Cabeçalho 1

4 de jan. de 2010

Como reduzir furtos e roubos

A seguir um bom exemplo do que pode ser feito para zerar furtos e roubos em Florianópolis. Pena que nem todo mundo é filiado à Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis:

(Fonte: Portal da Polícia Militar)

Ações da PM reduzem a zero os furtos no centro da Capital
Florianópolis, 22-12-2009

Pelo segundo mês consecutivo, os policiais militares da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar conseguem reduzir a zero os furtos a estabelecimentos comerciais na região da área central de Florianópolis.

Nos últimos três meses, sustentando a filosofia de que não se gerencia o que não se mede, o Comando da 1ª Companhia passou a adotar recursos e estratégias da teoria do “Policiamento Orientado ao Problema”, buscando identificar, analisar, responder e avaliar a situação criminal. Neste sentido, foi constatado que as ruas Conselheiro Mafra e João Pinto, bem como as suas vias adjacentes, apresentavam elevado índice de arrombamento e furto a estabelecimentos comerciais, e a Avenida Beria-Mar tinha alto índice de furto de veículo, crimes esses com grande repercussão junto a comerciantes e mídia.


Clique aqui para continuar lendo.

3 de jan. de 2010

O arrombamento da casa do comandante. E o que faltou dizer

O ano novo não começou bem para o comandante geral da Polícia Militar, conforme noticia a imprensa. A casa do coronel Eliésio Rodrigues, localizada em Capoeiras, foi arrombanda durante o final de semana, mas ele só percebeu por volta das 2h40min, entre sábado e domingo, quando retornou da praia.

Algumas informações, no entanto, a imprensa não divulgou. Na verdade, foi levando um revolver calibre 357 (Magnum), que pertence à Polícia Militar. Mais: os primeiros PMs que chegaram ao local encontraram um espelho do banheiro escrito, com batom, palavras ofensivas aos policiais. Um indício de que tiveram tempo suficiente para agir.

O coronel ainda tentou abafar o caso junto à imprensa. "É inadmissível furtar a casa do comandante geral da Polícia. Isso demonstra a fragilidade da PM", teria dito ele aos seus companheiros de farda na madrugada.

Momentos antes de chegar em sua casa, o próprio comandante chegou a ver uma viatura abordando pessoas na comunidade Chico Mendes, quando comentou com sua família, orgulhoso, de que não seria por falta de policiamento que haveria mais um homicídio na cidade.

O arrombamento da casa do comandante e o comentário familiar demonstram que segurança pública pode ser algo mais que uma "sensação". Deve ser política pública (educação, saúde e segurança); planejamento (inteligência); e profissionalismo (policiais bem pagos e infraestrutura adequada). Caso contrário, a PM vai continuar fragilizada - e sempre levando a culpa.

30 de dez. de 2009

PM e guarda de Tubarão ainda não se entendem

Engana-se ou quer lograr os outros quem não admite haver uma briga, uma verdadeira briga, entre os órgãos de segurança pública em Santa Catarina. Em Tubarão, a Guarda Municipal lançou nota classificando as opiniões do comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Silvio Ricardo Alves, de "arcaica" e movidas por "vaidades" e "medo".

Palavras pesadas para se dirigir à uma das principais autoridades da segurança pública do Sul do Estado.

A motivação foi a entrevista para o jornal "Notisul", de 26 de dezembro, em que o comandante afirma querer ser parceiro da guarda desde que ela não se meta a fazer policiamento ostensivo e fiscalização do trânsito. "O trabalho mais direcionado a eles (guardas municipais) seria a proteção e conservação das praças públicas de Tubarão", disse à imprensa.

Segundo o tenente-coronel, ele já levou à Câmara dos Vereadores e ao secretário municipal de Segurança e Trânsito, João Batista de Andrade, pedido para que a guarda revise sua postura.

A propósito, o secretário e "comandante" da guarda também é conhecido como Sargento Batista, ex-vereador e policial militar da reserva remunerada.

