do requerimento para a instalação da chamada CPI do Sistema Carcerário, o deputado Pedro Uczai, líder interino do PT, de posse de 15 assinaturas protocolou o documento logo na manhã desta segunda-feira (09).

De acordo com o Regimento da Assembleia Legislativa, para ser lido em Plenário, o requerimento pode ser apresentado até 30 minutos antes da abertura da sessão ordinária. Portanto, poderia ser apresentado até as 13:30 de terça-feira (10).

Isso quer dizer que o líder petista deu mais de 24 horas para o governo agir - e pressionar - dissidências entre os deputdos aliados. Se cumprisse o regimento em seu limite, o líder do governo só teria meia hora para trabalhar.

Ou o PT agiu de caso pensado, ou agiu de caso não pensado.

18 de ago. de 2009

PT e PMDB juntos?


A presidente do PT catarinense, Luci Choinacki, admitiu que o partido pode apoiar a candidatura do PMDB, no Estado, caso a direção nacional indique essa decisão. Vão colocar em risco a eleição da senadora Ideli Salvatti, a primeira liderança petista com chances reais de vitória, em nome da aliança do PMDB com Dilma Roussef - a presidenciável preferida de Lula. A confissão foi feita durante almoço da bancada do PT, na Alesc.

5 de mai. de 2009

Ideli: acarranda rumo ao Centro Administrativo

O Hotel Himmelblau, em Blumenau, pode ser considerado a linha de largada da senadora Ideli Salvatti (PT) para a corrida de 2010, durante evento de prestação de contas da família Lima (os petistas Décio e Ana Paula). O evento, que era para ser uma avaliação dos mandatos do deputado federal e da deputada estadual do Médio Vale do Itajaí, se transformou em um verdadeiro comício de campanha ao governo do Estado. Foi pequeno, porém significativo, dada a presença de algumas dezenas de prefeitos, vices e vereadores do PT e partidos aliados, além de sindicalistas, empresários e imprensa.

Cláudio Vignatti (PT), deputado federal e pré-candidato do partido ao Senado, também estava presente. Fez o discurso mais entusiasmado. Em campanha, elogiou o governo Lula, falou que o povo brasileiro está mais feliz e criticou o governo do Estado. Segundo ele, o maior erro dos petistas foi autorizar o repasse dos recursos federais direto para o governo estadual ao invés de mandar diretamente aos administradores municipais. Aliás, o assunto foi destaque também dos outros oradores. Ideli jogou a responsabilidade da demora em liberar os recursos na incompetência de prefeitos ligados à Luiz Henrique da Silveira.

Ficou claro, no discurso da senadora, que seu eixo de campanha vai ser as obras do PAC em Santa Catarina. Ela também deixou escapar que o cargo de vice pode ser ocupado por algum empresário da região do Médio Vale do Itajaí ou Joinville, um setor e duas regiões que o PT pretende prestigiar.

Para 2012, começou a se construir a chapa para a prefeitura de Blumenau, com Ana Paula Lima na cabeça. O mote vai ser a "agenda da reconstrução", que tem mobilizado o casal, a senadora e os outros parlamentares

8 de abr. de 2009

Herneus governador?

Uma tese que o PT está disseminando pela Assembléia Legislativa:

A demora do Parlamento em escolher a vaga deixada pelo ex-conselheiro José Carlos Pacheco (Tribunal de Contas do Estado) é motivada pelo risco do governador perder o cargo depois de decisão do TSE. Quer dizer, se Luiz Henrique for cassado, o candidato consenso para o TCE poderia ser o governador a ser eleito pela Assembléia Legislativa para o mandato tampão até 2010.

O problema da tese é que não leva em conta o prazo da escolha do conselheiro para o TCE e o rito de julgamento do TSE - o último muito mais vagaroso.

20 de mar. de 2009

Petistas e tucanos unidos na mesma homenagem

A solenidade em homenagem ao ex-deputado estadual Paulo Stuart Wright e outros nove catarinenses desaparecidos no período da ditadura militar teve a presença do ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi (PT), e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) – ambos exilados do Brasil na época da ditadura, além das autoridades da província, como deputados, senadores e o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), e o vice-governador, Leonel Pavan (PSDB). A Caravana da Anistia, instituída pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, foi recebida pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorginho Mello (PSDB).

