O comandante geral da Polícia Militar não é o único militar de alta patente a sofrer na mão de criminosos. O subcomandante operacional da Guarnição Especial de Laguna, major Cleder Paulo Padilha Droppa, também teve a sua casa arrombada, em Tubarão, entre 30 de dezembro de 2009 e 3 janeiro de 2010.
Além de objetos pessoais, foi furtado um revólver calibre 38 de sua propriedade.
Em tempo: a arma e os objetos furtados já foram recuperados. Pertences da comunidade também foram encontrados, conforme publicado no jornal Notisul.
Hoje em dia, a bandidagem não respeita mais nem a Polícia.
Cabeçalho 1
6 de jan. de 2010
4 de jan. de 2010
Como reduzir furtos e roubos
A seguir um bom exemplo do que pode ser feito para zerar furtos e roubos em Florianópolis. Pena que nem todo mundo é filiado à Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis:
(Fonte: Portal da Polícia Militar)
Clique aqui para continuar lendo.
(Fonte: Portal da Polícia Militar)
Ações da PM reduzem a zero os furtos no centro da Capital
Florianópolis, 22-12-2009
Pelo segundo mês consecutivo, os policiais militares da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar conseguem reduzir a zero os furtos a estabelecimentos comerciais na região da área central de Florianópolis.
Nos últimos três meses, sustentando a filosofia de que não se gerencia o que não se mede, o Comando da 1ª Companhia passou a adotar recursos e estratégias da teoria do “Policiamento Orientado ao Problema”, buscando identificar, analisar, responder e avaliar a situação criminal. Neste sentido, foi constatado que as ruas Conselheiro Mafra e João Pinto, bem como as suas vias adjacentes, apresentavam elevado índice de arrombamento e furto a estabelecimentos comerciais, e a Avenida Beria-Mar tinha alto índice de furto de veículo, crimes esses com grande repercussão junto a comerciantes e mídia.
Clique aqui para continuar lendo.
3 de jan. de 2010
O arrombamento da casa do comandante. E o que faltou dizer
O ano novo não começou bem para o comandante geral da Polícia Militar, conforme noticia a imprensa. A casa do coronel Eliésio Rodrigues, localizada em Capoeiras, foi arrombanda durante o final de semana, mas ele só percebeu por volta das 2h40min, entre sábado e domingo, quando retornou da praia.
Algumas informações, no entanto, a imprensa não divulgou. Na verdade, foi levando um revolver calibre 357 (Magnum), que pertence à Polícia Militar. Mais: os primeiros PMs que chegaram ao local encontraram um espelho do banheiro escrito, com batom, palavras ofensivas aos policiais. Um indício de que tiveram tempo suficiente para agir.
O coronel ainda tentou abafar o caso junto à imprensa. "É inadmissível furtar a casa do comandante geral da Polícia. Isso demonstra a fragilidade da PM", teria dito ele aos seus companheiros de farda na madrugada.
Momentos antes de chegar em sua casa, o próprio comandante chegou a ver uma viatura abordando pessoas na comunidade Chico Mendes, quando comentou com sua família, orgulhoso, de que não seria por falta de policiamento que haveria mais um homicídio na cidade.
O arrombamento da casa do comandante e o comentário familiar demonstram que segurança pública pode ser algo mais que uma "sensação". Deve ser política pública (educação, saúde e segurança); planejamento (inteligência); e profissionalismo (policiais bem pagos e infraestrutura adequada). Caso contrário, a PM vai continuar fragilizada - e sempre levando a culpa.
Algumas informações, no entanto, a imprensa não divulgou. Na verdade, foi levando um revolver calibre 357 (Magnum), que pertence à Polícia Militar. Mais: os primeiros PMs que chegaram ao local encontraram um espelho do banheiro escrito, com batom, palavras ofensivas aos policiais. Um indício de que tiveram tempo suficiente para agir.
O coronel ainda tentou abafar o caso junto à imprensa. "É inadmissível furtar a casa do comandante geral da Polícia. Isso demonstra a fragilidade da PM", teria dito ele aos seus companheiros de farda na madrugada.
Momentos antes de chegar em sua casa, o próprio comandante chegou a ver uma viatura abordando pessoas na comunidade Chico Mendes, quando comentou com sua família, orgulhoso, de que não seria por falta de policiamento que haveria mais um homicídio na cidade.
O arrombamento da casa do comandante e o comentário familiar demonstram que segurança pública pode ser algo mais que uma "sensação". Deve ser política pública (educação, saúde e segurança); planejamento (inteligência); e profissionalismo (policiais bem pagos e infraestrutura adequada). Caso contrário, a PM vai continuar fragilizada - e sempre levando a culpa.
