Cabeçalho 1

4 de mai. de 2009

Corinthians fenomenal e invencível


Parecia que o Corinthians ia tomar um corridão, como sofreu do Atlético Paranaense, na quarta-feira passada, quando levou três gols nos primeiros 50 minutos. Naquele jogo da Copa do Brasil, o Timão conseguiu se reabilitar e diminuir a diferença para um gol.

Mano Menezes conseguiu aproveitar aquela derrota para dar uma lição aos jogadores corinthianos, e evitar uma superação do Santos no último jogo da final.

Os praianos começaram o primeiro tempo indo pra cima, tentando ferir o Corinthians. Abriu o placar, com um gol de penalti irregular, mas não conseguiu, de fato, machucar o Timão.

Como aconteceu várias vezes ao longo do campeonato, o Corinthians conseguiu reverter uma situação de desvantagem e empatar a partida com um toque de classe de Dentinho, perseguido dentro de campos pela zaga santista, e uma finalização, de bico, de André Santos, muito conhecido pela torcida do Figueirense.

Aliás, empate foi forte do Corinthians durante todo o campeonato. Na primeira fase, foram nove resultados iguais, se tornando o time que mais empatou. Também foi a defesa menos vazada. E foi um zagueiro, Chicão, que ficou com a artilharia do time. Ronaldo ficou em segundo.

Por coincidência, antes do jogo, a Band transmitiu uma entrevista com o lateral André, provavelmente feita durante a semana, na qual ele contou sua longa trajetória para chegar ao Timão. Paulista, ele viveu muitos anos em Florianópolis, onde guarda muitos amigos e histórias.

Invicto, o Corinthians foi o campeão do Campeonato Paulista, o certame mais difícil entre os estaduais do país, concorrendo contra Santos, São Caetano, Palmeiras (campeão Paulista de 2008) e São Paulo (atual campeão Brasileiro).

Ronaldo, o Fenômeno

Escrevi aqui, e felizmente estava errado, que a contratação do Ronaldo poderia ser mais uma jogada de marketing do que uma importante peça para o time de Mano. Desconfiei que seu status de celebridade poderia desestabilizar um time redondinho, que já havia ganho a Série B com primor, honra e capacidade. Escrevi ainda que o presidente Andrés Sanches estava "colocando a publicidade acima do departamento de futebol". Errei, e Andrés acertou.

Felizmente, o Fenômeno foi humilde o suficiente para frequentar todos os estádios do interior e da Capital paulista, muitos esburacados e sem estrutura, e conviver com seus colegas, alguns em início de carreira.

Enfim, foi um Corinthians fenomenal e invencível.

2 de mai. de 2009

Mais sobre a bibliteca da Alesc II

A notícia a seguir foi publicada no jornal "AL Notícias", publicação oficial da Casa. E tem mais esclarecimentos sobre o que vai ser da biblioteca da Assembléia Legislativa. A edição é de 23 de abril (nº 324).


Clique na imagem para ampliar.

Padre Pedro e a biblioteca da Alesc

Ainda sobre a situação da biblioteca da Assembléia Legislativa, recebi um e-mail do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que é a resposta do parlamentar para um eleitor, com cópia para mim. Não publico a íntegra porque o parágrafo final é de interesse apenas do remetente e do destinatário.

O padre faz até um comentário interessante sobre a disponibilidade dos acervos de instituições públicas para todos, e não apenas para uma comunidade específica.

A propósito, escrevi aqui que a carta questionando o fim da biblioteca partiu do conhecido escritor Fábio Brüggmann. Na verdade, a origem é desconhecida, e o escritor só divulgou.


Re: É o fim da biblioteca da Alesc?
from xxxxxx @alesc.sc.gov.br
to xxxxxxxxx@yahoo.com.br
cc tupanfloripa@gmail.com
date Fri, May 1, 2009 at 9:41 PM
subject Re: É o fim da biblioteca da Alesc?

Caro Gustavo,

Assim que tomei conhecimento desta importante carta anônima publicada, fui atrás de informações oficiais. De fato, a biblioteca sairá de onde hoje se encontra, no 4º andar, e irá para o térreo, no hall de entrada. A Biblioteca da Assembleia Legislativa vai passar por um processo de modernização nos próximos meses. Além de oferecer suporte para pesquisas aos usuários através de computadores com acesso à internet e à intranet, os serviços de empréstimo e devolução também serão informatizados. Outras mudanças ainda fazem parte do projeto, entre elas a digitalização de alguns exemplares do acervo (segundo legislação), a renovação de livros e o auxílio da coordenadoria do setor aos usuários.

Porém, alertei para que não se fizesse a doação do material impresso. O livro impresso, apesar de todos os avanços da eletrônica, ainda é facilitador do acesso. Por falar nisto, não acho justo que somente deputados e funcionários possam emprestar o acervo. Assim como na UFSC,e outras universidades que conheço, a biblioteca da Assembleia não empresta para a comunidade externa, ou seja, pessoas que moram no município (ao menos) sede do órgão. Você não acha?

Portanto, Gustavo, o objetivo da reforma na biblioteca é facilitar o acesso não só dos funcionários, mas de toda a população que precise utilizá-la. Espero que, em breve, os empréstimos sejam válidos para visitantes.

(...)

Obrigado pelo registro de sua preocupação.

Cordialmente,

Padre Pedro Baldissera
deputado estadual - PT

30 de abr. de 2009

Revezamento na vaga do PPS

Ontem, assumiu o deputado-suplente-suplente José Cardozo (PPS) no lugar do correligionário deputado-suplente Sérgio Grando, o professor. Cardozo recebeu 5.198 votos, sendo 4.113 tentos só em Joinville.

Grando já havia deixado o cargo por 60 dias para Aparecido Voltolini, o taxista, em agosto do ano passado.

Se continuar nesse ritmo, os próximos a esquentar a cadeira do PPS no Parlamento podem ser Vilson Reichert (4.882) e Bernadete Corrêa Hillbrecht (3.675).

A maconha e o Parlamento

O assunto "Marcha da Maconha" chegou até o Plenário através do discurso do deputado-suplente Ismael dos Santos (DEM) que considerou a erva "porta de entrada para drogas pesadas". Criticou os organizadores do evento e tratou os usuários como se fossem criminosos. Outro deputado-suplente, José Natal (PSDB) reforçou o argumento do colega em aparte, chegando a insinuar que o usuário está no mesmo patamar do ladrão, traficante e assassino, enfim, um criminoso comum.

Que a maconha faz mal para saúde ninguém pode duvidar, mas a porta de entrada para outras drogas - vamos deixar de demagogia - é o álcool e o cigarro, que são muito mais prejudiciais à saúde e, pior, vendidos livremente em qualquer mercadinho da cidade. Um dia, nos Estados Unidos, o álcool já foi proibido e sua venda e consumo era restrita aos marginais, entendendo o termo como aquele que está à margem da sociedade, e não criminoso. A situação de proibição gerou tráfico, violência e assassinatos.

Não estou defendendo a legalidade da venda e compra da maconha, até porque não tenho posição definida sobre o assunto. Mas defendo o fim do discurso demagógico em relação à todas às drogas - cocaína, álcool, maconha e cigarro, que se diferenciam apenas por ser legal ou não.