Assentamento 25 de Maio, Santa Terezinha, Alto Vale do Itajaí, no dia mais frio do ano, entre 3 e 5º C
Cabeçalho 1
8 de mai. de 2009
A noite mais fria no assentamento do MST
Assentamento 25 de Maio, Santa Terezinha, Alto Vale do Itajaí, no dia mais frio do ano, entre 3 e 5º C
5 de mai. de 2009
Ideli: acarranda rumo ao Centro Administrativo
O Hotel Himmelblau, em Blumenau, pode ser considerado a linha de largada da senadora Ideli Salvatti (PT) para a corrida de 2010, durante evento de prestação de contas da família Lima (os petistas Décio e Ana Paula). O evento, que era para ser uma avaliação dos mandatos do deputado federal e da deputada estadual do Médio Vale do Itajaí, se transformou em um verdadeiro comício de campanha ao governo do Estado. Foi pequeno, porém significativo, dada a presença de algumas dezenas de prefeitos, vices e vereadores do PT e partidos aliados, além de sindicalistas, empresários e imprensa.
Cláudio Vignatti (PT), deputado federal e pré-candidato do partido ao Senado, também estava presente. Fez o discurso mais entusiasmado. Em campanha, elogiou o governo Lula, falou que o povo brasileiro está mais feliz e criticou o governo do Estado. Segundo ele, o maior erro dos petistas foi autorizar o repasse dos recursos federais direto para o governo estadual ao invés de mandar diretamente aos administradores municipais. Aliás, o assunto foi destaque também dos outros oradores. Ideli jogou a responsabilidade da demora em liberar os recursos na incompetência de prefeitos ligados à Luiz Henrique da Silveira.
Ficou claro, no discurso da senadora, que seu eixo de campanha vai ser as obras do PAC em Santa Catarina. Ela também deixou escapar que o cargo de vice pode ser ocupado por algum empresário da região do Médio Vale do Itajaí ou Joinville, um setor e duas regiões que o PT pretende prestigiar.
Para 2012, começou a se construir a chapa para a prefeitura de Blumenau, com Ana Paula Lima na cabeça. O mote vai ser a "agenda da reconstrução", que tem mobilizado o casal, a senadora e os outros parlamentares
Cláudio Vignatti (PT), deputado federal e pré-candidato do partido ao Senado, também estava presente. Fez o discurso mais entusiasmado. Em campanha, elogiou o governo Lula, falou que o povo brasileiro está mais feliz e criticou o governo do Estado. Segundo ele, o maior erro dos petistas foi autorizar o repasse dos recursos federais direto para o governo estadual ao invés de mandar diretamente aos administradores municipais. Aliás, o assunto foi destaque também dos outros oradores. Ideli jogou a responsabilidade da demora em liberar os recursos na incompetência de prefeitos ligados à Luiz Henrique da Silveira.
Ficou claro, no discurso da senadora, que seu eixo de campanha vai ser as obras do PAC em Santa Catarina. Ela também deixou escapar que o cargo de vice pode ser ocupado por algum empresário da região do Médio Vale do Itajaí ou Joinville, um setor e duas regiões que o PT pretende prestigiar.
Para 2012, começou a se construir a chapa para a prefeitura de Blumenau, com Ana Paula Lima na cabeça. O mote vai ser a "agenda da reconstrução", que tem mobilizado o casal, a senadora e os outros parlamentares
4 de mai. de 2009
Corinthians fenomenal e invencível

Parecia que o Corinthians ia tomar um corridão, como sofreu do Atlético Paranaense, na quarta-feira passada, quando levou três gols nos primeiros 50 minutos. Naquele jogo da Copa do Brasil, o Timão conseguiu se reabilitar e diminuir a diferença para um gol.
Mano Menezes conseguiu aproveitar aquela derrota para dar uma lição aos jogadores corinthianos, e evitar uma superação do Santos no último jogo da final.
Os praianos começaram o primeiro tempo indo pra cima, tentando ferir o Corinthians. Abriu o placar, com um gol de penalti irregular, mas não conseguiu, de fato, machucar o Timão.
Como aconteceu várias vezes ao longo do campeonato, o Corinthians conseguiu reverter uma situação de desvantagem e empatar a partida com um toque de classe de Dentinho, perseguido dentro de campos pela zaga santista, e uma finalização, de bico, de André Santos, muito conhecido pela torcida do Figueirense.Aliás, empate foi forte do Corinthians durante todo o campeonato. Na primeira fase, foram nove resultados iguais, se tornando o time que mais empatou. Também foi a defesa menos vazada. E foi um zagueiro, Chicão, que ficou com a artilharia do time. Ronaldo ficou em segundo.
Por coincidência, antes do jogo, a Band transmitiu uma entrevista com o lateral André, provavelmente feita durante a semana, na qual ele contou sua longa trajetória para chegar ao Timão. Paulista, ele viveu muitos anos em Florianópolis, onde guarda muitos amigos e histórias.
Invicto, o Corinthians foi o campeão do Campeonato Paulista, o certame mais difícil entre os estaduais do país, concorrendo contra Santos, São Caetano, Palmeiras (campeão Paulista de 2008) e São Paulo (atual campeão Brasileiro).