Admitir a briga entre as instituições não é desejar a cisão, mas compreender o fenômeno para, quem sabe, abstrair soluções.

29 de dez. de 2009

Férias para além da praia

Ainda dá tempo para a criançada se inscrever no projeto "Férias no Museu". As inscrições podem ser feitas na hora, dia 05/01/10, às14h. As atividades vão acontecer nos dias 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de janeiro. A iniciativa é do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado, localizado na Rua Getúlio Vargas, nº100, Centro de Caçador.

O museu é ligado à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp).

Mais informação: www.museudocontestado.com.br.

Quem não puder ir até Caçador, pode fazer um excelente passeio virtual pelo site.

28 de dez. de 2009

Tarso vai deixar o ministério. Barreto pode assumir

Empatado tecnicamente na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, de acordo com o Datafolha, com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), o ministro da Justiça Tarso Genro (PT) pode deixar o cargo ainda no começo de fevereiro. Não está certo ainda quem vai assumir o seu posto, mas tudo leva a crer que pode ser o secretário-executivo do ministério, o economista Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto.

Funcionário de carreira da Justiça há 20 anos, Barreto é ligado à Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele é coautor, ao lado do ministro da Defesa Nelson Jobim (PMDB), do projeto de colocar as Forças Armadas para combater o crime comum, realizando atividades de polícia ostensiva e, quem sabe, judiciária.

É dele também o voto de desempate no Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) a favor da extradição do militante político italiano Cesare Battisti - o que acabou levando o caso para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Votos

Em tempo, ainda segundo o Datafolha, Fogaça e Genro têm 30% das intenções dos votos dos gaúchos, incluindo no cenário os votos para a atual governador Yeda Crusius (5%). Sem ela, cada um tem 31%.

Beto Albuquerque (PSB) vem em seguida com 8%. Pedro Ruas (Psol) e Paulo Feijó (DEM), o atual vice-governador, apresentam 1%.

25 de dez. de 2009

Censura? Mordaça?

Na véspera de Natal, dois fatos negativos na área de comunicação chamaram a atenção em Santa Catarina. Fatos típicos de governos autocráticos, mal acostumados com a democracia e repelentes à críticas. É tempo de censura sofisticada, embustida de pressão econômica e com braço no Judiciário. Vamos à eles:

(1)

Na segunda-feira (21), a Aprasc anunciou a colocação de um outdoor na SC-401 em frente do Centro Administrativo - sede do governo estadual. A placa cobrava do governo compromissos antigos, literalmente: "Sr. Governador, Srs. Secretários, Sr. Comandante da PM: Porque tanta perseguição e discriminação com os praças da PM e do Bombeiro?"

A mensagem, que não ofendia a honra de nenhuma autoridade, foi retirada pela empresa que explora o local, chamada Dubcom. O dono da empresa alegou pressão por parte do Executivo. Houve pressão também do sindicato das empresas do ramo. O governo do Estado, segundo o empresário, chegou a cogitar elaborar legislação dificultando a colocação de outdoor.

O texto também não tinha nenhuma conotação política-partidária.

(2)

No final da tarde de quinta-feira (24), a empresa de hospedagem de sites Locaweb suspendeu unilateralmente o contrato com o blog Tijoladas do Mosquito, conhecido pelas suas críticas ácidas e incisivas contra os políticos e ladrões do dinheiro público. O Mosquito suspeita do prefeito de Florianópolis, de seus asseclas e até da RBS. Deve ter dedo do governador Luiz Henrique da Silveira, o mais novo padrinho político de Dário Berger. O blog está operando no servidor Blogspot, do Google.

No caso da Aprasc, houve uma pequena repercussão nos órgãos da chamada grande imprensa. No caso do Mosquito, a repercussão ainda é zero. Só os blogs parceiros contaram a história. Os jornalões, tão zelosos da liberdade de expressão, parecem que ainda não se deram conta da gravidade dos acontecimentos. Tanto um como outro prometem se socorrer na Justiça.