Cabeçalho 1

6 de set. de 2010

Senadora Ideli responde sobre anistia aos PMs excluídos

Do Formspring da candidata a governadora Ideli Salvatti:

Prezada Senadora, a senhora vai anisitar e reintegrar os praças da Polícia Militar, expulsos pelo governo LHS por participar de movimento reinvindicatório?

Tenho um passado de lutas sociais e sou contra a criminalização de movimentos sociais. O caminho de solução para esses conflitos deve ser sempre o diálogo e a mediação. É incoerente fazer frente àqueles trabalhadores, de qualquer categoria que sejam, no que diz respeito às suas lutas por melhores condições de trabalho e de vida para si e suas famílias.
Desse modo, entendo que a situação dos policiais militares envolvidos no movimento reinvindicatório de 2008 não é apenas caso da Justiça (punição e exclusão), mas que deve ser analisado criteriosamente sob o aspecto social e político. Tenho a convicção da possibilidade de conciliar a legitimidade de um "Estado Democrático de Direito" (em que todos se submetem ao espírito democrático das leis) com os anseios dos que buscam justiça social. A anistia, salvo a excepcionalidade dos atos que configuraram evidente abuso, é um ato conciliatório e de restabelecimento da justiça. Já vimos isso em outros momentos da trajetória histórica de nosso país.

16 de setembro: lançamento do documentário "Impasse"

O blog, como alguém já deve ter percebido, está em recesso informal durante o período eleitoral. Mas, abre-se execeção para deixar o convite a seguir (não assisti ainda, mas aposto que vai ser bom):

Você está convidado para o lançamento do documentário "Impasse",  sobre as manifestações dos estudantes contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Florianópolis. Será no dia 16 de setembro, às 19h30min, no auditório da Reitoria da UFSC.

 Além de cenas que não foram exibidas em nenhuma tevê, incluindo flagrantes de violência durante os atos públicos ocorridos em maio e junho deste ano, o documentário revela o que pensam usuários, trabalhadores, especialistas e empresários do transporte. Expõe as contradições e as diferenças de posição dos estudantes e dos representantes dos governos municipal e estadual.

"Impasse" discute ainda questões que se entrelaçam e se completam: Por que a cidade se tornou um símbolo na luta pelo transporte público? O que aconteceu durante a ação da Polícia Militar na Universidade do Estado de Santa Catarina no dia 31 de maio de 2010? Quais são os limites e os direitos dos movimentos sociais na democracia? Quais são os prós e os contras do atual modelo de transporte? Por que a mobilidade urbana é um dos grandes temas do século XXI? Existe, afinal de contas, saída para este impasse?

O documentário, de 80 minutos, é dirigido por Juliana Kroeger e Fernando Evangelista, jornalistas catarinenses com experiência em coberturas de conflitos no Oriente Médio, na África e na Europa. A realização é da produtora Doc Dois.

Em breve, estará no ar o site www.impasse.com.br com mais informações.

7 de ago. de 2010

Avaí no G-4

O Avaí finalmente chega ao G-4 do Campeonato Brasileiro:

Guarani 4 x 1 Avaí

2 de ago. de 2010

Temperatura despensa em Santa Catarina

O frio chegou com vontade em Santa Catarina. Segundo o Setor de Previsão de Tempo e Clima da Epagri/Ciram, a intensa massa de ar polar é responsávela pela baixa temperatura na maior parte dos municípios. Em Urupema e São Joaquim, os termômetros registraram -3,6ºC e -2,9ºC, respectivamente. Com exceção da Grande Florianópolis e Médio Vale do Itajaí, nas demais cidades a temperatura não ultrapassou 6ºC.

8 de jul. de 2010

Equipe neotrentina fica em 3º lugar. Assunto repercute

A equipe infantil de vôlei de Nova Trento, que foi notícia aqui depois de disputar o Campeonato Mundial de Vôlei Escolar, em Baotou (China), gerou alguma repercussão.

Aprigio José Botameli, presidente Associação de Pais e Amigos do Esporte Neotrentino (APAENT), mandou e-mail agradecendo pela postagem:

Sou presidente da Associação que mantem o voleibol de Nova Trento e gostaria de agradecer ao senhor, o espaço dispensado em vosso blog para divulgação de nosso trabalho. Não é fácil para um cidade de tão poucos habitantes conseguir manter uma equipe de tão alto nível. Contamos com mais de 30 parceiros excelentes, destacando sempre nossos três principais patrocinadores, ESTEIO PAVIMENTAÇÃO (Fpolis), TIM e UNIFEBE (Universidade de Brusque). Também destacamos o apoio da Prefeitura, SDR Brusque (Governo Estadual), Fesporte e Camara de Vereadores de Nova Trento.

Com relação a participação de nossa equipe no Mundial Escolar, vale salientar que Nova Trento possui pouco mais de 12000 habitantes, e no mundial, enfentou em sua maioria equipes de capitais federais, como era o caso da campeã Alemanha que era de Berlim, e cuja equipe foi a responsável pela única derrota de nossa equipe, justamente no cruzamento semi-final.

Já um comentarista anônimo postou mensagem duvidando a parceria da prefeitura. Trago para cá:

Na verdade eu não sei de onde obtivestes a informação de que a prefeitura de Nova Trento apóia financeiramente a equipe de voleibol. Tenho origens em Nova Trento e conheço muito bem as pessoas que militam no voleibol neotrentino. O atual prefeito após pressão de vereadores e população resolveu repassar para o volei a importância de R$ 1.000,00 por mês (a partir de junho apenas), cabendo ao Volei, se virar com esta fortuna, com o transporte e demais despesas oriundas de participação em competições. Pra viagem a China o prefeito se quer se manifestou sobre uma possível ajuda. Nem sequer consultou as técnicas Vandeca e Karina se necessitavam de algum auxilio. Qto. ao Ginásio de Esportes que ele cede para treinos, tem que ser limpo pelas técnicas e a prefeitura se não me falha a informação paga salário de R$ 700,00 para uma e R$ 900,00 para a outra; Para que elas não morressem de fome ou largassem as meninas, a comunidade contribui pra pagar um salário mais digno para as mesmas.

Em tempo 1: A informação de apoio do Executivo municipal foi obtida a partir da assessoria de imprensa da própria prefeitura: "A equipe recebe apoio financeiro da Prefeitura Municipal, transporte e todo suporte, como local para treinamentos."

Em tempo 2: A equipe terminou o campeonato em terceiro lugar. As atletas venceram por 3 sets a 0 o time da Turquia. A única derrota das meninas foi diante da seleção da Alemanha, na semifinal. Hoje (8 de julho), as meninas chegam à Nova Trento.

5 de jul. de 2010

PDT larga o osso

Segundo nota divulgada pelo PDT, "em respeito aos princípios éticos e de coerência" o partido deixa a disposição todos os cargos ocupados no governo Luiz Henrique da Silveira (PMDB) / Leonel Pavan (PSDB).

O motivo é aliança com o PP de Angela Amin.

Atualização em 6 de julho, às 8h22min:

No lugar da ex-secretária Dalva Dias, assume Antônio Derli Rodrigues da Costa (PPS). Mais sobre ele aqui.