1 de jan. de 2010
30 de dez. de 2009
PM e guarda de Tubarão ainda não se entendem
Engana-se ou quer lograr os outros quem não admite haver uma briga, uma verdadeira briga, entre os órgãos de segurança pública em Santa Catarina. Em Tubarão, a Guarda Municipal lançou nota classificando as opiniões do comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Silvio Ricardo Alves, de "arcaica" e movidas por "vaidades" e "medo".
Palavras pesadas para se dirigir à uma das principais autoridades da segurança pública do Sul do Estado.
A motivação foi a entrevista para o jornal "Notisul", de 26 de dezembro, em que o comandante afirma querer ser parceiro da guarda desde que ela não se meta a fazer policiamento ostensivo e fiscalização do trânsito. "O trabalho mais direcionado a eles (guardas municipais) seria a proteção e conservação das praças públicas de Tubarão", disse à imprensa.
Segundo o tenente-coronel, ele já levou à Câmara dos Vereadores e ao secretário municipal de Segurança e Trânsito, João Batista de Andrade, pedido para que a guarda revise sua postura.
A propósito, o secretário e "comandante" da guarda também é conhecido como Sargento Batista, ex-vereador e policial militar da reserva remunerada.
Admitir a briga entre as instituições não é desejar a cisão, mas compreender o fenômeno para, quem sabe, abstrair soluções.
Palavras pesadas para se dirigir à uma das principais autoridades da segurança pública do Sul do Estado.
A motivação foi a entrevista para o jornal "Notisul", de 26 de dezembro, em que o comandante afirma querer ser parceiro da guarda desde que ela não se meta a fazer policiamento ostensivo e fiscalização do trânsito. "O trabalho mais direcionado a eles (guardas municipais) seria a proteção e conservação das praças públicas de Tubarão", disse à imprensa.
Segundo o tenente-coronel, ele já levou à Câmara dos Vereadores e ao secretário municipal de Segurança e Trânsito, João Batista de Andrade, pedido para que a guarda revise sua postura.
A propósito, o secretário e "comandante" da guarda também é conhecido como Sargento Batista, ex-vereador e policial militar da reserva remunerada.
Admitir a briga entre as instituições não é desejar a cisão, mas compreender o fenômeno para, quem sabe, abstrair soluções.
29 de dez. de 2009
Férias para além da praia
Ainda dá tempo para a criançada se inscrever no projeto "Férias no Museu". As inscrições podem ser feitas na hora, dia 05/01/10, às14h. As atividades vão acontecer nos dias 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de janeiro. A iniciativa é do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado, localizado na Rua Getúlio Vargas, nº100, Centro de Caçador.
O museu é ligado à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp).
Mais informação: www.museudocontestado.com.br.
Quem não puder ir até Caçador, pode fazer um excelente passeio virtual pelo site.
O museu é ligado à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp).
Mais informação: www.museudocontestado.com.br.
Quem não puder ir até Caçador, pode fazer um excelente passeio virtual pelo site.
28 de dez. de 2009
Tarso vai deixar o ministério. Barreto pode assumir
Empatado tecnicamente na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, de acordo com o Datafolha, com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), o ministro da Justiça Tarso Genro (PT) pode deixar o cargo ainda no começo de fevereiro. Não está certo ainda quem vai assumir o seu posto, mas tudo leva a crer que pode ser o secretário-executivo do ministério, o economista Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto.
Funcionário de carreira da Justiça há 20 anos, Barreto é ligado à Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele é coautor, ao lado do ministro da Defesa Nelson Jobim (PMDB), do projeto de colocar as Forças Armadas para combater o crime comum, realizando atividades de polícia ostensiva e, quem sabe, judiciária.
É dele também o voto de desempate no Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) a favor da extradição do militante político italiano Cesare Battisti - o que acabou levando o caso para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Votos
Em tempo, ainda segundo o Datafolha, Fogaça e Genro têm 30% das intenções dos votos dos gaúchos, incluindo no cenário os votos para a atual governador Yeda Crusius (5%). Sem ela, cada um tem 31%.
Beto Albuquerque (PSB) vem em seguida com 8%. Pedro Ruas (Psol) e Paulo Feijó (DEM), o atual vice-governador, apresentam 1%.
Funcionário de carreira da Justiça há 20 anos, Barreto é ligado à Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele é coautor, ao lado do ministro da Defesa Nelson Jobim (PMDB), do projeto de colocar as Forças Armadas para combater o crime comum, realizando atividades de polícia ostensiva e, quem sabe, judiciária.
É dele também o voto de desempate no Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) a favor da extradição do militante político italiano Cesare Battisti - o que acabou levando o caso para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Votos
Em tempo, ainda segundo o Datafolha, Fogaça e Genro têm 30% das intenções dos votos dos gaúchos, incluindo no cenário os votos para a atual governador Yeda Crusius (5%). Sem ela, cada um tem 31%.
Beto Albuquerque (PSB) vem em seguida com 8%. Pedro Ruas (Psol) e Paulo Feijó (DEM), o atual vice-governador, apresentam 1%.
Assinar:
Postagens (Atom)