Prezados servidores e servidoras da segurança pública de Santa Catarina,
As mudanças nos ambientes econômico e social impõem grandes desafios ao Estado, em especial aos órgãos de segurança pública.
Estamos lutando juntos, desde o início desta gestão e de forma incansável, pela implementação de ações estruturantes na secretaria de segurança, objetivando, sobretudo, melhorar e fortalecer as condições de trabalho de nossos valorosos servidores.
Há muito o que fazer e nem tudo pode ser feito com imediatismo, porém, a partir do início deste segundo semestre passaremos a tornar realidade algumas das ações planejadas.
No campo material, estaremos adquirindo 4.500 coletes balísticos, 1.500 novas pistolas e 600 novas viaturas, dentre dezenas de outros itens e materiais igualmente importantes, que serão distribuídos a policiais civis, policiais militares, bombeiros militares e profissionais do IGP.
No campo do recurso humano, nosso planejamento segue o norte da “recomposição e de aumento gradual e sustentável de efetivos”, o que já vem sendo consolidado a partir das decisões de recompletamento efetivadas em todos os órgãos.
Vejamos o que foi obtido somente neste primeiro semestre:
- inclusão de 801 novos policiais militares;
- formatura de 202 novos policiais civis;
- formatura de 55 novos bombeiros militares
- formatura de 28 novos auxiliares médico-legistas;
- homologação de concurso para 361 novos agentes de polícia civil;
- autorização de nomeação para 87 novos servidores do IGP;
- autorização para contratação de 500 novos agentes temporários na Polícia Militar;
- autorização para abertura de concurso de 500 novos bombeiros militares;
A par da relevância destas medidas, temos consciência de que a “valorização do profissional de segurança pública” passa, obrigatória e necessariamente, também pela dimensão da “melhoria salarial”.
Quanto a este aspecto, quero divulgar o seguinte:
- Recebemos em gabinete os órgãos representativos das diversas classes de servidores da segurança pública de Santa Catarina, que se apresentaram acompanhados dos comandantes e chefes das respectivas instituições;
- Recebemos e protocolamos documentação relativa aos projetos e propostas de melhoria salarial defendidos pelas classes e pelo comando das instituições;
- Encaminhamos o conjunto destas propostas, conforme acertado na reunião do Grupo Gestor de Governo, ao conhecimento do Secretário de Administração do Estado;
- Cumprindo orientação do senhor Governador, foi constituída comissão de estudos de natureza multissetorial, envolvendo administração, fazenda, procuradoria geral do Estado e segurança pública, com o objetivo de procedermos análise e estudos às propostas apresentadas.
Florianópolis, 16 de setembro de 2011.
Respeitosamente,
César Augusto Grubba
Secretário de Estado da Segurança Pública
Agora comentário: Sobre "melhoria salarial", faltou dizer quando, como, onde e por quê.