Cabeçalho 1

22 de mai. de 2010

A desmoralização da PMSC, por Cesar Valente

Quando jornalista vira notícia é que tem alguma coisa muito errada. Reproduzo trecho do post do experiente jornalista Cesar Valente:

A Polícia Militar de Santa Catrina está criando uma história triste e embaraçosa de descontrole que não faz jus às suas próprias tradições. Ontem, desacatou fotógrafos e prendeu jornalistas de novo. Só faltou fazer, como fez no episódio da prisão do Sarará, uma acusação canhestra de que os repórteres estariam bêbados. Talvez, se tivesse feito, a RBS tivesse mais uma vez demitido seus profissionais, como fez com fotógrafo Sarará. Que foi preso em circunstâncias semelhantes às de ontem, numa manifestação também envolvendo transporte público.

Ou os soldados da PMSC estão mal treinados e sucumbem à menor pressão, ou seus oficiais são incompetentes e não conseguem se fazer obedecer. O fato é que a falta absoluta de bom senso com que jornalistas, vez por outra, são abordados pela PMSC, deixa antever um grave problema. Ou de disciplina, ou de falta de treinamento. Nos dois casos o governador, se tivesse realmente peito e quisesse de fato exercer sua função de comandante, deveria exigir explicações e punir os responsáveis.


Leia todo o artigo: A desmoralização da PMSC

[foto] Joaçaba

Foto: Alexandre Brandão

Visão panorâmica da capital do Vale do Rio do Peixe, a 414km de Florianópolis. Joaçaba é também a "capital" do Meio-oeste.

[foto] Cunhataí

Foto: Alexandre Brandão

Município localizado no Oeste do Estado, a 621km de Florianópolis, tem colonização predominantemente alemã.

[foto] Pinhalzinho

Foto: Alexandre Brandão

Madrugada de de 17 de maio em Pinhalzinho.

14 de mai. de 2010

Negociação entre saúde e governo mais próxima do fim


Fotos: Linete Martins / Divulgação

O governo do Estado deu mais um aceno em direção a um acordo com os trabalhadores da saúde. Em reunião, na tarde de sexta-feira (14), entre os dirigentes do Sindsaúde e o secretário da Administração, Paulo Eli, foi confirmado que o governo que vai acatar a reivindicação da categoria e incorporar ao vencimento o abono de 16,78% para toda a Secretaria da Saúde, independente do nível e do local de trabalho.

A conversa teve ainda a presença da deputada Ana Paula Lima (PT), representando a comissão de Saúde da Alesc.

Segundo informou o sindicato, a incorporação do abono para todos os servidores vai significar um impacto de R$ 41 milhões na folha de pagamento, enquanto que a medida provisória que concedia reajuste discriminatório teria impacto de R$ 39 milhões.

O governo agora vai estudar um parecer legal, através da Procuradoria do Estado, para encaminhar projeto de lei à Assembleia Legislativa até 3 de junho.

Na próxima quarta-feira (19), o governo se reúne novamente com o Sindsaúde.

Nova ala no Presídio de Blumenau

O governador Leonel Pavan vai inaugurar, quarta-feira (19), a ala do regime semi-aberto do Presídio Regional de Blumenau. Segundo informou o governo, para construir 186 novas vagas foram investidos R$ 561.855,71.

PT: punido lá e absolvido aqui

Enquanto em Brasília, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, que o PT perdeu o direito de transmissão do programa partidário no primeiro semestre de 2011 e terá de pagar multa por propaganda eleitoral antecipada, além da punição à pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff, em Florianópolis o partido levou a melhor.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em primeira instância, determinou o arquivamento de representação proposta pela ONG Olho Vivo contra a senadora Ideli Salvatti e o prefeito de Itapema, Sabino Busanello, ambos do PT.

A ONG acusou os petistas de prática de propaganda eleitoral extemporânea através da divulgação de fotos da parlamentar, no site da Prefeitura, quando participou do evento "8º Encontro de Amigos de Itapema",

O juiz determinou o arquivamento do processo tendo em vista que a ONG não tem legitimidade para propor representações para apurarão de infrações em relação à propaganda eleitoral - exclusividade de partido político, coligação, candidato ou pelo Ministério Público Eleitoral.