Cabeçalho 1

23 de mar. de 2008

Florianópolis, 282 anos (I)



O vídeo é de quatro outonos atrás, mas o que vale é a homenagem.

Contagem regressiva

Falta uma semana para os servidores comissionados do Executivo deixarem seus cargos a fim de se candidatar a prefeito, vice-prefeito e vereador. O governador Luiz Henrique da Silveira determinou que os "ocupantes de cargos de provimento em comissão" deverão se "desincompatibilizar" até 31 de março de 2008.

Mimo

Já comparei aqui a briga político-partidária, repito, político-partidária, como uma luta de boxe. A revista "Rolling Stones" do Brasil também usou a mesma imagem para explicar o entrevero, no Senado, entre a líder petista, Ideli Salvatti, e o líder tucano, Arthur Virgílio.

O chargista Milton Rodrigues Alves ilustrou a entrevista que a revista produziu com os dois líderes. Depois Ideli, no dia de seu aniversário (18/03), presenteou Virgílio com a ilustração.



Fotos: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil (clique nas fotografias para ampliá-las)



Em 2002, Ideli foi eleita senadora da República, por Santa Catarina, com 1.054.304 votos (18,81% dos votos válidos), enquanto Lula conquistou 56,5% do eleitorado catarinense. No Amazonas, Virgílio se elegeu com 608.762 votos (29,41%), ao passo que Lula fez 48% dos votos.

Quatro anos depois, Lula recebeu 33% de votos em Santa Catarina e conquistou 78% do eleitorado amazonense. Virgílio, que disputou o cargo de governador do Amazonas, fez 74.900 votos ou 5,5% de votos válidos.

Eis as melhores frases das entrevistas que tem o título de "...E Soa o Gongo no Senado":

Arthur Virgílio

Não sou masoquista, mas me submeti de maneira consciente à pancadaria. Como no boxe, tem a hora em que você precisa apanhar. Em 2002, tive a maior votação da história do Amazonas. Quatro anos depois, enfrentei um fiasco numérico. Um round foi meu. No outro, tive de ir para as cordas.

Eles [PT] fizeram tanta sacanagem na prefeitura de Santo André que desmoralizaram o santo. Daqui a pouco, o santo vai a um terreiro de macumba para recuperar a imagem.

A oposição no Brasil está distante da sociedade. Não tem base sindical ou estudantil. É como se tivéssemos aceitado a idéia estapafúrdia de que a luta sindical é privilégio dos cutistas. Eles eram onças no governo passado e viraram gatinhos angorás no governo Lula.

O PSDB tem experiência de oposição, mas desenvolvemos um certo "não-me-toques", uma arrogância. Nós desfilamos, não caminhamos. Somos a elite intelectual do país. E dentro dessa minoria é que o PSDB, ainda há uma minoria paulista que se acha mais preparada. A gente se perde nessas luvas de pelica e punhos de renda. Prefiro a briga.

Ideli Salvatti

Em Santa Catarina, a PF [Polícia Federal] prendeu o empresário Fernando Marcondes de Matos, um dos mais importantes do Estado. Se me tivessem dito há alguns anos que ele seria preso, eu iria rir.

A oposição está no papel dela, criticando, denunciando. Quando nós fomos oposição, fizemos a mesma coisa. Eu fui oito anos deputada de oposição e era das piores. Não deixava passar uma vírgula. Mas gostaria de ocupar meu tempo de movo mais efetivo.

O que está em jogo é uma disputa de classes. Nós estamos numa guerra de classes. O governo do presidente Lula é um governo que tem lado.

Da mesma forma que não há condições objetivas para um terceiro mandato de Lula, não condições para um golpe. Porque se houvesse... A coceirinha no dedo da rapaziada do lado de lá é grande. É como no boxe: se você não pode dar um golpe direto no queixo, fica fustigando.

20 de mar. de 2008

Blog do Tupã 1 x 0 imprensa

Este blog anunciou ontem, em primeiro lugar, a visita de cortesia da líder do PT no Senado, Ideli Salvatti, para o presidente estadual do PP, deputado Joares Ponticelli, na Assembléia Legislativa, antes da reunião com a bancada petista. Os jornais de SC anunciaram o encontro quase 24 horas depois.

Na coluna de hoje, o jornalista Paulo Alceu publicou a mesma informação, com muito mais detalhes, é verdade, e a mesma foto.

O mestre Cesar Valente, colunista do "Diarinho", também publicou o mesmo conteúdo, somente hoje, e com suas costumeiras 'molecagens' na foto.

Roberto Azevedo em sua coluna Informe Político, no "Diário Catarinense", informou sobre a reunião entre a senadora e a bancada petista da Assembléia. Apenas hoje. O Blog do Azevedo foi o que chegou mais perto. Publicou a notícia ontem às 20h26.

Agora, o orgulho mesmo fica por conta de furar o jornalista Moacir Pereira, também do DC. Ele publicou a notícia em seu blog apenas às 21h24min.

Chegaram atrasados ainda a coluna Canal Aberto, do jornalista Cláudio Prisco Paraíso ("A Notícia" de Joinville), que só publicou a informação na edição de hoje; a coluna de Adelor Lessa, do jornal criciumense "Tribuna do Dia"; e, ainda em Criciúma, o "Jornal da Manhã", publicou texto (e a mesma foto) na coluna política de Karine Manarin.

19 de mar. de 2008

Ideli visita Ponticelli

Depois de confirmar a visita do presidente Lula em SC para a véspera do feriado de Paixão de Cristo, a senadora Ideli Salvatti (PT) visitou o gabinete do deputado oposicionista Joares Ponticelli (PP). O encontro foi uma espécie de visita de cortesia, porque o compromisso da senadora era com a bancada petista.


Foto de Eduardo Guedes de Oliveira / Divulgação Alesc

Dicionário do pós-moderno (I)

Açambarcar
Em língua portuguesa quer dizer abranger; abarcar; monopolizar; acumular mercadorias em grande quantidade para provocar a sua falta no mercado e vendê-las depois por preço elevado.

É um termo rebuscado, muito usado pelos pós-modernos. Veja exemplo extraído do artigo A crise geral dos paradigmas dissensuas da sociologia:

"O que o aguçamento da crise do marxismo aflora, é que as hipóteses vigas-mestre das explicações sociológicas, que em função dos próprios objetivos da Ciência, historicamente concentraram-se mais no exame dos processos e das estruturas do que no papel do indivíduo, tornaram-se insuficiente para açambarcar a complexidade das sociedades e conseqüentemente, de explicá-las de forma cientificamente satisfatória."

O autor quer dizer que o marxismo não explica mais a realidade.

18 de mar. de 2008

Luta livre

Pela enésima vez, os deputados Joares Ponticelli (presidente estadual do PP) e Manoel Mota (líder da bancada do PMDB) protagonizaram cenas de pugilismo político-partidário.

Primeiro round
Ponticelli inicia o ataque, com golpes acima da linha de cintura, fazendo denúncias contra o governador Luiz Henrique da Silveira, cujo comportamento, diz ele, é de "quem serviu ao DOPS”.

Segundo round
Mota contra-ataca com golpes abaixo da linha de cintura. "O pior cego é aquele que tem dois olhos, mas não enxerga", disse o líder peemedista tentando defender seu chefe e elencando os feitos do governador.

Terceiro round
O líder da oposição responde com um poderoso direto no queixo: "O pior mentiroso é aquele que acredita na própria mentira".

Nocaute. E a platéia se atira no chão de tanta emoção.