Cabeçalho 1

30 de nov. de 2008

Novembrada faz 29 anos

O caos causado pela chuva incessante em Santa Catarina favoreceu o esquecimento da efeméride de hoje. Há 29 anos aconteceu a Novembrada em Florianópolis, um dos acontecimentos políticos mais importantes para o Estado. A Novembrada foi uma grande manifestação dos catarinenses contra a ditadura, que repercutiu em todo país e ajudou a derrubar o governo dos generais.

O protesto foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes da UFSC e tomou proporções que as lideranças estudantis não imaginavam. Sete estudantes foram presos e enquadrados na Lei de Segurança Nacional: Adolfo Luís Dias, Amilton Alexandre, Geraldo Barbosa, Lígia Giovanella, Marise Lippel, Newton Dias Vasconcelos e Rosângela de Souza. Todos acabaram absolvidos, por falta de provas, pela Justiça Militar em Curitiba, dois anos depois.

O episódio rendeu o curta-metragem "Novembrada", de Eduardo Paredes, premiado pelo Festival de Gramado, em 1998, com três kikitos: Melhor Direção de Arte, Melhor Filme (Júri Popular) e Prêmio Canal Brasil. Além dos livros "Revolta em Florianópolis: a Novembrada de 1979" (Luis Felipe Miguel, 1995) e "Novembrada: um Relato da Revolta Popular" (Moacir Pereira).

Em tempo: o blog do Amilton Alexandre, um dos estudantes presos, também recordou o episódio com a crônica de Raul Caldas Filho.

25 de nov. de 2008

Risco de deslizamentos e alagamentos foi alertado com antecedência


Não foi a falta de aviso que pode ter surpreendido o governo e os órgãos de segurança e defesa civil para prevenir ou reagir diante do caos que assolou o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis. Um aviso meteorológico emitido pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Epagri, de 19 de novembro, informou sobre os riscos de alagamento e deslizamentos. O informe explicou que uma circulação marítica (lestada) iria se intensificar a partir de quinta-feira (20/11), "provocando chuva significativa e persistente no Litoral e Vale do Itajaí". Continua a nota:

"O mapa acima mostra o acumulado de chuva nas próximas 96h e pode-se observar que a previsão é de chuva entre 60 e 100mm (tons de verde escuro e azul claro) da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, e variando entre 50 e 100mm entre Florianópolis e o Litoral Sul. No Vale do Itajaí, a chuva mais intensa deve ocorrer próxima ao Litoral, podendo também chegar a 100mm. O leste do Planalto Norte também vai sofrer a influência da circulação marítima, mas a chuva será menos volumosa. ALERTA-SE NOVAMENTE PARA POSSÍVEIS ALAGAMENTOS E DESLIZAMENTOS NO FIM DESTA SEMANA NO LITORAL E VALE DO ITAJAÍ."

Com caixa alta mesmo.

A Casan está pedindo à população que economize água

Bom Dia SC retrata situação caótica do Estado

18 de nov. de 2008

Muito prazer, Mosquito


Hoje tive o prazer de conhecer o Mosquito (aquele do famoso Blog Tijoladas do Mosquito). Na verdade, eu já o conhecia, não pessoalmente, mas das atividades dele nos movimentos populares, principalmente durante as jornadas de luta do Movimento Passe Livre, quando ele queria dar lição pra gurizada e, na maioria das vezes, não era ouvido. Lembro também de seu extinto programa na TV Cultura (ou seria na TV Floripa!?), cujo símbolo era uma bernunça. Quer coisa mais manezinha? Faz tempo, mas eu não esqueço. A propósito, Mosquito, você poderia voltar a usar esse símbolo nesse seu blog.

O Mosquito estava pela Assembléia Legislativa fazendo uma "cobertura" dos acontecimentos. Pelo jeito, não conseguiu cobrir muita coisa, pois a sessão foi bastante ligeira. Ele estava indignado com a investidura de Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente Lula, na Prefeitura de São José, após convite do prefeito eleito Djalma Berger (PSB). Ao seu lado, o jornalista Marcelo Fernandes, da Rádio Guarujá, cobrou, ironicamente, menos ingenuidade do Mosquito.