Ronaldo, o Fenômeno
Escrevi aqui, e felizmente estava errado, que a contratação do Ronaldo poderia ser mais uma jogada de marketing do que uma importante peça para o time de Mano. Desconfiei que seu status de celebridade poderia desestabilizar um time redondinho, que já havia ganho a Série B com primor, honra e capacidade. Escrevi ainda que o presidente Andrés Sanches estava "colocando a publicidade acima do departamento de futebol". Errei, e Andrés acertou.
Felizmente, o Fenômeno foi humilde o suficiente para frequentar todos os estádios do interior e da Capital paulista, muitos esburacados e sem estrutura, e conviver com seus colegas, alguns em início de carreira.
Enfim, foi um Corinthians fenomenal e invencível.
3 de mai. de 2009
2 de mai. de 2009
Mais sobre a bibliteca da Alesc II
Padre Pedro e a biblioteca da Alesc
Ainda sobre a situação da biblioteca da Assembléia Legislativa, recebi um e-mail do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que é a resposta do parlamentar para um eleitor, com cópia para mim. Não publico a íntegra porque o parágrafo final é de interesse apenas do remetente e do destinatário.
O padre faz até um comentário interessante sobre a disponibilidade dos acervos de instituições públicas para todos, e não apenas para uma comunidade específica.
A propósito, escrevi aqui que a carta questionando o fim da biblioteca partiu do conhecido escritor Fábio Brüggmann. Na verdade, a origem é desconhecida, e o escritor só divulgou.
Re: É o fim da biblioteca da Alesc?
from xxxxxx @alesc.sc.gov.br
to xxxxxxxxx@yahoo.com.br
cc tupanfloripa@gmail.com
date Fri, May 1, 2009 at 9:41 PM
subject Re: É o fim da biblioteca da Alesc?
Caro Gustavo,
Assim que tomei conhecimento desta importante carta anônima publicada, fui atrás de informações oficiais. De fato, a biblioteca sairá de onde hoje se encontra, no 4º andar, e irá para o térreo, no hall de entrada. A Biblioteca da Assembleia Legislativa vai passar por um processo de modernização nos próximos meses. Além de oferecer suporte para pesquisas aos usuários através de computadores com acesso à internet e à intranet, os serviços de empréstimo e devolução também serão informatizados. Outras mudanças ainda fazem parte do projeto, entre elas a digitalização de alguns exemplares do acervo (segundo legislação), a renovação de livros e o auxílio da coordenadoria do setor aos usuários.
Porém, alertei para que não se fizesse a doação do material impresso. O livro impresso, apesar de todos os avanços da eletrônica, ainda é facilitador do acesso. Por falar nisto, não acho justo que somente deputados e funcionários possam emprestar o acervo. Assim como na UFSC,e outras universidades que conheço, a biblioteca da Assembleia não empresta para a comunidade externa, ou seja, pessoas que moram no município (ao menos) sede do órgão. Você não acha?
Portanto, Gustavo, o objetivo da reforma na biblioteca é facilitar o acesso não só dos funcionários, mas de toda a população que precise utilizá-la. Espero que, em breve, os empréstimos sejam válidos para visitantes.
(...)
Obrigado pelo registro de sua preocupação.
Cordialmente,
Padre Pedro Baldissera
deputado estadual - PT
O padre faz até um comentário interessante sobre a disponibilidade dos acervos de instituições públicas para todos, e não apenas para uma comunidade específica.
A propósito, escrevi aqui que a carta questionando o fim da biblioteca partiu do conhecido escritor Fábio Brüggmann. Na verdade, a origem é desconhecida, e o escritor só divulgou.
Re: É o fim da biblioteca da Alesc?
from xxxxxx @alesc.sc.gov.br
to xxxxxxxxx@yahoo.com.br
cc tupanfloripa@gmail.com
date Fri, May 1, 2009 at 9:41 PM
subject Re: É o fim da biblioteca da Alesc?
Caro Gustavo,
Assim que tomei conhecimento desta importante carta anônima publicada, fui atrás de informações oficiais. De fato, a biblioteca sairá de onde hoje se encontra, no 4º andar, e irá para o térreo, no hall de entrada. A Biblioteca da Assembleia Legislativa vai passar por um processo de modernização nos próximos meses. Além de oferecer suporte para pesquisas aos usuários através de computadores com acesso à internet e à intranet, os serviços de empréstimo e devolução também serão informatizados. Outras mudanças ainda fazem parte do projeto, entre elas a digitalização de alguns exemplares do acervo (segundo legislação), a renovação de livros e o auxílio da coordenadoria do setor aos usuários.
Porém, alertei para que não se fizesse a doação do material impresso. O livro impresso, apesar de todos os avanços da eletrônica, ainda é facilitador do acesso. Por falar nisto, não acho justo que somente deputados e funcionários possam emprestar o acervo. Assim como na UFSC,e outras universidades que conheço, a biblioteca da Assembleia não empresta para a comunidade externa, ou seja, pessoas que moram no município (ao menos) sede do órgão. Você não acha?
Portanto, Gustavo, o objetivo da reforma na biblioteca é facilitar o acesso não só dos funcionários, mas de toda a população que precise utilizá-la. Espero que, em breve, os empréstimos sejam válidos para visitantes.
(...)
Obrigado pelo registro de sua preocupação.
Cordialmente,
Padre Pedro Baldissera
deputado estadual - PT
Assinar:
Postagens (Atom)

