Cabeçalho 1

17 de out. de 2012

Presidente do Sindsaúde/SC ocupa a Tribuna da Alesc

15 de out. de 2012

Servidores da saúde de Joinville realizam ato público

Os servidores estaduais da saúde, com a greve suspensa desde a semana passada, começam a realizar atividades de protesto nas unidade de saúde. Em Joinville, nesta segunda-feira, 15, os servidores realizam ato público de uma hora, das 13h às 14h, no Pronto-Socorro do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. As duas unidades do município participam da atividade e contam com reforço dos trabalhadores de Florianópolis. Na quarta-feira, 17, o ato público será realizado na Capital, a partir das 14h, na Praça Tancredo Neves, Centro.

A agenda de paralisações de uma hora, todos os dias, reforça a mobilização e o caráter temporário da suspensão da greve.

10 de out. de 2012

Deputado Morastoni manifesta apoio aos servidores da saúde

Foto: Fábio Queiroz / Agência AL
O deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, apoiou da tribuna, na tarde de quarta-feira 10/10, as reivindicações dos servidores da saúde e elogiou o voto de confiança de 15 dias dado pela categoria ao governador. A greve começou na terça-feira 09/10 e foi suspensa temporariamente depois de decisão em assembleia extraordinária.

O parlamentar também lembrou da campanha Outubro Rosa, em vigor pela conscientização pela prevenção do câncer de mama. Ele ainda defendeu que a União destine 10% da receita bruta à saúde. “Para dar conta das responsabilidades do SUS”, afirmou.

9 de out. de 2012

Paralisação afeta 70% do serviço público estadual de saúde

A greve de praticamente apenas um dia, suspensa temporariamente em decisão da assembleia após apelo do governo do Estado, paralisou cerca de 70% do serviço público estadual do Estado, de acordo com estimativa da diretora do Sindsaúde, Simone Hagemann.

O movimento alcançou as 10 principais unidades de saúde do Estado: Instituto de Psiquiatria (IPQ), Hospital Regional de São José, Maternidade Carmela Dutra, Hospital Celso Ramos, Cepon, Hemosc, Hospital Nereu Ramos, Hospital Infantil, Maternidade Darcy Vargas e Hospital Regional de Joinville.

Ficaram mantidos os atendimentos de emergência e urgência. Os pacientes já internados também continuaram recebendo assistências. As demais atividades ficaram suspensas.

Saúde decide suspender greve por duas semanas

Foto de Carlos Kilian / Agência AL
A assembleia extraordinária dos servidores da saúde, reunidos no hall da Assembleia Legislativa na tarde terça-feira (09/10), aprovou a suspensão temporária da greve da categoria até o dia 23 de outubro. A defesa da proposta foi feita na reunião pelos integrantes do comando de greve, que resolveu dar um voto de confiança ao governo do Estado.

Também ficou decidido manter paralisação de uma hora, todos os dias, das 13 às 14 horas.

Clique para aumentar
Em ofício enviado na segunda-feira (08/10), o secretário-adjunto da Secretaria da Saúde, Acélio Casagrande, pede aos diretores do Sindicato da Saúde a supensão do movimento por 15 dias, quando o governo promete apresentar manifestação "acerca da pauta de reivindicações".

Para a direção do sindicato, no entanto, ainda fica a dúvida sobre o conteúdo da contraproposta que o governo vai apresentar em duas semanas e qual ponto da pauta de reivindicações o governo pretende atender.

Assembleia rosa das servidoras da saúde

A iluminação temática do Outubro Rosa na Assembleia Legislativa deu uma coloração diferente para a reunião dos servidores da saúde no hall do Parlamento, muito apropriado para as servidoras, que são a grande maioria na categoria.

Fotos de Carlos Kilian, da Alesc.



Deputado Soares comenta greve dos servidores da saúde

Publicado originalmente no site do deputado Sargento Soares
A deflagração da greve dos servidores estaduais da saúde foi comentada na tarde desta terça-feira (09/10) pelo deputado Sargento Amauri Soares em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa. Os servidores estão há mais de um mês mobilizados em torno do reajuste salarial, quando o governo, segundo o deputado, "de forma imprudente provocou a categoria".

A mobilização começou depois que Secretaria de Estado da Saúde anunciou o corte gradual de horas extras, chamadas de horas plantão, e a contratação de 300 servidores para o Hospital Regional de São José. Segundo o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), o pagamento da hora plantão representa hoje de 30 a 75% do salário dos servidores. Por mais de 20 anos, ainda segundo o sindicato, o governo se utilizou do expediente da hora plantão para suprir a falta de funcionários, deixando os servidores, na opinião do deputado, "sufocados por uma jornada de trabalho intensa".