Um evento com a cara do PT, teve as cores dos tucanos. Tudo transcorreu bem do início ao final, mas depois cada um foi para o seu canto. Os petistas foram confraternizar com o Vanucchi e os tucanos almoçar com o Serra.



Fotos: Carlos Kilian / Divulgação Alesc

Para o Sinte, Carlito copia Luiz Henrique

A diretoria do Sinte é proporcional, ou seja, sua composição é formada de acordo com a quantidade de votos recebidos na eleição da diretoria do sindicato. Na última disputa, concorreram duas chapas do PT, e uma chapa do PSTU e comunistas. Quem recebe mais votos, escolhe os principais cargos. Separados, os petistas perderam a eleição, mas, na composição do mandato, juntos, ficaram em maioria.

Hoje a presidência do Sinte, que é rotativa, está sendo comandada pela conhecida Joaninha de Oliveira, ferranha crítica do PT. Mesmo assim, o partido da ex-líder sindical Ideli Salvatti ainda é maioria no Sinte.

O assunto é comentado aqui porque o sindicato dos professores divulgou comunicado em que critica a principal administração municipal do PT em Santa Catarina, a de Carlito Merss em Joinville. Está sendo denunciado que o prefeito assinou convênio com o secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer (PSDB), para municipalizar as quatro unidades dos Centros de Educação Infantil (CEIs).

O Sinte até tentou convencer Merss a mudar de opinião, como não conseguiu divulgou: "a municipalização é um caminho para a privatização do ensino público; no entanto, eles preferiram dar ouvidos a Bauer e LHS".

Cabe a pergunta: o Sinte está promovendo fogo-amigo contra a maior administração petista ou o PSTU está dando pau no partido de Ideli sem a concordância dos colegas? A briga se torna ainda mais estranha porque os petistas instalados no Sinte são aliados, alguns até assessores, da pré-candidata ao governo Ideli Salvatti. E, para todos os efeitos, Joinville é a vitrine.

A propósito: municipalização pode abrir espaço para a privatização, mas não é sinônimo.

6 de fev. de 2009

Dilma, a preferida de Ideli


Depois de apresentar todas as qualidades da ministra Dilma Roussef como 'gerentona' do governo Lula, a senadora Ideli Salvatti emendou mais um atributo: "E agora muito mais bonita", disse sobre sua pré-candidata favorita.

Ela fez, durante encontro do diretório estadual do PT com a presença do presidente nacional Ricardo Berzoini, um apelo à unidade dos petistas e à ação política para conquista de "mentes e corações" - e votos também. "Chega de nós mesmos nos atrapalharmos", ensinou. A senadora propôs ainda a criação de um grupo em SC para fazer acompanhamento das obras do PAC - quase um comitê eleitoral de Dilma.

17 de dez. de 2008

Orçamento 2009 (II)

Outra emenda importante politicamente é a de nº. 2, de autoria da bancada do PT, que destina recursos para a implantação do piso salarial nacional para os professores do magistério público da educação básica. Com essa aprovação, o relator do Orçamento Renato Hinnig (PMDB), reconhece o piso salarial, mesmo que Luiz Henrique da Silveira tenha sido um dos cinco governadores a questionarem a lei, aprovada pelo Lula, no Supremo Tribunal Federal.

10 de dez. de 2008

Indecisão petista

A bancada do PT na Assembléia Legislativa está em reunião-almoço para definir sua posição em relação ao processo sucessório da Mesa Diretora. Os petistas não tem posição consensual sobre apoiar ou não a chapa Jorginho Melo (PSDB) e Gelson Merísio (DEM). Tampouco definiu um nome para ocupar a 2ª vice-presidência, ora ocupada pela deputada Ana Paula Lima. A decisão está condicionada à acomoação da bancada nas comissões temática e, em especial, na criação da comissão de pesca.