Cabeçalho 1

4 de fev. de 2009

Peninha barbudo

Depois de ser preterido pela Tríplice Aliança para ocupar a Presidência da Assembléia Legislativa, durante as costuras partidárias ainda no ano passado, o deputado Rogério Mendonça "Peninha" (PMDB) começou o ano legislativo com a fachada renovada. Revoltado, deixou a barba crescer ...

Fotos: Divulgação Alesc

Mudança na Casa Militar da Alesc

A Casa Militar da Assembléia Legislativa vai ser comandanda pelo tenente-coronel Luiz Roberto de Quadros, ex-chefe do Estado Maior da 4ª Região de Polícia Militar (Chapecó). A subchefia pode ficar com a tenente-coronel Maria de Fátima Martins, que trabalha no Quartel do Comando.

Fátima é presidente do Grêmio Recreativo "Anita Garibaldi" das Policiais Femininas e foi parceira do deputado Jorginho Mello (PSDB), quando ele era presidente da Comissão de Constituição e Justiça e avocou a relatoria da lei de aposentaria especial para as servidoras da segurança pública. Na foto, a militar ainda era major.

Há ainda resistências para a tenente-coronel assumir o cargo, pois alguns militares também tem interesse no posto, afinal, todo policial militar que é transferido para a Assembléia Legislativa recebe salário dobrado - um do Executivo e outro do Legislativo.

Ex-vereador ganha cargo de deputado tucano

O ex-presidente da Câmara do Vereadores, de Romelândia, Juarez Furtado (PSDB), ganhou um cargo no gabinete do deputado Marcos Vieira, informa o "Diário da Assembléia, publicado em 20 de janeiro. Na época, o parlamentar ainda era líder dos tucanos na Alesc.

A obra da vez: reforma do gabinete do vice-presidente


Antes mesmo de consolidar a eleição da mesa e o deputado Gelson Merísio (DEM) ser eleito 1º vice-presidente da Mesa Diretora, o gabinete já estava em reforma total. A sala fica no primeiro piso, ao lado do gabinete da Presidência.

3 de fev. de 2009

Julio e Jorginho: mudança de estilo

A mudança da Presidência da Assembléia Legislativa não representa apenas um rearranjo dos partidos da chamada Tríplice Aliança, mas marca uma mudança significativa de estilo entre presidentes.

Reservado e contido, o deputado Julio Garcia (DEM) conduziu a Casa com excelência, implementou mudanças na administração e foi grande tocador de obras. Ficou conhecido por sua mania de limpeza e perfeccionismo. Só não conseguiu começar e terminar a construção dos novos gabinetes. Mas deixou o projeto pronto e acabado para ser realizado nos próximos dois anos.


Já o recém empossado deputado Jorginho Mello (PSDB) sempre teve um estilo mais descontraído e extravagante, do tipo piadista, de fala simples e regionalista - e que não tem vergonha de falar palavrão. O encerramento da sessão solene com uma apresentação de escola de samba e a sambadinha do presidente é uma mostra do que pode vir pela frente.

29 de jan. de 2009

A obra da vez: sinalizadores do estacionamento


Com esse post, inauguro a série "A obra da vez", uma tentativa de apresentar aos leitores todas as obras que estão sendo feitas na Assembléia Legislativa, que, desde que tenho conhecimento, encontra-se permanentemente em reforma. Sempre tem um gabinete ou outra área sendo reformada ou construída.

A primeira foto é do estacionamento da Alesc, onde estão sendo colocado novos sinalizadores, que dividem a vagas exclusiva dos deputados, autoridades diversas e imprensa.

Foto: © Alexandre Brandão

28 de jan. de 2009

Defesa Civil e Epagri/Ciram alertam para riscos de alagamentos e deslizamentos

Dois comunicados (Defesa Civil e da Epagri/Ciram) informam que o Estado de Santa Catarina, em especial o litoral, podem sofrer com ocorrências de alagamentos e deslizamentos, entre quarta (28/01) e sexta-feira (30/01).

De acordo com a previsão do tempo, da Epagri Ciram, na quarta-feira áreas de instabilidade mantém o tempo fechado com muitas nuvens e chuva isolada em todas as regiões, principalmente do Planalto ao Litoral, e chuva mais intensa em toda as regiões, entre a tarde e a noite. Na quinta e sexta-feira, o tempo permanece instável com chuva em todo o Estado, especialmente da Grande Florianópolis e no Norte. No sábado e domingo, o sol volta a aparecer.

A Defesa Civil desaconselha atividades náuticas quando o mar estiver agitado e recomenda que, no caso de alagamentos, seja evitado o contato com a água, que pode estar contaminada.