Cabeçalho 1

14 de jun. de 2010

FAM 2010: A diferença que faz um roteiro

"Mentiras Piadosas", terceiro longa-metragem exibido no 14° Festival Audivisual Mercosul (FAM), em Florianópolis, tem tudo para se tornar um sucesso nas melhores salas de cinema do Sul da América. A película argentina tem um excelente roteiro: as mentiras construídas por uma família para enganar a matriarca que não recebe notícias do filho que se mudou para a França.


Toda a locação se passa dentro da grande e antiga residência da família. O filme também relembra o passado dos familiares, seus pecados e suas virtudes, com alguns "feedbacks" dos protagonistas a partir de pequenos objetos do presente. Na verdade, toda a história é uma grande volta ao passado, com uma fotografia e uma edição que ajudam muito para construir (ou reconstruir) essa névoa de "dejavú".

Destaque também para a atuação das atrizes Paula Ránsemberg, que trouxe sua simpatia para o FAM em Florianópolis, e Verónica Pelaccini. Apesar de não serem propriamente duas modelos, emprestam suas belezas para tornar o filme ainda mais singelo.

A película nos faz lembrar as pequenas mentiras que construímos no dia-a-dia para evitar um mal maior, mas, uma hora ou outra, se transformam em um novelo cada vez mais difícil de se desenrolar.

(Infelizmente, não se pode dizer o mesmo do filme catarinense "Muamba" - exibido na segunda noite do evento. É um roteiro sofrível.)

Luiz Henrique está com a bola

Divulgação Alesc

Com a decisão de abrir mão da candidatura própria, Eduardo Pinho Moreira (na foto, em segundo plano) fica destinado a ser eternamente o vice. Ou Pinho Moreira está fazendo um tremendo blefe, apostando ser vitorioso na convenção do PMDB, ou está jogando fora tudo o que disse nos últimos meses.

A decisão fortalece o projeto pessoal do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (em primeiro plano), que quer ser ungido o único candidato ao Senado do PMDB. Mais: o maior partido do Estado vai entrar na campanha desagregado e com as bases puxando votos para a Ideli Salvatti (PT).

O também ex-governador Paulo Afonso (PMDB), pré-candidato ao Senado, promete não abrir mão da disputa com seu correligionário.

Cotovelada

É comum ver no futebol americano uma metáfora para a guerra e para a disputa eleitoral. No jogo, uma linha de frente de pesos pesados se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa.

Para o ataque, é importante desencadear jogadas variadas de corrida e de passe com o objetivo de deixar a defesa incerta quanto à jogada seguinte.

É assim que caminha a política catarinense ultimamente. Gorilas de todos os lados se acotovelando. E, agora, é Luiz Henrique quem está com a bola.

13 de jun. de 2010

Talismã, Tupãzinho é homenageado no Memorial do Corinthians

Atacante responsável por gol do título em 1990 ganha totem no espaço, destinado a relembrar e valorizar a história centenária do clube

Por GLOBOESPORTE.COM

O atacante Tupãzinho é o novo homenageado do Memorial do Corinthians. Autor do gol do primeiro título brasileiro do Timão, em 1990, o jogador ganhou um totem no espaço destinado aos ídolos do clube. Uma imagem de Tupãzinho em tamanho grande já pode ser vista pelos torcedores que visitarem o Memorial, que fica dentro do Parque São Jorge.

Eternizado na memória corintiana pelo gol decisivo contra o São Paulo, Tupã tem a expressiva marca de 340 jogos com a camisa do Corinthians e 52 gols marcados. O atacante ganhou o apelido de Talismã da Fiel, por entrar sempre no segundo tempo e fazer gols importantes.

Além do Brasileirão de 1990, Tupãzinho conquistou pelo Timão o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil de 1995. Antes do atacante, os últimos homenageados haviam sido o zagueiro Gamarra e o lateral esquerdo Roberto Carlos.


Leia tudo

31 de mai. de 2010

Pedofilia no Pacaembu

Corinthians deixa meninos da Vila de 4 e ainda afogam o ganso!

