Cabeçalho 1

13 de abr. de 2010

Pé na bunda

Os tucanos, que ora ocupam a direção majoritária da tríplice aliança no governo, estão morrendo de vontade de "limpar" o PMDB da administração.

Briga no Plenário

O tempo esquentou no Plenário da Assembleia Legislativa, nena tarde de terça-feira 13. Durante a votação do projeto de lei que concede gratuidade dos transportes coletivos públicos intermunicipais às pessoas maiores de 65 anos e renda inferior a dois salários mínimos, o deputado Antônio Aguiar (PMDB) cobrou a posição contrária de seu colega Reno Caramori (PP), conhecido por ser proprietário de uma empresa de ônibus. "Vossa Excelência vai votar contra só por causa das Reunidas?", questionou o peemedebista.

O progressista reagiu com firmeza pedindo seriedade e respeito às suas posições. Nilson Gonlçavez (PSDB) endossou às críticas contra Aguiar: "Vossa Excelência de vez em quando é muito mal educado", disparou.

Em tempo (1), de autoria do deputado César Souza Júnior (DEM), o projeto foi aprovado por maioria.

Em tempo (2), para a tristeza dos empresários de ônibus os deputados Sargento Soares (PDT) e Odete de Jesus (PRB) também pediram para projetos seus, que concede passagem gratuita à militares fardados, também seja aprovados.

PP próximo do PSDB

Fotos: Divulgação Alesc

Apesar dos boatos de que o PP, de Angela Amin, vai conceder a vaga de vice para o PDT, de Manoel Dias, a bancada do partido na Assembleia Legislativa recebeu o líder do PSDB, deputado Serafim Venzon, e os prefeitos tucanos José Roberto Martins (Imbituba), que também é presidente da Associação dos Prefeitos e Vice-prefeitos do PSDB, e Clésio Salvaro (Criciúma), também tucano. Além da presente, é claro, de Esperidião Amin.

Os progressistas também estão em contato permanente com os Democratas. Alguns observadores dizem que o czar Jorge Bornhausen defende que o partido saia coligado com o PP, em detrimento da candidatura própria do senador Raimundo Colombo.

10 de abr. de 2010

Dário recua e coloca Pinto da Luz para agir

Rodolfo Pinto da Luz, ex-reitor da UFSC por três vezes, parece que virou uma espécie de curinga na administração de Dário Berger.

Na sexta-feira, o prefeito de Florianópolis assinou decreto que institui comissão especial para a apresentação e revisão do anteprojeto do Plano Diretor Participativo (PDP). Depois de enfrentar forte resistência da comunidade, o prefeito teve que aceitar a revisão do plano diretor.

Além de ser o titular da pasta da Secretaria de Educação e superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Pinto da Luz vai assumir a coordenação dos trabalhos do PDP.

A discussão recomeça no dia 3 de abril. Novas sugestões poderão ser apresentadas individualmente, ou coletivamente; por associações ou pessoas jurídicas de qualquer natureza; ou ainda por órgãos públicos, desde que formal e com os fundamentos que as sustentam.

A intenção do prefeito é encaminhar as propostas para a Câmara de Vereadores no próximo dia 30 de junho.

Pinto da Luz é um burocrata competente, um político astuto, mas não tem capital de meia dúzia de votos. Dizem até que já deu aula na UFSC.

Em sua gestão na UFSC, ele deu muito drible, mas também levou muito olé, do movimento estudantil e docente. Enfrentou greves e fez seu sucessor por duas vezes. É um dos poucos que está na administração Berger desde o começo.

Calendário das reuniões:

1ª Região – Data: 03/05/2010 - Praia da Lagoinha, Praia Brava, Ponta das Canas, Praia da Cachoeira, Cachoeira do Bom Jesus, Vargem do Bom Jesus, Vargem Grande, Praia dos Ingleses, Praia do Santinho, Sítio Capivari, Praia de Canasvieiras, Praia de Jurerê, Jurerê Internacional, Praia do Forte, Praia da Daniela, Vargem Pequena e Ratones;

2ª Região – Data: 05/05/2010 - Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Sambaqui, João Paulo, Saco Grande II E Monte Verde;

3ª Região – Data: 07/05/2010 - São João do Rio Vermelho, Muquem, Barra da Lagoa, Fortaleza, Lagoa da Conceição, Retiro da Lagoa, Costa da Lagoa, Canto dos Araças, Canto da Lagoa, Porto da Lagoa, Praia Mole, Praia da Joaquina, Praia e Parque da Galheta;

4ª Região – Data: 10/05/2010 - Rio Tavares, Fazenda do Rio Tavares, Porto do Rio Tavares, Campeche e Morro das Pedras;

5ª Região – Data: 12/05/2010 - Armação, Pântano do Sul, Costa de Dentro, Praia da Solidão, Alto Ribeirão, Ribeirão da Ilha, Costa do Ribeirão, Sertão do Ribeirão, Caiacanguru, Tapera do Ribeirão, Caeira da Barra do Sul e Naufragados;

6ª Região – Data: 14/05/2010 – Itacorubi, Santa Mônica, Parque São Jorge, Córrego Grande, Jardim Anchieta, Trindade, Pantanal, Carvoeira, Serrinha, Morro da Cruz (leste);

7ª Região – Data: 17/05/2010 – Centro, Agronômica, Prainha, Morro da Cruz (oeste) e Cristo Redentor;

8ª Região – Data: 19/05/2010 – José Mendes, Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé, Aeroporto, Carianos, Sítio Valerim e Tapera do Base;

9ª Região – Data: 21/05/2010 – Balneário, Estreito, Ponta do Leal, Capoeiras, Coloninha, Monte Cristo e Chico Mendes;

10ª Região – Data: 24/05/2010 – Abraão, Coqueiros, Itaguaçu, Vila Aparecida e Praia do Meio.

