Cabeçalho 1

3 de mar. de 2009

Bethoven, Mozart, Vivald e Bach em Gaspar



O realease a seguir vale a pena ser publicado. Primeiro, pela qualidade do material distribuído pela assessoria de imprensa e, segundo, pela oportunidade e criatividade do evento.


Gaspar comemora Dia Nacional da Música Clássica na próxima quinta-feira

Quinta-feira (05) é dia de respirar música clássica no centro de Gaspar. Das 7h30 às 17h, o Departamento de Cultura da Prefeitura realizará um evento no coreto municipal com a apresentação de diversas canções eruditas.


Na programação estão composições de Bethoven, Mozart, Vivald e Bach. Às 9h30 haverá um dueto de clarinetes de duas integrantes da Banda São Pedro, Suelen Hostert Mondini e Ângela Girardi. Ao meio dia terá uma apresentação do Grupo Instrumental da Escola Barão do Rio Branco. Às 16h é o momento de ouvir um solo da violinista Kedma Jacques. E, para encerrar a noite, o Clube Musical São Pedro, sob a regência de Jackson Marquezini, se apresentará às 20h, caso não chova.


Para o Diretor de Cultura Dayro Bornhausen, esta é uma oportunidade de as pessoas conhecerem mais a música clássica. "Muitas pessoas dizem que não gostam, mas nunca sequer ouviram. Com este evento, pretendemos que os cidadãos percebam mais a música clássica, dando valor a sua importância cultural". Sobre a data O Presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou no dia 13 de janeiro deste ano o decreto que institui o Dia Nacional da Música Clássica (05 de março). A data foi escolhida pelo fato de o compositor Heitor Villa-Lobos ter nascido neste dia.

Bruna Barcellos / Diretoria de Comunicação / Prefeitura de Gaspar

O olho gaúcho

Fonte: NASA-MODIS Rapid Response System. Imagem com 250m de resolução.

A Epagri/Ciram, através dos meteorologistas Daniel Calearo e Maurici Monteiro, divulgou a curiosa formação de nuvens sobre a região serrana do Rio Grande do Sul. Pela imagens capturadas por satélites é possível observar um aglomerado de nuvens em formato circular, apresentando um centro com característica semelhante a um “olho”.

De acordo com os meteorologistas, a formação de “olho” é apenas mera coincidência e não tem nada a ver com furacão. Tecnicamente, o conglomerado de nuvens está associado a fluxo de ar predominante de norte-noroeste, carregando grande umidade desde a região centro-norte do Brasil, combustível necessário para a formação de intensas tempestades.

Fonte: NASA-MODIS Rapid Response System. Imagem com 1km de resolução

“Vale o registro de uma imagem muito bonita que os satélites meteorológicos trazem até nós, dentre tanta outras que surgem durante as horas de monitoramento das condições de tempo, as quais muitas vezes passam em branco aos olhos da grande maioria”, descreveram os metereologistas.

Agora, pelo menos a meia dúzia que lê esse blog vai poder ter acesso a essas imagens.

Fonte: CPTEC/INPE

Michelle Obama : exemplo de ação afirmativa

"A mulher de Barack Obama só conseguiu fazer universidade pelas políticas afirmativas nos Estados Unidos. Ela de família pobre, diferente do presidente que tem outras origens." A declaração foi feita pelo deputado Pedro Uczai (PT), que defendeu a derrubada do veto ao seu projeto de lei que cria o Programa Estadual de Ações Afirmativas. Para o petista, os EUA são pioneiros e vanguarda nesse ponto.

Eleição do vice-presidente da CCJ adiada

O primeiro embate da Comissão de Constituição e Justiça foi adiado por causa da ausência do deputado governista Cesar Souza Júnior (DEM), na manhã de terça-feira (03). O presidente Romildo Titon (PMDB) deixou para um segundo momento a eleição de seu vice porque certamente ia empatar a votação - contando seu voto de minerva. Como não havia consenso em um nome, resultado certamente seria 4 x 4.

Atualização às 13h56

Marcos Vieira (PSDB) foi eleito, ainda durante a manhã, o vice-presidente da CCJ com seis votos favoráveis, duas abstenções e muita chiadeira da bancada do PT.

27 de fev. de 2009

Pergunta para os peixinhos


Primeira autoridade a discursar durante a visita do presidente Lula, o prefeito Dário Berger reclamou da demora em concluir obras, em especial a nova linha de transmissão submarina. Não revelou nomes, nem apontou entidades. Mas, ficou claro que se referia a ambientalistas e instituições de defesa do meio ambiente, como Fatma e Floram.

Seu pronunciamento também foi uma espécie de lamentação, ainda ressentido com a Operação Moeda Verde que prendeu seus amigos e correligionários.

Em seu socorro, o presidente reforçou o discurso anti-ambientalista de Dário Berger. Leia o que Lula disse na sede da Eletrosul:

Foi uma das obras mais demoradas para que nós conseguíssemos licença ambiental para construir esta obra. Não eram fáceis as discussões que nós fazíamos lá na mesa da Presidência da República, depois no Ministério de Minas e Energia, depois na Casa Civil.

(...)

Eu me lembro de uma estrada que é feita aqui, em Florianópolis, que vai do centro da cidade até o aeroporto, não acabou ainda aquilo lá. Não acabou. Eu vim aqui no tempo de sindicalista e aquilo já estava começando. Eu já deixei de ser sindicalista, já perdi três eleições para presidente da República, ganhei duas, e ainda não está pronta.

(...)

Esse linhão aqui, meus filhos, demorou tanto, porque havia a compreensão de que os cabos não poderiam passar por debaixo d’água, depois havia a compreensão de que as linhas não poderiam passar pela Mata Atlântica. Se não pode passar por baixo, nem pode passar por cima, onde eu vou passar esse negócio? Por Deus do céu que eu quase que desço, mergulhando, para perguntar para os peixes: Tem alguma coisinha contra, aqui? Esse cabo vai atrapalhar vocês? Permitam. Vai haver...

Nunca antes na história desse país ...

Empolgado com a inauguração da moderna linha de trasmissão de energia para a Ilha de Santa Catarina, o presidente Lula mandou essa:

Eu, que sofri já, recém-eleito, um apagão, recebi o Luiz Henrique [governador Luiz Henrque da Silveira] duas vezes para se queixar do apagão, fico extremamente feliz de poder passar para a história como o Presidente da República que, junto com o governo do estado, com a Eletrosul, com a Eletrobrás, garantimos que nos próximos 30, 40 anos Florianópolis não vai ter problema de apagão.

Lends Picantis In Ânus Autrem Q'sucus Est

Proposta regulamenta uso do gás pimenta

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4585/09, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que inclui o gás pimenta entre os produtos controlados e fiscalizados pelo Exército. O projeto permite que o gás seja usado por cidadãos para defesa pessoal, mas procura evitar seu uso indiscriminado, estabelecendo mecanismos de controle. Hoje, por falta de regulamentação, o produto é vendido livremente, inclusive pela internet.

Leia mais:
Agência Câmara