Cabeçalho 1

20 de jun. de 2010

Deputado do PT de Maranhão denuncia cúpula petista

Deputado do PT encerra greve de fome

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) e o líder camponês Manoel da Conceição decidiram encerrar a greve de fome em protesto contra a decisão do PT nacional de apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney.

A decisão foi anunciada, segundo o site Informes, depois que o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), anunciou um acordo que libera a ala liderada por Dutra nas eleições do Maranhão neste ano.

No início da manhã desta sexta-feira (18), Dutra e Conceição desmaiaram no plenário da Câmara, onde faziam o protesto. Eles foram socorridos pelo Departamento Médico da Câmara e medicados. Manoel da Conceição foi transferido para o Incor de Brasília.

Contundente:

18 de jun. de 2010

Novidade no site da Alesc

A Assembleia Legislativa colocou em prática, essa semana, um sistema para acompanhar a movimentação das proposições legislativas (projetos de leis, PECs etc) através de e-mail. Chamado de "Push Alesc", a ferramenta é vinculada à plataforma Proclegis, que cuida de todo processamento legislativo da Casa.

A ferramenta é simples. Basta fazer um cadastro e adicionar à sua conta a proposição que interessar. Um e-mail será enviado toda vez que houver movimentação, quando for aprovado ou rejeitado por uma comissão, quando receber pedido de vistas, por exemplo.

Agora, falta o sistema Proclegis incluir, além do texto original das proposições, as emendas, os substitutivos globais, as redações finais e toda e qualquer alteração. Afinal, durante a tramitação a proposta pode sofrer várias alterações, mas a Alesc só disponibiliza a primeira versão. Depois e por enquanto (espero), para ter acesso ao resultado final, somente no site do governo que disponibiliza as leis já sancionadas.

Os sites do Senado e da Câmara dos Deputados já dispõem desse tipo de tecnologia. Portanto, não é nada de outro mundo.

De qualquer forma, parabéns para Assembleia Legislativa de SC.

Para conhecer o sistema e se cadastrar, clique aqui.

17 de jun. de 2010

Em ritmo de Copa (e de eleição)

O fim de semana começou mais cedo na Assembleia Legislativa. A sessão da manhã de quinta-feira (17) foi encerrada, antes mesmo de começar, pelo presidente Gelson Merísio (DEM) por falta de quórum. Não foi possível reunir o número mínimo de oito deputados para começar os trabalhos.

O PDT e a disputa pela vaga de vice ou outro cargo

A disputa por uma possível vaga de vice-governador na chapa de deputada Angela Amin (PP), que vai concorrer ao governo do Estado, dentro do PDT está acirrada, mesmo antes da conclusão da aliança. Os dois nomes mais comentados são do deputado Dagomar Carneiro e do ex-prefeito de Joinville Rodrigo Bornholdt.

Carneiro desfila pelo tapete vermelho da Assembleia Legislativa com panca e staff de vice-governador. Já Bornholdt não é tão deslubrado assim, e tem dito por aí que não aceita ser vice em qualquer chapa e de qualquer maneira.

Mas tem pedetista que está pronto para qualquer negócio.

O vereador Zéca Bombeiro, do PDT de Blumenau, divulgou nota, através de sua "acessoria de comunicação" (sic), para lembrar a direção pedetista que ele é o segundo mais votado no Estado, portanto, está apto para ser primeiro-suplente de senador. Escreve ainda que, em nome do "fortalecimento da ideologia partidária", ele se apresenta para enfrentar essa batalha "indiferente da coligação a ser fechada, e do candidato que encabeçar a chapa" (sic). É muita ideologia partidária!

Apesar da vontade de alguns pedetistas de aportarem, de corpo de alma, na barca do pepista, nada está definido. Luiz Viegas, ex-delegado do Ministério do Trabalho em SC e dirigente do partido, tuitou ontem (16/05):

Dia agitado hj. Reuniões pela manhã com PT/PRB e PcdoB e agora com PP. Difícil dizer com quem o PDT seguirá mas as conversas continuarão ...

Em resumo: tudo ou nada pode acontecer.

PS: O sic serve para evidenciar que o uso incorreto ou incomum de pontuação, ortografia ou forma de escrita presente em uma citação, provém de seu autor original.

Peninha em campanha, na Alesc

Divulgação Alesc (clique para ampliar)

O gabinete do deputado, número 108, Rogério "Peninha" Mendonça (PMDB) parece que já se transformou em seu comitê de campanha para deputado federal. Já tem até número de votação, mesmo antes do registro no TRE.

Na foto, parece que ele está escolhendo como vão ser os adesivos de parachoque.






16 de jun. de 2010

Blog do Tupã 5 x 0 imprensa

Esqueci de comentar a incrível "coincidência" entre um título desse blog, publicado no dia 14 de junho às 16:45, e um título do jornal "Diário Catarinense" na edição do dia seguinte.

Para entender do que se trata, leia o post aqui e clique na imagem abaixo do jornal. A diferença é quem está segurando a bola.

FAM 2010: A Mosca na Cinza - uma história sem final feliz

No cinema e na TV, normalmente, o mundo da prostituição é tratado com tons de glamour e charme. Não é o que acontece na película argentina "La mosca en la ceniza" (A Mosca na Cinza). Espécie de filme-denúncia, o roteiro trata da vida de duas jovens amigas que saem do interior da Argentina para tentar uma vida melhor na capital Buenos Aires, mas acabam se tornando prisioneiras de um bordel.

Enquanto uma, a mais fraca e aparentemente mais tola, se adapta para ganhar força e confiança, a outra só pensa em fugir, tornando o ritmo do enredo tenso do começo ao fim. As duas se complementam e se tornam cúmplices de um pecado que não tiveram culpa.

Exibido na noite de terça-feira (15), no Florianópolis Audiovisual do Mercosul, o filme escancara a realidade dos prostíbulos do lado de cá do hemisfério, onde milhares de garotas são praticamente escravizadas para servir ao mercado da prostituição, com a anuência das autoridades policiais, políticas e judiciais.

É uma história contada sob o ponto de vista feminino, com a crueza do mundo da prostituição, que, certamente, não tem final feliz.