Cabeçalho 1

30 de jun. de 2010

DEM começa enfraquecido

A campanha de Raimundo Colombo (DEM) começa enfraquecida. Explica-se: apesar de contar com a formação da tríplice aliança, os principais partidos que compõem a candidatura entraram divididos e de forma forçada.

Enquanto a base e a cúpula nacional do PMDB queriam candidatura própria ou pelo menos aliança com Ideli Salvatti (PT), os caciques locais manobraram para construir a chapa com os Democratas. Tomaram vaias e não vão levar toda a base peemedebista.

Na outra ponta da tríplice, a base do PSDB buscava aliança com o PP ou candidatura própria. Determinação da direção nacional obrigou os tucanos catarinenses a fecharem com o DEM, caso contrário haveria intervenção. Enquanto algumas lideranças locais do PSDB defendiam veementemente a chapa com os progressistas, outras gostaram da atitude da nacional. O próprio governador Leonel Pavan queria sua própria candidatura. É mais um partido que entra rachado para compor a unidade.

PTC vai de Colombo

Depois de realizar convenção partidária no Hotel Blue Tree Towers, o Partido Trabalhista Cristão (PTC), de Elpídio Neves, resolveu aderir à campanha de Raimundo Colombo (DEM). A convenção começou às 8 horas e, às 9 horas, ele foi pessoalmente à Assembleia Legislativa comunicar a decisão à bancada dos democratas.

PDT define por PT

O presidente estadual (e nacional) do PDT, Manoel Dias, chega de Brasília por volta do meio-dia e apresenta na reunião da Executiva, logo às 13 horas, a posição oficial do partido de fechar aliança com o PT de Ideli Salvatti. Ele vai enfrentar resistência do grupo liderado pelo deputado Dagomar Carneiro, que defende a aliança com o PP de Ângela Amin. O deputado Sargento Soares, que queria candidatura própria, não vai participar da reunião para não precisar fazer o voto de desempate.

Se a decisão for contrária à orientação da direção nacional, de apoiar o PT, o ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi, desembarca em Florianópolis para intervir politicamente.

Malibu: o novo lançamento da Chevrolet

O Brasil logo vai ter acesso ao novo modelo sedan, na categoria luxo, da Chevrolet, importado dos Estados Unidos.

Trata-se do Chevrolet Malibu, que será comercializado na versão LTZ, com moderno motor de 2,4 litros de alumínio, da família Ecotec. O propulsor desenvolve 171 cavalos de potência a 6.400 rpm com câmbio automático de seis velocidades controladas pelas opções de trocas de marchas através de comandos no volante.

O Malibu entra no mercado brasileiro com sistema de freio ABS com EBD e PBA (que distribui da melhor forma possível, a força do freio requisitada pelo condutor); controle de estabilidade de tração; rodas de alumínio de 18 polegadas; ar condicionado digital; bancos de couro com regulagem elétrica e aquecimento; tela LCD para os passageiros dos bancos traseiros como acessório (vendido separadamente); airbags/windowbags com sensores de presença (conforme o peso da pessoa), monitor de pressão dos pneus; direção com assistência elétrica; e chave com "remote start" (possibilitando a ligação do motor à distância).

29 de jun. de 2010

Organização do Corpo de Bombeiros (e dos policiais?)

Depois que o projeto de lei complementar que trata da Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar, conhecido antigamente como LOB, chegou à Assembleia Legislativa, os policiais militares estão apreensivos para saber quando chega a versão da Polícia Militar.

Em 10 páginas, o projeto vai tratar de toda organização da instituição, suas unidades e efetivo. É como se fosse um planejamento para os próximos anos.

A última versão é de 10 de fevereiro de 1983 - do tempo que o Corpo de Bombeiros era um braço da PM e a atual Constituição do Estado (1988/89) ainda não havia sido promulgada.

Também já está em tramitação o PLC que estabelece a distribuição e fixa o efetivo do Corpo de
Bombeiros. A Polícia já tem a sua lei complementar sobre o assunto, desde julho de 2008.

28 de jun. de 2010

Time suspeito

O time do Flamengo, atual campeão do Campeonato Brasileiro, está cada vez mais nas páginas policiais. Primeiro, foi o atacante Adriano, acusado de relação com traficantes. Depois, foi a vez do atacante Vagner Love. Agora, é o goleiro Bruno quem está encrencado por suspeita de assassinato da mãe de seu filho.

26 de jun. de 2010

Oligarquia hondurenha não tem vocação para a democracia

Por Celso Martins

Faltando pouco para completar um ano de golpe de estado, os direitos humanos continuam a ser violados em Honduras. Homens e mulheres que resistem à quebra da ordem constitucional são perseguidos, ameçados, espancados, sequestrados e mortos todos os dias. O noticiário fornecido pela Rede Morazanica de Informação e o site Defensores en Línea, os comunicados de entidades como o Cofadeh, Codeh e CPTRT e da própria Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), entre outras fontes, nos revelam um quadro dramático.

As principais lideranças da FNRP estão ameaçadas de morte, o que inclui sindicalistas, professores, intelectuais e escritores, ativistas sociais, camponeses e trabalhadores do campo, indígenas e afro-descendentes. Honduras é dominada por uma oligarquia fechada e violenta que controla os poderes da república - Executivo, Judiciário e Legislativo. O Exército e a Polícia também são alcançados pelos tentáculos oligarcas, regentes da mídia que desinforma, mente, insufla e aplaude a repressão. A ingerência norte-americana é visível, transparente: o embaixador norte-americano aparece duas a três vezes no noticiário (El Heraldo, por exemplo), dando palpites sobre os mais diversos temas da vida nacional hondurenha.

Leia na fonte