Cabeçalho 1

22 de nov. de 2010

Escola de samba de Florianópolis faz homenagem à Revolução Cubana: "Cuba Sim! Em Nome da Verdade"


Pela primeira vez no Brasil, uma escola de samba desfila no carnaval brasileiro com o samba enredo sobre a Revolução Cubana. O tema "Cuba Sim! Em Nome da Verdade" vai ser desenvolvido pela União da Ilha da Magia, a escola de samba mais nova de Florianópolis.


O motivo para prestigiar Cuba, conforme a sinopse do enredo, é o período de comemoração dos 200 anos da independência na América do Sul:

"Aproveitando essa data mágica, quando muitos países irmãos começaram a sonhar em ser livres de dominadores estrangeiros, encontramos um em especial, Cuba, que nos dias de hoje ainda é notícia por seus ideais de liberdade, lutas e conquistas sociais, assim como pelo preço que paga por querer administrar suas terras sem influência de nenhuma potência estrangeira, principalmente da maior delas, os Estados Unidos da América, que além de vizinho, sempre sonhou em fazê-la um paraíso de ricos e milionários."

A composição do samba enredo é de Júlio Maestri e Vinícius da Imperatriz e destaca as conquistas da revolução cubana, que vai ter completado 52 anos no Carnaval 2011.

Em julho, uma comitiva da escola esteve em Cuba para conhecer mais sobre o processo revolucionário. Os participantes se encantaram com o país e se convenceram do tema.

Comitiva da UIM formada pelos diretores Rico e Joel, Jaime Cezário (carnavalesco) e Edison Puente (ACJM-SC), ao lado de diretores do Museu e de Fabio Simeon.
A história como escola de samba Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba União da Ilha da Magia é recente. Mas, o grupo começou em 1993 como bloco carnavalesco. Em seu primeiro carnaval, homenageou a Lagoa da Conceição e sua comunidade, o berço onde nasceu a agremiação. A UIM é conhecida também por seus trabalhos sociais na comunidade e seu aspecto "socialista" de trabalhar.

A escola tem o apoio da Associação Cultural José Martí de Santa Catarina (ACJM-SC).




Samba de Enredo Carnaval 2011
Cuba sim! Em nome da verdade

Compositores: Júlio Maestri e Vinícius da Imperatriz



Uma forte emoção,

No meu coração...

Liberdade!

Eu sou União

A voz de um povo pela igualdade

Sonhos... de um poeta ecoam no ar

Cuba... o desejo de se libertar

Conquistou a independência

Do Tio Sam sofreu influência

Momentos de luta estão na memória

Fidel e Che fizeram história

Me levam na busca por um ideal

Que vai embalar, nosso carnaval!

Guerreiros unidos na Revolução

Pelo bem de uma Nação

Um preço a pagar, não vou negar

Mas a Comunidade em primeiro lugar

Os sonhos se tornam verdade

Trazendo pra muitos a felicidade

Com saúde, educação

A base pra um cidadão

Esporte, cultura, na arte... mistura

Riqueza, o Mundo se encantou

No Cabaré Tropicana,

Carmem Miranda deu um show!

Ilha de pura Magia

Vem sambar...

Verde, Branco e Ouro

Na Avenida vai brilhar