Os servidores estaduais da saúde, com a greve suspensa desde a semana passada, começam a realizar atividades de protesto nas unidade de saúde. Em Joinville, nesta segunda-feira, 15, os servidores realizam ato público de uma hora, das 13h às 14h, no Pronto-Socorro do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. As
duas unidades do município participam da atividade e contam com reforço
dos trabalhadores de Florianópolis. Na quarta-feira, 17, o ato público será
realizado na Capital, a partir das 14h, na Praça Tancredo Neves, Centro.
A agenda de paralisações de uma
hora, todos os dias, reforça a mobilização e o caráter temporário da suspensão da greve.
Cabeçalho 1
15 de out. de 2012
10 de out. de 2012
Deputado Morastoni manifesta apoio aos servidores da saúde
| Foto: Fábio Queiroz / Agência AL |
O parlamentar também lembrou da campanha Outubro Rosa, em vigor pela conscientização pela prevenção do câncer de mama. Ele ainda defendeu que a União destine 10% da receita bruta à saúde. “Para dar conta das responsabilidades do SUS”, afirmou.
9 de out. de 2012
Paralisação afeta 70% do serviço público estadual de saúde
A greve de praticamente apenas um dia, suspensa temporariamente em decisão da assembleia após apelo do governo do Estado, paralisou cerca de 70% do serviço público estadual do Estado, de acordo com estimativa da diretora do Sindsaúde, Simone Hagemann.
O movimento alcançou as 10 principais unidades de saúde do Estado: Instituto de Psiquiatria (IPQ), Hospital Regional de São José, Maternidade Carmela Dutra, Hospital Celso Ramos, Cepon, Hemosc, Hospital Nereu Ramos, Hospital Infantil, Maternidade Darcy Vargas e Hospital Regional de Joinville.
Ficaram mantidos os atendimentos de emergência e urgência. Os pacientes já internados também continuaram recebendo assistências. As demais atividades ficaram suspensas.
O movimento alcançou as 10 principais unidades de saúde do Estado: Instituto de Psiquiatria (IPQ), Hospital Regional de São José, Maternidade Carmela Dutra, Hospital Celso Ramos, Cepon, Hemosc, Hospital Nereu Ramos, Hospital Infantil, Maternidade Darcy Vargas e Hospital Regional de Joinville.
Ficaram mantidos os atendimentos de emergência e urgência. Os pacientes já internados também continuaram recebendo assistências. As demais atividades ficaram suspensas.
Saúde decide suspender greve por duas semanas
| Foto de Carlos Kilian / Agência AL |
Também ficou decidido manter paralisação de uma hora, todos os dias, das 13 às 14 horas.
| Clique para aumentar |
Para a direção do sindicato, no entanto, ainda fica a dúvida sobre o conteúdo da contraproposta que o governo vai apresentar em duas semanas e qual ponto da pauta de reivindicações o governo pretende atender.
Assembleia rosa das servidoras da saúde
A iluminação temática do Outubro Rosa na Assembleia Legislativa deu uma coloração diferente para a reunião dos servidores da saúde no hall do Parlamento, muito apropriado para as servidoras, que são a grande maioria na categoria.
Fotos de Carlos Kilian, da Alesc.
Fotos de Carlos Kilian, da Alesc.
Deputado Soares comenta greve dos servidores da saúde
Publicado originalmente no site do deputado Sargento Soares
A deflagração da greve dos servidores estaduais da saúde foi comentada na tarde desta terça-feira (09/10) pelo deputado Sargento Amauri Soares em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa. Os servidores estão há mais de um mês mobilizados em torno do reajuste salarial, quando o governo, segundo o deputado, "de forma imprudente provocou a categoria".
A mobilização começou depois que Secretaria de Estado da Saúde anunciou o corte gradual de horas extras, chamadas de horas plantão, e a contratação de 300 servidores para o Hospital Regional de São José. Segundo o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), o pagamento da hora plantão representa hoje de 30 a 75% do salário dos servidores. Por mais de 20 anos, ainda segundo o sindicato, o governo se utilizou do expediente da hora plantão para suprir a falta de funcionários, deixando os servidores, na opinião do deputado, "sufocados por uma jornada de trabalho intensa".
Sindsaúde: Edileuza Fortuna fala sobre a deflagração da greve
Edileuza Fortuna, vice-presidente do Sindicato da Saúde (Sindsaúde), fala sobre os motivos que levaram os servidores da Saúde a deflagrar a greve no serviço público de saúde, em entrevista para a Rádio Alesc e TVAL. No momento da entrevista, os servidores realizam assembleia extraordinária, no hall da Assembleia Legislativa, para discutir pedido do governo de suspensão da greve por 15 dias até uma nova contraproposta.
Assinar:
Postagens (Atom)