Cabeçalho 1

Mostrando postagens com marcador Sindsaúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sindsaúde. Mostrar todas as postagens

5 de nov. de 2012

Greve dos servidores da saúde - Conversas Cruzadas TVCOM

15 de out. de 2012

Servidores da saúde de Joinville realizam ato público

Os servidores estaduais da saúde, com a greve suspensa desde a semana passada, começam a realizar atividades de protesto nas unidade de saúde. Em Joinville, nesta segunda-feira, 15, os servidores realizam ato público de uma hora, das 13h às 14h, no Pronto-Socorro do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. As duas unidades do município participam da atividade e contam com reforço dos trabalhadores de Florianópolis. Na quarta-feira, 17, o ato público será realizado na Capital, a partir das 14h, na Praça Tancredo Neves, Centro.

A agenda de paralisações de uma hora, todos os dias, reforça a mobilização e o caráter temporário da suspensão da greve.

9 de out. de 2012

Paralisação afeta 70% do serviço público estadual de saúde

A greve de praticamente apenas um dia, suspensa temporariamente em decisão da assembleia após apelo do governo do Estado, paralisou cerca de 70% do serviço público estadual do Estado, de acordo com estimativa da diretora do Sindsaúde, Simone Hagemann.

O movimento alcançou as 10 principais unidades de saúde do Estado: Instituto de Psiquiatria (IPQ), Hospital Regional de São José, Maternidade Carmela Dutra, Hospital Celso Ramos, Cepon, Hemosc, Hospital Nereu Ramos, Hospital Infantil, Maternidade Darcy Vargas e Hospital Regional de Joinville.

Ficaram mantidos os atendimentos de emergência e urgência. Os pacientes já internados também continuaram recebendo assistências. As demais atividades ficaram suspensas.

Saúde decide suspender greve por duas semanas

Foto de Carlos Kilian / Agência AL
A assembleia extraordinária dos servidores da saúde, reunidos no hall da Assembleia Legislativa na tarde terça-feira (09/10), aprovou a suspensão temporária da greve da categoria até o dia 23 de outubro. A defesa da proposta foi feita na reunião pelos integrantes do comando de greve, que resolveu dar um voto de confiança ao governo do Estado.

Também ficou decidido manter paralisação de uma hora, todos os dias, das 13 às 14 horas.

Clique para aumentar
Em ofício enviado na segunda-feira (08/10), o secretário-adjunto da Secretaria da Saúde, Acélio Casagrande, pede aos diretores do Sindicato da Saúde a supensão do movimento por 15 dias, quando o governo promete apresentar manifestação "acerca da pauta de reivindicações".

Para a direção do sindicato, no entanto, ainda fica a dúvida sobre o conteúdo da contraproposta que o governo vai apresentar em duas semanas e qual ponto da pauta de reivindicações o governo pretende atender.

Deputado Soares comenta greve dos servidores da saúde

Publicado originalmente no site do deputado Sargento Soares
A deflagração da greve dos servidores estaduais da saúde foi comentada na tarde desta terça-feira (09/10) pelo deputado Sargento Amauri Soares em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa. Os servidores estão há mais de um mês mobilizados em torno do reajuste salarial, quando o governo, segundo o deputado, "de forma imprudente provocou a categoria".

A mobilização começou depois que Secretaria de Estado da Saúde anunciou o corte gradual de horas extras, chamadas de horas plantão, e a contratação de 300 servidores para o Hospital Regional de São José. Segundo o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), o pagamento da hora plantão representa hoje de 30 a 75% do salário dos servidores. Por mais de 20 anos, ainda segundo o sindicato, o governo se utilizou do expediente da hora plantão para suprir a falta de funcionários, deixando os servidores, na opinião do deputado, "sufocados por uma jornada de trabalho intensa".

Sindsaúde: Edileuza Fortuna fala sobre a deflagração da greve

Edileuza Fortuna, vice-presidente do Sindicato da Saúde (Sindsaúde), fala sobre os motivos que levaram os servidores da Saúde a deflagrar a greve no serviço público de saúde, em entrevista para a Rádio Alesc e TVAL. No momento da entrevista, os servidores realizam assembleia extraordinária, no hall da Assembleia Legislativa, para discutir pedido do governo de suspensão da greve por 15 dias até uma nova contraproposta.


 

21 de out. de 2011

Governador sugere reformar PMs excluídos

Em reunião com o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), o governador Raimundo Colombo falou sobre uma pauta que, aparentemente, não tem nada a ver com a categoria. Colombo disse que está estudando uma maneira de aposentar (ou seja, reformar) os policiais militares expulsos por participar de manifestação reivindicatória e empregá-los em outro local, como a Assembleia Legislativa, por exemplo.

Ele não deu detalhes sobre essa proposta, por isso, cabe algumas perguntas:

- se há lei federal anisitiando os PMs, por que não cumpri-la?
- é legal reformar policiais em plenas condições de saúde para trabalhar?
- para fazer isso, primeiro vai ser necessário reintegrá-los à Polícia Militar?
- interessa mais à sociedade contar com mais 18 PMs para fazer segurança pública ou aposentá-los?
- essa é a vontade dos PMs excluídos?
- o governo está criando um problema para resolver outro?

Com a palavra, o comandante da Polícia Militar e o governador do Estado.

PS: O assunto entrou em pauta porque o Sindsaúde também pede anistia aos processos abertos contra o sindicato, que estão quase inviabilizando financeiramente a entidade.