Me comprometi mandar, de vez em quando, alguma informação exclusiva. Como ele adicionou o Blog do Tupã no seu diário, faço a mesma gentileza.

Gostem ou não, o Mosquito é uma figura importante no cenário político e cultural da Ilha.

17 de nov. de 2008

Aumento de 400% para as viúvas

Aportou na Assembléia Legislativa, no dia 11 de novembro, projeto de lei complementar que aumenta em 400% a pensão das viúvas de ex-governadores do Estado. Com a mudança, o valor vai ser equivalente ao salário do chefe do Poder Executivo. Em resposta a um pedido de informação formulado pelo deputado Padre Pedro (PT), o governo respondeu que o reajuste das pensões das viúvas dos ex-governadores ocorria nas mesmas condições que outros servidores do Estado. E é justamente esse dispositivo que a redação do projeto quer mudar. O deputado compara a pensão das viúvas aos salários vitalícios pagos aos ex-governadores. "É a instituição de mais um privilégio, em detrimento de milhares de outras pessoas", critica. O texto não trata dos viúvos de possíveis ex-governadoras.

Na foto, Kyrana Lacerda (a terceira da esquerda para a direita), uma das viúvas que podem receber o aumento, em sessão solene na Assembléia Legislativa em homenagem ao ex-governador Jorge Lacerda, na passagem dos 50 anos de sua morte.

Fotos © Carlos Kilian / Divulgação Alesc

16 de nov. de 2008

De Geroni, o vingador

Eu tinha que publicar a matéria a seguir, afinal nesse blog saiu muita coisa escrita a respeito de Calmon e seu prefeito pedetista. Li no blog De Olho na Capital, e fui direto na fonte:

Justiça determina afastamento de Prefeito

A Juíza de Direito Viviane Isabel Daniel Speck de Souza, da 2ª Vara Cível da Comarca de Caçador, concedeu liminar requerida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em ação civil pública, para determinar o afastamento de João Batista De Geroni das funções de Prefeito Municipal de Calmon. A ordem judicial de afastamento foi cumprida na manhã desta quarta-feira (12.11.08). O cargo será ocupado pelo Vice-Prefeito.

Na ação, os Promotores de Justiça Alexandre Estefani, Rodrigo Silveira de Souza e Osvaldo Cioffi Junior explicam que, com o resultado das eleições do dia 5 de outubro desfavorável ao candidato apoiado pelo Prefeito Municipal, este passou a tomar atitudes em represália à população de Calmon, fechando todos os estabelecimentos públicos (inclusive postos de saúde e escolas) nos dias 6 e 7 de outubro.

Os Promotores de Justiça demonstraram ao Judiciário ainda que com a reabertura das repartições, os setores passaram a sofrer sensível diminuição em seus serviços com a dispensa de inúmeros profissionais (muitos contratados sem concurso público), principalmente prejudicando atendimentos na área da saúde e transporte escolar.

No despacho, a Juíza de Direito afirmou: "Difícil crer que tais fatos ocorram em um país com uma Constituição Federal das mais completas e que mais garantias assegura ao cidadão, a ponto de ser chamada de `Constituição Cidadã". A cidade de Calmon, lamentavelmente, foi palco de tamanha arbitrariedade. É necessário que o Poder Judiciário, verdadeiro guardião do ordenamento jurídico, em preservação do Estado Democrático de Direito, adote uma providência capaz de impedir que tais absurdos continuem prejudicando a população de Calmon".

A Magistrada destacou ao final que "o cargo deverá ser ocupado pelo vice-prefeito, o qual acaso mantenha as práticas abusivas do ora réu, será responsabilizado em ação própria" (ACP nº 012.08.007493-8). A decisão foi proferida em primeiro grau e é passível de recurso ao Tribunal de Justiça.

Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC