A Apufsc (Associação dos Professores da UFSC) realiza hoje e amanhã duas assembleias que vão definir o futuro político da entidade. Serão colocadas em votação as propostas de saída do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e transformação da Apufsc em sindicato próprio.
O Andes é uma das federações de trabalhadores do país que mais tem feito oposição ao governo Lula. No espectro político, está à esquerda do PT, contendo composições políticas do PSTU, Psol, comunistas, bolivarianos, trostkystas e intelectuais de esquerda independentes.
Essa oposição ao governo petista rendeu a criação de uma outra federação de associações de professores universitários - chamada de Proifes (Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior) - formado por um agrupamento mais chapa branca e ligado ao governo federal.
A direção política que atualmente ocupa a Apufsc está à direita do governo Lula, e também tem interesses contrários ao Andes. A campanha pela desfiliação está sendo conduzida também por setores do CTC (Centro Tecnológico) e pela Administração da UFSC.
Vai ser uma votação importante e que pode influenciar o sindicalismo catarinense, principalmente porque a Apufsc é um dos poucos sindicatos em SC que se comporta de forma autônoma e independente. Claro, vai influir ainda na vida dos 1.600 professores.
Cabeçalho 1
16 de set. de 2009
15 de set. de 2009
[foto] Sarney, democria e tornado
Presidente do Senado, José Sarney, participa de sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Democracia. Pelo jeito o senador vai sair ileso do olho do tornado que passou pelo Congresso Nacional.
Foto: Antonio Cruz/ABr
Comitiva do legislativo vai para Brasília
O presidente da Assembleia Legislativa e os líderes das bancadas viajam amanhã para Brasília para realizar audiência com o ministro do Transporte. A pauta é a construção da Ferrovia Litorânea, que vai de Imbituba a Araquari e liga os quatros portos catarinense (Imbituba, Itajaí, Imbituba e São Francisco do Sul). O voo (TAM 3074) parte às 6:30.
Atraso desse blogueiro
Se sobrou algum leitor para esse blog, peço desculpa por não atualizar com a frequência necessária. Compromissos funcionais dificultaram meu comprometimento com esse blog. Mas daqui em diante vai ser diferente. É um compromisso.
1 de set. de 2009
Atraso digital na Alesc
As reuniões das comissões e as sessões plenárias ainda são gravadas através das antigas fitas cassetes. A Assembleia Legislativa ainda não adotou a gravação digital, que economiza espaço físico para armazenamento e ainda pode ser disponibilizada ao público, através da internet, mais facilmente. Um problema é que os "tocadores" estão acabando e logo serão extintos, e sua manutenção está cada vez mais difícil.
Somente as audiências públicas são gravadas digitalmente pela equipe de taquigrafia há pelo menos um ano.
Somente as audiências públicas são gravadas digitalmente pela equipe de taquigrafia há pelo menos um ano.
25 de ago. de 2009
Padre pedófilo isolado no presídio
[foto] Presídio de Rio do Sul

Inaugurado às pressas, Presídio de Rio do Sul não tem água encanada, telefone, internet, rede de esgoto, guaritas de segurança suficientes e iluminação adequada. Duas fugas já aconteceram em três meses.
Fotos: Alexandre Brandão
* Aviso ao leitor (4 de maio de 2010, 11:20): uma das fotos foi retirada a pedido.
Assinar:
Postagens (Atom)