18 de out. de 2011

Sindsaúde organiza mobilização dia 19

Com pendências na negociação e sem retorno do governo estadual, servidores da Saúde do Estado, através do Sindsaúde, realizam quarta-feira (19) o dia de mobilização com concentração e paralisação nos hospitais.

Só na Grande Florianópolis foram encomendadas 2.500 coxinhas e em Joinville, mais de 300 salgadinhos - para lembrar ao governo que o vale-alimentação da categoria, de R$6, está congelado há mais de 10 anos, e é um dos itens da pauta que não avançou.

Outros pontos também estão sem resposta. Como a reposição da inflação de 8,33% - referente ao período de 2009 a 2010 - e abertura de concurso público.

No dia 15 de junho deste ano, a categoria da saúde conseguiu arrancar do governo uma dívida antiga não cumprida no acordo de greve, a incorporação do abono de R$16,76%. Como garantia para não decretar greve na época, a Secretaria da Saúde se comprometeu a realizar estudo dos demais itens da pauta e avançar junto com o SindSaúde nas questões em um prazo de 120 dias. Encerrado no dia 15 de outubro, a categoria volta a manifestar descontentamento e a exigir do Executivo uma posição.

15 de jun. de 2011

Servidores da saúde podem entrar em greve

Foto: Luciana de Moraes
Depois de quase um mês em greve do magistério estadual, os servidores da saúde podem desencadear uma paralisação por melhores condições salariais. Nesta quarta-feira (15), a categoria faz assembleia no Centro da Capital.

Segundo informa o boletim do Sindsaúde-SC, em duas rodadas de negociação com o scretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, não foi apresentada proposta concreta, apesar de reconhece a defasagem.

18 de mar. de 2011

A privatização da saúde em debate

O debate sobre a transferência administrativa dos hospitais públicos do Estado para as organizações sociais e sua implicação na privatização do Sistema Único de Saúde (SUS) será incentivado com a realização de seminário sobre o tema, promovido pelo SindSaúde e Sindprevs. O evento vai ser dia 28 de março, das 14h às 19h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis (SC).

A transferência da saúde pública estadual está entre as principais metas do governo Raimuindo Colombo e do secretário de Saúde, Dalmo de Oliveira.

1 de out. de 2010

Sindsaúde quer explicações sobre gravações do DEM

No set de filmagem de Raimundo Colombo, pacientes do Hospital e Maternidade Tereza Ramos ficam em segundo lugar para gravação de campanha eleitoral.

“As gravações em primeiro lugar”, este é o slogan perfeito para retratar a campanha política encabeçada pelo candidato Raimundo Colombo. Durante a gravação do seu programa no Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, as cirurgias marcadas para o dia tiveram que ser interrompidas para aguardar a conclusão das filmagens eleitorais. Além da mudança de prioridade do atendimento para a produção de campanha, o risco maior estava na contaminação do local com a entrada de equipamentos não esterilizados.

14 de mai. de 2010

Negociação entre saúde e governo mais próxima do fim


Fotos: Linete Martins / Divulgação

O governo do Estado deu mais um aceno em direção a um acordo com os trabalhadores da saúde. Em reunião, na tarde de sexta-feira (14), entre os dirigentes do Sindsaúde e o secretário da Administração, Paulo Eli, foi confirmado que o governo que vai acatar a reivindicação da categoria e incorporar ao vencimento o abono de 16,78% para toda a Secretaria da Saúde, independente do nível e do local de trabalho.

A conversa teve ainda a presença da deputada Ana Paula Lima (PT), representando a comissão de Saúde da Alesc.

Segundo informou o sindicato, a incorporação do abono para todos os servidores vai significar um impacto de R$ 41 milhões na folha de pagamento, enquanto que a medida provisória que concedia reajuste discriminatório teria impacto de R$ 39 milhões.

O governo agora vai estudar um parecer legal, através da Procuradoria do Estado, para encaminhar projeto de lei à Assembleia Legislativa até 3 de junho.

Na próxima quarta-feira (19), o governo se reúne novamente com o Sindsaúde.

5 de mai. de 2010

Saúde: acordo à vista

Foto: Ivan Pimentel

De acordo com informações da assessoria de imprensa da deputada Odete de Jesus (PRB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, um acordo entre o governo e o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde) pode dar um fim ao indicativo de greve da categoria.

Segue trecho da notícia:
O SindSaúde aceitou aguardar até o próximo dia 14, quando receberá um projeto que prevê reposição salarial de 7,5% por conta da inflação de 2009/10, o que é permitido por lei, e o parcelamento de outros 9,26% previstos na incorporação do abono de 16,76% da Lei Complementar 479/09. O secretário de Estado da Administração, Paulo Eli, garantiu que estudo estará pronto até a data do novo encontro.
Além da deputado Odete, participaram da negociação os seguintes parlamentares: Ana Paula Lima (PT), Darci de Matos (DEM), Antonio Aguiar (PMDB), representando a base do governo da Alesc, e Kennedy Nunes (PP).

27 de nov. de 2009

Servidores da saúde conquistam reajuste e suspendem greve

A assembleia dos servidores da saúde aprovou, no final da tarde de sexta-feira (27), a última proposta da Secretaria da Saúde de reajuste através de abono e suspenderam o estado de greve. A oferta de incremento salarial de duas parcelas de 8,38 % (janeiro e maio de 2010) sobre o vencimento básico foi negociada com o comando de greve e representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde). O aumento não vai surtir efeito sobre os adicionais, como tempo de serviço e insalubridade, mas vai ser descontado nos impostos de renda e previdenciários.

No próximo ano, a categoria vai continuar a mobilização para incorporar o abono ao salário.