9 de abr. de 2010

"O policial militar é igual à um goleiro", compara coronel Eliésio


De saída do Comando geral, o coronel Eliésio Rodrigues, utilizou uma metáfora futebolística, muito usada pelo presidente Lula, para falar das crítica à PM. "O policial militar é igual à um goleiro, não pode falhar, não pode tomar gol, porque senão é um homicídio, é um furto. Todavia a comunidade nos imputa a responsabilidade porque nos conhece pelas fardas e viaturas", disse na sexta-feira 9. Ele quis dizer que o policial, assim como o goleiro, nunca é reconhecido pelos seus acertos, mas sempre criticado pelos seus erros - que são fatais.

"Por que o Avaí ganhou do Metropolitano? Porque não falhou", argumentou, se referindo ao jogo do dia anterior em que o Leão ganhou e terminou o returno do Campeonato Catarinense em primeiro lugar

Ele citou outras entidades, como o Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil - entes integrantes da segurança pública - que não recebem tantas críticas.

Demissionário, o comandante fez o pronunciamento na cerimônia de formatura do Curso de Formação de Sargentos, na Academia da Polícia Militar da Trindade, provavelmente o último de sua carreira.

8 de abr. de 2010

Dificuldade para os oficiais

A vida não está fácil para os oficiais da Polícia Militar. Além de terem dificuldades para ganhar os R$ 2 mil de abono, de forma lenta, gradual e insegura, e se equipararem, mesmo que parcialmente, aos delegados da Polícia Civil, agora vão ter que engolir o doutor André Luiz Mendes da Silveira no posto máximo da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Para os oficiais, pior que um leigo, como o ex-secretário Ronaldo Benedet (PMDB), é um dirigente da instituição chamada "co-irmã". É um acinte, uma provocação. Mais: é uma demonstração da fraqueza política dos coronéis em relação aos delegados.

Em anos passados, para corrigir essa briga, o ex-governador Esperidião Amin chegou a dar status de secretaria à Polícia Militar.

Além da briga PC x PM, está a briga interna corroendo a unidade da categoria. Duas chapas, do campo da oposição, já se declararam que vão brigar pela diretoria da Associação dos Oficiais (Acors), enquanto que a situação ainda não se manifestou. As oposições já chegaram no nível de afirmar que a atual comandância da instituição e a presidência da associação não tem mais legitimidade diante de tanto vacilo na negociação salarial.

A briga interna também opõe oficiais "superiores" (coronéis e tenentes-coronéis) e "inferiores" (majores, capitães e tenentes). Esses últimos se sentem abandonados depois que os primeiros receberam as melhores gratificações, com acúmulos de comandos, através da Lei Complementar 454, aprovada ano passado. Para a base, depois que a alta cúpula alcançou o teto (de R$ 15 mil), e a quebra do teto, se acomodaram para defender os outros.

A terceira divisão inclui os praças e oficiais. A confecção de projeto de lei, obra de oficiais próximos ao governo, com abono com diferença de oito vezes, abriu ainda mais o fosso financeiro, moral e emocional que separa comandantes e comandados.

Polêmica

As medidas provisórias que tratam do abono dos militares (R$ 2 mil para a cúpula e R$250 para a base) e da gratificação aos servidores da sede da Secretaria da Saúde são as mais polêmicas e as que mais estão recebendo resistência. Uma chuva de e-mails, de todos os lados, estão enchendo as caixas postais do deputados estaduais.

Bauer deixa SC entre os piores salários no magistério

O secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer (O Hipócrata), vai sair de sua pasta deixando Santa Catarina em 18º lugar no ranking de salários recebidos pelos professores estaduais. A pesquisa foi feita pelo jornal "Folha de São Paulo" (link para assinantes) e publicada no dia 1º de abril com base nas informações oficiais das secretarias de educação e sindicatos do magistério. SC está à frente de apenas nove estados.

Pela pesquisa, o salário base do professor catarinense é de R$ 1.658, em uma jornada de 40 horas semanais, saindo por R$ 10,36 a hora-aula. A hora-aula do magistério de SC fica atrás de estados mais modestos economicamente como Maranhão, Tocantins, Pará e Alagoas.

A maior hora-aula é de Roraima com R$ 24,19. Já o maior salário base é do Distrito Federal com R$ 3.386.

Veja a reprodução do jornal. Clique na imagem para ampliar :