Foto: Marcos Bezerra/Futura Press

23 de mai. de 2010

Dança das cadeiras na PM

Cotado para ser o comandante-geral da Polícia Militar, o ex-presidente da Associação de Oficiais (Acors), coronel Marlon Jorge Teza, deixou de ser corregedor-geral da PM e teve que se contentar com cargo na Diretoria de Formação e Capacitação Profissional na Secretaria da Segurança Pública - subordinado ao secretário de Estado, o delegado André Mendes da Silveira.

A Corregedoria Geral agora está sob o comando do coronel Adriano Gilwan Coelho da Silva.

O coronel Fred Harry Schaufferth, que recentemente ganhou a presidência da Acors, deixou a Diretoria de Saúde e Promoção Social, que cuida entre outras coisas do Hospital da Polícia Militar, para assumir a Diretoria de Instrução e Ensino. A DIE é responsável pela famosa Academia da Trindade.

O coronel Cantalício Oliveira assume sua vaga na DSPS.

O coronel Anselmo Souza, que era diretor da DIE, vai para a direção do Centro de Comunicação Social.

O coronel João Luiz Botelho, que era chefe da Casa Militar no governo Luiz Henrique da Silveira, assumiu a Diretoria de Pessoal, que era ocupada pelo coronel Albanir Santos.

Essa é a dança das cadeiras no alto escalão da Polícia Militar promovida pelo comandante-geral coronel Luiz da Silva Maciel.

PM Paz e Amor???, por Fabrício Escandiuzzi

Mais sobre a prisão de jornalistas pela Polícia do 4º Batalhão (por Fabrício Escandiuzzi):

Fui em todas as manifestações… menos na realizada na noite desta sexta-feira… Justo ela.

Neste mesmo espaço já elogiei a Polícia Militar e condenei atos de alguns dos estudantes, já a critiquei pelo uso de pistolas de choque e pelo excesso de viaturas, soldados e até cavalaria na rua.

Vou falar o quê sobre o episódio desta sexta-feira, quando dois jornalistas que estavam a trabalho foram presos com direito a toda truculência possível? Falar o quê?

Tinha presenciado até então a prisão de uma garota que deu “Pedala Robinho” na cabeça de um policial. Justa. E de outros jovens que teriam xingado os policiais. Não os vi fazer nada.

Mas a imagem do jornalista Felipe Pereira, de camiseta rasgada, sendo levado por PMs é uma das coisas mais absurdas que já vi. Uma vergonha para toda a corporação.

(...)

A PM extrapolou mais uma vez. Nenhum oficial apareceu para se desculpar oficialmente. Nenhum político – diga-se governador Leonel Pavan, que em tese é quem manda na polícia hoje – apresentou qualquer justificativa.

De onde vem essa mania de policiais mandarem que guardemos as máquinas fotográficas ou filmadoras? Não se pode fotografar por quê? Quem disse?

Não aparece um para prender o povo que assalta e usa crack numa estação da CASAN em pleno centro, diante do Terminal Florianópolis, menos de uma quadra de distância de um posto da PM. Para gritar com jornalistas, bater em estudante, usar cachorros, cavalos, choques elétricos e proibir fechamento de ruas, aparecem 800.

(...)

O ato desta sexta só nos faz lamentar a PM que possuimos. Uma vergonha. O curioso é que reflete exatamente a postura de nossos políticos, que enfiam goela abaixo um aumento de tarifa de ônibus, não explicam nada ao povo, mudam trânsito ao bel prazer, elaboram planos diretores nas coxas fodendo com o meio ambiente, começam obras e não terminam, pagam shows de cantor cego e quem não o vê é o povo, compram árvore de LEDs que não acende. Reclamam e se dizem perseguidos quando questionados pelo povo ou pela justiça. Mas nunca aparecem para explicar, pedir desculpas ou debater. São autoridades, não podem ter ser atos criticados.

É o retrato fidedigno da PM, que abusa e não aceita ser questionada.

Em suma: quem questiona, pratica desacato. É isso que entendi?
Para ler o texto completo clique aqui.

No Cangablog também tem mais sobre a agressão generalizada da PMSC.