Cabeçalho 1

24 de jul. de 2012

Emendas dos voluntários e delegados já estão publicadas

Já está em vigor, desde o dia 12 de julho de 2012, quando publicado no "Diário Oficial" do Executivo a Emenda Constitucional nº 60, que atribui poderes de polícia aos chamados bombeiros voluntários. Segue o trecho alterado do artigo 112 da Constituição estadual:

Parágrafo único. No exercício da competência de fiscalização de projetos, edificações e obras nos respectivos territórios, os Municípios poderão, nos termos de lei local, celebrar convênios com os corpos de bombeiros voluntários legalmente constituídos até maio de 2012, para fins de verificação e certificação do atendimento às normas de segurança contra incêndio.” (NR)

A Emenda Constitucional nº 61, que concede transforma a função de delegado da Polícia Civil em carreira jurídica , também já está em vigor:

21 de jul. de 2012

Tupãzinho é candidato a vereador em... Tupã-SP

Foto do TSE
Quem não se lembra dele? O famoso talismã da fiel, Tupãzinho, ídolo na década de 90 e autor do gol que deu o primeiro título brasileiro ao Corinthians, é candidato a vereador de Tupã, Oeste de São Paulo.

Pedro Francisco Garcia não é tupaense, mas foi criado na cidade e começou sua carreira como jogador profissional no Tupã Futebol Clube.

Depois que saiu do Timão foi para o América-MG, onde foi campeão brasileiro da Série B e artilheiro da competição em 1997. Também conquistou o coração da fanática torcida americana. Nessa campanha, em 23 jogos, o América obteve 14 vitórias, 4 empates, 5 derrotas, 34 gols pró e 18 contra. Só o Tupãzinho fez 13 gols.

No Corinthians, o jogador atuou em 340 jogos, marcou 52 gols e conquistou, além do Campeonato Brasileiro de 1990, o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, ambos em 1995.

No futebol, é um vencedor!

Candidatos da Capital prometem acabar com desvio de função

Durante debate dos candidatos a prefeito de Florianópolis a candidata Angela Albino levantou o fato de a Capital contar com mais de 400 policiais em "desvio de função", conforme suas próprias palavras. Ela prometeu atuar para mudar essa situação. Não explicou como. Segundo ela, essa situação faz com que a cidade tenha uma falsa impressão de número elevado de agentes.

O canditado César Souza Júnior (PSD) concordou com essa proposta e prometeu o mesmo empenho. Ele, por sua vez, prometeu dar mais atribuições à Guarda Municipal, como fazer a segurança das pessoas, ampliando suas funções de proteção dos bens públicos municipais e de organização do trânsito.

O debate foi promovido pela Record News, no horário do almoço de sábado, 21/07.

19 de jul. de 2012

Entidades se manifestam a favor do coronel Masnik

À autoexoneraçao do comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar, coronel José Luiz Masnik, se seguiu uma inequívoca campanha de solidariedade. Além de manifestações pessoais nas redes sociais, em especial Facebook e Twitter, as associações classistas representantes dos bombeiros também se posicionaram.

A Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc), pelo lado dos soldados, cabos, sargentos e subtenentes, e a Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina (Acors), dos oficiais, emitiram, cada uma, nota transmitindo contrariedade com a saída do comandante.

O jornalista Carlos Damião, do jornal Notícias do Dia, chegou a escrever em sua coluna diária, de 19 de julho, que "nunca antes na história catarinense um comandante do Corpo de Bombeiros recebeu tanto apoio (...) As redes sociais 'bombaram' nas últimas 48 horas, com centenas de mensagens, inclusive de outros Estados".

Leia a seguir as manifestações:

17 de jul. de 2012

Comandante do Corpo de Bombeiro Militar pede pra sair

Através do Twitter, em quatro cinco breve mensagens, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel José Luiz Masnik, pediu ao governador Raimundo Colombo exoneração de seu cargo. Nos mesmos comentários, ele decidiu não explicitar os motivos que o levaram a essa decisão:

Reprodução: http://twitter.com/comandocbmsc

O agora ex-comandante-geral faria um grande serviço à população se explicasse o motivo de sua saída. Caso contrário, qualquer um fica livre para fazer a sua interpretação.

Pela menos duas hipóteses, separadas ou isoladamente, são possíveis:

4 de jul. de 2012

Candidatos a prefeito se esbarram na Assembleia Legislativa


Enquanto o clima de campanha não esquenta, três deputados candidatos a importantes prefeituras de Santa Catarina se encontraram na manhã dessa quarta-feira, 04/07, no plenário da Assembleia Legislativa, para trocar figurinha. Da esquerda para a direita, não necessariamente do ponto de vista ideológico, Kennedy Nunes (Joinville), Elizeu Mattos (Lages), e Cesar Souza Júnior (Florianópolis).

Foto de Fabio Queiroz, da Agência Alesc