Cabeçalho 1

9 de mar. de 2009

Ex-major Newton é comprometido com Dário Berger

Ligando os pontos. Escrevi em dois posts anteriores que ex-major Newton gosta de emitir opinião sobre tudo e sobre todos. A última vez, foi na quinta-feira (05/06), quando afirmou para a reportagem do Diário Catarinense que os estudantes do Movimento Pela Redução da Tarifa não tinham objetivo reivindicatório. Eram apenas "baderneiros". Faltou o comandante exprimir a opinião dele sobre o aumento da tarifa do transporte público em Florianópolis.

Isso ele nunca vai fazer porque está umbilicalmente comprometido com o governo Dário Berger, de quem depende e a quem serve.

No DC, saiu publicado o seguinte:

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Newton Ramlow, disse que interrompeu duas operações de combate ao crime para escoltar a manifestação. Segundo ele, o remanejamento do efetivo teve a intenção de evitar a depredação de pontos de ônibus, telefones públicos e vitrines de lojas, como ocorreu na última manifestação.

O tenente-coronel declarou que, na quarta-feira, havia manifestantes bebendo vodca e disse que boa parte deles não é estudante nem pacífica.

Newton Ramlow gosta de aparecer

Esclarecendo, escrevi "ex-major Newton" porque é como o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, o atual tenente-coronel Renato Newton Ramlow ficou conhecido. Midiático, porque o comandante gosta de aparecer na mídia. Vive dando entrevistas para as rádios, jornais e televisões. Não perde uma oportunidade para aparecer. Ainda tem comunidade no orkut e página no fotolog. Atende bem o perfil que os programas policiais gostam: chama todos acusados e criminosos de "vagabundos" ou "bandidos" e gosta de emitir opinião sobre tudo e sobre todos.

É uma celebridade.

Foi em 25 de novembro do ano passado que o ex-major foi promovido a tenente-coronel, por merecimento, e não por antiguidade.

Chuva do domingo quebra recorde em SC

A chuva registrada no domingo atingiu índices bastante elevados, principalmente entre o Planalto e o Litoral, com acumulados em 24h (entre 9h do dia 08/03 e 9h do dia 09/03) que ficaram em torno dos 100mm, como foi o caso de Itapoá (103,4mm), Painel (111,6mm), Florianópolis (99,0mm) e Ituporanga (103,8mm). Houve quebra de recorde de chuva em 24h no município de Ituporanga, ou seja, não chovia um volume tão elevado em um dia desde o dia 23/03/92, quando choveu 75,4mm.

As informações são da Epagri/Ciram.

5 de mar. de 2009

Ex-major Newton está com saudade de 64

Carlos Damião escreveu ontem sobre a "desproporção" entre o número de manifestantes pela redução da tarifa e o aparato policial militar. Hoje aconteceu a mesma coisa. En passant, vou entrar no assunto porque assisti as duas passeatas. Enquanto o número de estudantes e populares ficou em pouco mais de 100 pessoas nas duas vezes, o número de policiais e viaturas dobrou entre um dia e outro.

Ontem, eram cinco viaturas, sendo uma da Guarda Municipal e quatro do PPT, Pelotão de Policiamento Tático, - quase uma tropa de elite. Identitiquei pelo menos cinco P-2 (policiais desfarçados da agência de 'inteligência' da PM). No final do dia, um estudante foi preso porque supostamente desacatou alguma autoridade.

Hoje eram dez viaturas, duas da GM e as demais da Militar. Vi ainda um policial fardado registrando fotografias dos manifestantes. Nos dias dias, um grupo de PMs acompanhava a marcha na cola dos manifestantes.

Nos dois dias também, o comandante do 4º Batalhão, o midiático ex-major Newton Ramlow, acompanhou a manifestação com sua viatura particular. Sem querer, ouvi ele dando entrevista para um repórter do "Diário Catarinense" quando ele dizia que o grupo não tinha objetivo reivindicatório, só queria fazer baderna pela cidade. Além de policial militar, o atual tenente-coronel também é juiz.

A quantidade de viaturas e policiais realmente era desnecessária para o número de pessoas. Melhor seria se esse aparato estivesse empenhado em fazer segurança pública, e não constrangimento. Newton deve ter saudade de 64 ...

Até o boa praça Cacau Menezes reclamou do barulho, fala aí:

4 de mar. de 2009

Goleada do governo aprova recategorização. Torcida animou o jogo


O governo aprovou com facilidade o projeto de recategorização do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Mesmo em clima de Fla-Flu, o jogo não foi equilibrado e a proposta original levou de goleada.

Durante a sessão se viu de tudo na Assembléia Legislativa: tumulto, caras pintadas, pessoas plantando árvores, faixas contra e a favor, empurra-empurra e um punhado de policiais para acalmar os ânimos. A turma da imprensa também estava em peso, com transmissões ao vivos ou diretas do Parlamento. Um hora depois de terminada a sessão a equipe de faxineiras ainda estava no hall limpando o resultado da manifestação.

O PP dessa vez votou com o governo, ficando contrários os petistas e um pedetista.

Temperatura vai subir na Assembléia Legislativa

A massa de ar quente continua abafando Santa Catarina nesta quarta-feira (04) e boa parte da quinta-feira (05). As máximas se aproximam dos 40°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte, dos 36°C no Litoral Sul e dos 35°C em Florianópolis, com chance de quebra de recorde.

Na tarde de quarta-feira (04), a temperatura vai subir muito no Plenário da Assembléia Legislativa.